Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana Isabel Henriques dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Galhardo, Ana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/871
Resumo: A profissão docente tem vindo a ser alvo de especial atenção, devido às suas características de trabalho mais exigentes, o que pode comportar fragilização quando estas não se fazem acompanhar dos recursos necessários a uma boa gestão de trabalho, quer físico, quer emocional. O mindfulness e o engagement no trabalho têm sido duas competências associadas à melhoria e/ou prevenção de sintomas emocionais negativos no contexto da saúde ocupacional. O presente estudo teve como objetivo explorar a existência de associações entre sintomas emocionais negativos, competências de mindfulness e engagement no trabalho. A amostra consistiu em 304 professores (256 mulheres e 48 homens) a lecionar no 1º ciclo (91), 2ºciclo (131), e 3º ciclo e secundário (82). Estes participantes foram recrutados através de associações profissionais e responderam online aos seguintes instrumentos de autorresposta: Escala de Ansiedade, Depressão e Stress 21 (EADS-21), Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ) e a versão reduzida do Utrech Work Engagement Scale (UWES). Os dados apontaram para níveis relativamente baixos de sintomas emocionais negativos, embora o stress se tenha destacado como o mais pontuado. Verificou-se a existência de correlação negativa e estatisticamente significativa entre o mindfulness e os sintomas emocionais negativos de depressão, ansiedade e stress, excetuando no que respeita faceta observar. O conjunto das cinco facetas do mindfulness encontra-se também se encontra correlacionado de forma estatisticamente significativa com o engagement. No âmbito deste estudo foi possível observar que os professores se encontram realizados respetivamente á sua vida profissional, hipotetizando-se que as habilidades de mindfulness e engagement profissional podem influenciar os sintomas emocionais negativos. / The teaching profession has nowadays been given special attention due to its more demanding work characteristics, which can be fragile when not accompanied by the resources necessary for good work management, both physical and emotional. Mindfulness and engagement at work have been two skills associated with the improvement and / or prevention of negative emotional symptoms in the context of occupational health. The present study aimed to test whether the decrease in negative emotional symptoms could be explained by the existence of significant characteristics of mindfulness and work engagement. The sample consists of 304 teachers (256 females and 48 males) belonging to 1st cycle (91), 2nd cycle (131) and 3rd cycle to secondary (82). Taking into consideration the objectives of this study, the following instruments were used: Anxiety, Depression and Stress Scale 21 (EADS-21), Five Mindfulness Facet Questionnaire (FFMQ) and the Utrech Work Engagement Scale (UWES). The data point to relatively low levels of negative emotional symptoms, although stress stands out as the most punctuated. It was checked whether the existence of negative and statistically significant correlation between mindfulness and negative emotional symptoms, excepting the facet observe. Also, in total engagement is observed a negative correlation with depression anxiety and stress. The set of five facets of attention is also statistically significant with engagement. The purpose of this study was to take a close look at the attention and capacity of your life, hypothesizing them as mindfulness and professional involvement can influence negative emotional emotions.
id RCAP_2ebd1c8ab0f72b697bb4543a61409454
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em ProfessoresMindfulness - MindfulnessEngagement profissional - Professional engagementSintomas emocionais negativos - Negative emotional symptomsProfessores - TeachersA profissão docente tem vindo a ser alvo de especial atenção, devido às suas características de trabalho mais exigentes, o que pode comportar fragilização quando estas não se fazem acompanhar dos recursos necessários a uma boa gestão de trabalho, quer físico, quer emocional. O mindfulness e o engagement no trabalho têm sido duas competências associadas à melhoria e/ou prevenção de sintomas emocionais negativos no contexto da saúde ocupacional. O presente estudo teve como objetivo explorar a existência de associações entre sintomas emocionais negativos, competências de mindfulness e engagement no trabalho. A amostra consistiu em 304 professores (256 mulheres e 48 homens) a lecionar no 1º ciclo (91), 2ºciclo (131), e 3º ciclo e secundário (82). Estes participantes foram recrutados através de associações profissionais e responderam online aos seguintes instrumentos de autorresposta: Escala de Ansiedade, Depressão e Stress 21 (EADS-21), Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ) e a versão reduzida do Utrech Work Engagement Scale (UWES). Os dados apontaram para níveis relativamente baixos de sintomas emocionais negativos, embora o stress se tenha destacado como o mais pontuado. Verificou-se a existência de correlação negativa e estatisticamente significativa entre o mindfulness e os sintomas emocionais negativos de depressão, ansiedade e stress, excetuando no que respeita faceta observar. O conjunto das cinco facetas do mindfulness encontra-se também se encontra correlacionado de forma estatisticamente significativa com o engagement. No âmbito deste estudo foi possível observar que os professores se encontram realizados respetivamente á sua vida profissional, hipotetizando-se que as habilidades de mindfulness e engagement profissional podem influenciar os sintomas emocionais negativos. / The teaching profession has nowadays been given special attention due to its more demanding work characteristics, which can be fragile when not accompanied by the resources necessary for good work management, both physical and emotional. Mindfulness and engagement at work have been two skills associated with the improvement and / or prevention of negative emotional symptoms in the context of occupational health. The present study aimed to test whether the decrease in negative emotional symptoms could be explained by the existence of significant characteristics of mindfulness and work engagement. The sample consists of 304 teachers (256 females and 48 males) belonging to 1st cycle (91), 2nd cycle (131) and 3rd cycle to secondary (82). Taking into consideration the objectives of this study, the following instruments were used: Anxiety, Depression and Stress Scale 21 (EADS-21), Five Mindfulness Facet Questionnaire (FFMQ) and the Utrech Work Engagement Scale (UWES). The data point to relatively low levels of negative emotional symptoms, although stress stands out as the most punctuated. It was checked whether the existence of negative and statistically significant correlation between mindfulness and negative emotional symptoms, excepting the facet observe. Also, in total engagement is observed a negative correlation with depression anxiety and stress. The set of five facets of attention is also statistically significant with engagement. The purpose of this study was to take a close look at the attention and capacity of your life, hypothesizing them as mindfulness and professional involvement can influence negative emotional emotions.ISMTRepositório ISMTSantos, Diana Isabel Henriques dosGalhardo, Ana (Orientadora)2018-09-03T15:40:13Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-14T13:50:59Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-14T13:50:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores
title Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores
spellingShingle Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores
Santos, Diana Isabel Henriques dos
Mindfulness - Mindfulness
Engagement profissional - Professional engagement
Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms
Professores - Teachers
title_short Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores
title_full Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores
title_fullStr Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores
title_full_unstemmed Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores
title_sort Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores
author Santos, Diana Isabel Henriques dos
author_facet Santos, Diana Isabel Henriques dos
Galhardo, Ana (Orientadora)
author_role author
author2 Galhardo, Ana (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório ISMT
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diana Isabel Henriques dos
Galhardo, Ana (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness - Mindfulness
Engagement profissional - Professional engagement
Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms
Professores - Teachers
topic Mindfulness - Mindfulness
Engagement profissional - Professional engagement
Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms
Professores - Teachers
description A profissão docente tem vindo a ser alvo de especial atenção, devido às suas características de trabalho mais exigentes, o que pode comportar fragilização quando estas não se fazem acompanhar dos recursos necessários a uma boa gestão de trabalho, quer físico, quer emocional. O mindfulness e o engagement no trabalho têm sido duas competências associadas à melhoria e/ou prevenção de sintomas emocionais negativos no contexto da saúde ocupacional. O presente estudo teve como objetivo explorar a existência de associações entre sintomas emocionais negativos, competências de mindfulness e engagement no trabalho. A amostra consistiu em 304 professores (256 mulheres e 48 homens) a lecionar no 1º ciclo (91), 2ºciclo (131), e 3º ciclo e secundário (82). Estes participantes foram recrutados através de associações profissionais e responderam online aos seguintes instrumentos de autorresposta: Escala de Ansiedade, Depressão e Stress 21 (EADS-21), Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ) e a versão reduzida do Utrech Work Engagement Scale (UWES). Os dados apontaram para níveis relativamente baixos de sintomas emocionais negativos, embora o stress se tenha destacado como o mais pontuado. Verificou-se a existência de correlação negativa e estatisticamente significativa entre o mindfulness e os sintomas emocionais negativos de depressão, ansiedade e stress, excetuando no que respeita faceta observar. O conjunto das cinco facetas do mindfulness encontra-se também se encontra correlacionado de forma estatisticamente significativa com o engagement. No âmbito deste estudo foi possível observar que os professores se encontram realizados respetivamente á sua vida profissional, hipotetizando-se que as habilidades de mindfulness e engagement profissional podem influenciar os sintomas emocionais negativos. / The teaching profession has nowadays been given special attention due to its more demanding work characteristics, which can be fragile when not accompanied by the resources necessary for good work management, both physical and emotional. Mindfulness and engagement at work have been two skills associated with the improvement and / or prevention of negative emotional symptoms in the context of occupational health. The present study aimed to test whether the decrease in negative emotional symptoms could be explained by the existence of significant characteristics of mindfulness and work engagement. The sample consists of 304 teachers (256 females and 48 males) belonging to 1st cycle (91), 2nd cycle (131) and 3rd cycle to secondary (82). Taking into consideration the objectives of this study, the following instruments were used: Anxiety, Depression and Stress Scale 21 (EADS-21), Five Mindfulness Facet Questionnaire (FFMQ) and the Utrech Work Engagement Scale (UWES). The data point to relatively low levels of negative emotional symptoms, although stress stands out as the most punctuated. It was checked whether the existence of negative and statistically significant correlation between mindfulness and negative emotional symptoms, excepting the facet observe. Also, in total engagement is observed a negative correlation with depression anxiety and stress. The set of five facets of attention is also statistically significant with engagement. The purpose of this study was to take a close look at the attention and capacity of your life, hypothesizing them as mindfulness and professional involvement can influence negative emotional emotions.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03T15:40:13Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/871
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548701510402048