A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria

Bibliographic Details
Main Author: Pinto, Cláudia Ribeiro
Publication Date: 2009
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10071/2055
Summary: Este trabalho aborda as franquias de serviço de saúde de odontologia, e tem o propósito de analisar e comparar as vantagens e desvantagens neste setor, de acordo com a percepção dos profissionais que atuam em negócios com marca própria e com marca franqueada. Num mundo globalizado, as empresas concorrem em mercado aberto e defrontam-se com concorrência internacional mesmo quando têm âmbito de atuação local, necessitando tornarem-se competitivas em mercados de concorrência cada vez mais agressiva. Para isso procuram estratégias de afirmação e conquistas de novos mercados. A franquia é uma forma de entrada nos mercados que tem tido forte desenvolvimento pela rapidez e visibilidade que permite e, inclusive na saúde, em particular, na odontologia no Brasil, tem sido um modelo de negócio em crescimento. As percepções dos profissionais quanto às vantagens e desvantagens da franquia em relação à marca própria foram analisadas e os resultados indicam que não há muita divergência de opinião entre ambos. A franquia destacou-se em aspectos importantes como rapidez de retorno do capital investido e volume de negócios bem superior em relação ao negócio de marca própria. Em contrapartida, verificou-se que a burocracia e a necessidade de seguir um modelo pré-estabelecido são percebidos como desfavoráveis e podem estar associados à vontade de ter um negócio independente pelos dois grupos estudados. Concluiu-se que é necessário um tempo maior para o conhecimento deste sistema pelos profissionais, e que há por parte deles uma percepção de existir uma forte tendência ao crescimento e ao aumento de atuação neste setor.
id RCAP_2eb780bead6ee3b85429a276b42d13b3
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2055
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própriaGlobalizaçãoEstratégias de crescimentoFranquiaSaúdeGlobalizationGrowth StrategiesFranchiseHealthEste trabalho aborda as franquias de serviço de saúde de odontologia, e tem o propósito de analisar e comparar as vantagens e desvantagens neste setor, de acordo com a percepção dos profissionais que atuam em negócios com marca própria e com marca franqueada. Num mundo globalizado, as empresas concorrem em mercado aberto e defrontam-se com concorrência internacional mesmo quando têm âmbito de atuação local, necessitando tornarem-se competitivas em mercados de concorrência cada vez mais agressiva. Para isso procuram estratégias de afirmação e conquistas de novos mercados. A franquia é uma forma de entrada nos mercados que tem tido forte desenvolvimento pela rapidez e visibilidade que permite e, inclusive na saúde, em particular, na odontologia no Brasil, tem sido um modelo de negócio em crescimento. As percepções dos profissionais quanto às vantagens e desvantagens da franquia em relação à marca própria foram analisadas e os resultados indicam que não há muita divergência de opinião entre ambos. A franquia destacou-se em aspectos importantes como rapidez de retorno do capital investido e volume de negócios bem superior em relação ao negócio de marca própria. Em contrapartida, verificou-se que a burocracia e a necessidade de seguir um modelo pré-estabelecido são percebidos como desfavoráveis e podem estar associados à vontade de ter um negócio independente pelos dois grupos estudados. Concluiu-se que é necessário um tempo maior para o conhecimento deste sistema pelos profissionais, e que há por parte deles uma percepção de existir uma forte tendência ao crescimento e ao aumento de atuação neste setor.This paper focuses on dental care franchises and is meant to compare the advantages and disadvantages in this sector from the point of view of professionals who work in their own businesses as well as those whose businesses are franchises. In a globalized world, companies compete in open market where they are challenged by foreign competitors even within local scopes of operation, therefore they need to become competitive in increasingly aggressive competitive markets. Thus companies look for assertion strategies and new market shares. Franchise is a means of market access that has been evolving strongly due to its speed and visibility which it carries, and it has been a business model under consistent growth in Brazil, including in the health industry, particularly in dentistry. The professionals’ opinions on franchise advantages and disadvantages in business terms were analyzed, and the results show that there was not much difference between the two groups’ opinions. The franchise stood out in important aspects, such as speed of return of investment employed and turnover, having the latter been superior to that of their own businesses. On the other hand, it was realized that the bureaucratic routine implied and the need to follow a pre-established model were deemed unfavorable, and might be construed as the desire of both groups to have businesses of their own. It was concluded that a longer period of time is required to allow the professionals to become more deeply acquainted with the system of franchise, and that they are aware of the system strong growth trend and increased activity in this sector.2010-09-01T16:03:08Z2010-09-01T00:00:00Z2010-09-012009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2055porPinto, Cláudia Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:51Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:24.017270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria
title A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria
spellingShingle A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria
Pinto, Cláudia Ribeiro
Globalização
Estratégias de crescimento
Franquia
Saúde
Globalization
Growth Strategies
Franchise
Health
title_short A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria
title_full A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria
title_fullStr A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria
title_full_unstemmed A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria
title_sort A franquia na odontologia: As vantagens e desvantagens em relação ao negócio de marca própria
author Pinto, Cláudia Ribeiro
author_facet Pinto, Cláudia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Cláudia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Estratégias de crescimento
Franquia
Saúde
Globalization
Growth Strategies
Franchise
Health
topic Globalização
Estratégias de crescimento
Franquia
Saúde
Globalization
Growth Strategies
Franchise
Health
description Este trabalho aborda as franquias de serviço de saúde de odontologia, e tem o propósito de analisar e comparar as vantagens e desvantagens neste setor, de acordo com a percepção dos profissionais que atuam em negócios com marca própria e com marca franqueada. Num mundo globalizado, as empresas concorrem em mercado aberto e defrontam-se com concorrência internacional mesmo quando têm âmbito de atuação local, necessitando tornarem-se competitivas em mercados de concorrência cada vez mais agressiva. Para isso procuram estratégias de afirmação e conquistas de novos mercados. A franquia é uma forma de entrada nos mercados que tem tido forte desenvolvimento pela rapidez e visibilidade que permite e, inclusive na saúde, em particular, na odontologia no Brasil, tem sido um modelo de negócio em crescimento. As percepções dos profissionais quanto às vantagens e desvantagens da franquia em relação à marca própria foram analisadas e os resultados indicam que não há muita divergência de opinião entre ambos. A franquia destacou-se em aspectos importantes como rapidez de retorno do capital investido e volume de negócios bem superior em relação ao negócio de marca própria. Em contrapartida, verificou-se que a burocracia e a necessidade de seguir um modelo pré-estabelecido são percebidos como desfavoráveis e podem estar associados à vontade de ter um negócio independente pelos dois grupos estudados. Concluiu-se que é necessário um tempo maior para o conhecimento deste sistema pelos profissionais, e que há por parte deles uma percepção de existir uma forte tendência ao crescimento e ao aumento de atuação neste setor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-09-01T16:03:08Z
2010-09-01T00:00:00Z
2010-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2055
url http://hdl.handle.net/10071/2055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134826926702592