Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21830 |
Resumo: | O presente trabalho aborda questões relacionadas com o estudo individual do violino por alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, bem como, das suas percepções sobre a aprendizagem do violino. Reflete-se sobre questões teóricas acerca do estudo e da motivação: estratégias de estudo, o papel do professor, métodos de estudo, progresso técnico e artístico e ansiedade na performance. Apresenta-se aqui uma caracterização e análise das práticas de estudo dos alunos e também os resultados pedagógicos neste ano letivo, enquanto estudo de caso. Algumas das principais conclusões apontam no sentido de o estudo do violino não ser muito estruturado, mas o interesse dos alunos pelo instrumento e pela prática de música ser grande. Daí a questão enunciada no título deste projecto: estudar ou tocar violino? |
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Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individuaEnsino de músicaViolino - EnsinoInterpretação musical - ViolinoO presente trabalho aborda questões relacionadas com o estudo individual do violino por alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, bem como, das suas percepções sobre a aprendizagem do violino. Reflete-se sobre questões teóricas acerca do estudo e da motivação: estratégias de estudo, o papel do professor, métodos de estudo, progresso técnico e artístico e ansiedade na performance. Apresenta-se aqui uma caracterização e análise das práticas de estudo dos alunos e também os resultados pedagógicos neste ano letivo, enquanto estudo de caso. Algumas das principais conclusões apontam no sentido de o estudo do violino não ser muito estruturado, mas o interesse dos alunos pelo instrumento e pela prática de música ser grande. Daí a questão enunciada no título deste projecto: estudar ou tocar violino?The present study aims at approaching issues related to the individual study of the violin by students in the music school Conservatório de Música Calouste Gulbenkian in Braga, so as the perception of their learning process. It analyses theoretical questions about practicing and motivation, such as, learning strategies and methods, technical and artistic progress, the teacher´s role and anxiety during the performance. The study shows a profile and an analysis of the learner´s practices and also their learning results of this school year, as a study case. Some of the main conclusions indicate that although learning violin is not well structured, the student´s interest for the instrument and for its musical practice is high. This explains the question announced in the title of this study: Learning or playing the violin?Universidade de Aveiro2018-01-25T11:59:31Z2017-07-24T00:00:00Z2017-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21830TID:201942631porDias, Vera de Jesus Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:51Zoai:ria.ua.pt:10773/21830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:10.877358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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