Educação integral e o programa mais educação: configuração das práticas educativas nas escolas da rede pública estadual de ensino do estado de Sergipe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8823 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo verificar como estão configuradas as práticas educativas em uma escola da Rede Pública Estadual de ensino do Estado de Sergipe, participante do Programa Mais Educação. O trabalho é composto de um referencial teórico sobre Educação Integral e Educação Integral no Brasil, incluindo a proposta do PME, uma análise das estratégias de trabalho que os responsáveis pela escola estudada programaram no Projeto Político Pedagógico para pôr em prática o PME. Há também uma pesquisa sobre o grau de envolvimento da comunidade na qual a escola está inserida na implementação das propostas do PME, uma caracterização do clima organizacional da instituição escolar quanto à execução das atividades promovidas pelo PME e uma avaliação dos resultados obtidos a partir das práticas educativas desenvolvidas pela escola estudada após a implantação do referido programa. O trabalho foi feito por meio de estudo de caso e usou para coleta de dados, inquérito e análise documental. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Sergipe Brasil e como resultado, evidenciou-se que a implantação do Programa Mais Educação na escola estudada permitiu uma melhoria nas práticas educativas, bem como um progresso no caminho da educação Integral. |
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Educação integral e o programa mais educação: configuração das práticas educativas nas escolas da rede pública estadual de ensino do estado de SergipeMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOESCOLASENSINO PÚBLICOPRÁTICAS EDUCATIVASPROJETOS EDUCATIVOSESTUDOS DE CASOBRASILSERGIPEEDUCATIONSCHOOLSPUBLIC EDUCATIONEDUCATIONAL PRACTICESEDUCATIONAL PROJECTS CASE STUDIESBRAZILSERGIPEEsta pesquisa teve como objetivo verificar como estão configuradas as práticas educativas em uma escola da Rede Pública Estadual de ensino do Estado de Sergipe, participante do Programa Mais Educação. O trabalho é composto de um referencial teórico sobre Educação Integral e Educação Integral no Brasil, incluindo a proposta do PME, uma análise das estratégias de trabalho que os responsáveis pela escola estudada programaram no Projeto Político Pedagógico para pôr em prática o PME. Há também uma pesquisa sobre o grau de envolvimento da comunidade na qual a escola está inserida na implementação das propostas do PME, uma caracterização do clima organizacional da instituição escolar quanto à execução das atividades promovidas pelo PME e uma avaliação dos resultados obtidos a partir das práticas educativas desenvolvidas pela escola estudada após a implantação do referido programa. O trabalho foi feito por meio de estudo de caso e usou para coleta de dados, inquérito e análise documental. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Sergipe Brasil e como resultado, evidenciou-se que a implantação do Programa Mais Educação na escola estudada permitiu uma melhoria nas práticas educativas, bem como um progresso no caminho da educação Integral.This research had as objective to verify how the educational practices are configured in a school of the State Public School Network of the State of Sergipe, participant of the More Education Program. The work is composed of a theoretical reference on Integral Education and Integral Education in Brazil, including the PME proposal, an analysis of the work strategies that the responsible of the studied school programmed in the Political Pedagogical Project to put into practice the PME. There is also a research on the degree of community involvement in which the school is inserted in the implementation of the PME proposals, a characterization of the organizational climate of the school institution regarding the execution of the activities promoted by the PME and an evaluation of the results obtained from the practices educational programs developed by the school studied after the implementation of said program. The work was done through a case study and used for data collection, survey and documentary analysis. The research was carried out at the State School Sergipe Brazil and as a result, it was evidenced that the implementation of the More Education Program in the school studied allowed an improvement in the educational practices, as well as a progress in the path of integral education.2018-05-24T16:17:19Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8823TID:201909588porSantos, Maria José dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:11Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:35.949322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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