Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vera de Jesus Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21830
Resumo: O presente trabalho aborda questões relacionadas com o estudo individual do violino por alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, bem como, das suas percepções sobre a aprendizagem do violino. Reflete-se sobre questões teóricas acerca do estudo e da motivação: estratégias de estudo, o papel do professor, métodos de estudo, progresso técnico e artístico e ansiedade na performance. Apresenta-se aqui uma caracterização e análise das práticas de estudo dos alunos e também os resultados pedagógicos neste ano letivo, enquanto estudo de caso. Algumas das principais conclusões apontam no sentido de o estudo do violino não ser muito estruturado, mas o interesse dos alunos pelo instrumento e pela prática de música ser grande. Daí a questão enunciada no título deste projecto: estudar ou tocar violino?
id RCAP_2ebd54aa618013fc9589769f6911e8d1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individuaEnsino de músicaViolino - EnsinoInterpretação musical - ViolinoO presente trabalho aborda questões relacionadas com o estudo individual do violino por alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, bem como, das suas percepções sobre a aprendizagem do violino. Reflete-se sobre questões teóricas acerca do estudo e da motivação: estratégias de estudo, o papel do professor, métodos de estudo, progresso técnico e artístico e ansiedade na performance. Apresenta-se aqui uma caracterização e análise das práticas de estudo dos alunos e também os resultados pedagógicos neste ano letivo, enquanto estudo de caso. Algumas das principais conclusões apontam no sentido de o estudo do violino não ser muito estruturado, mas o interesse dos alunos pelo instrumento e pela prática de música ser grande. Daí a questão enunciada no título deste projecto: estudar ou tocar violino?The present study aims at approaching issues related to the individual study of the violin by students in the music school Conservatório de Música Calouste Gulbenkian in Braga, so as the perception of their learning process. It analyses theoretical questions about practicing and motivation, such as, learning strategies and methods, technical and artistic progress, the teacher´s role and anxiety during the performance. The study shows a profile and an analysis of the learner´s practices and also their learning results of this school year, as a study case. Some of the main conclusions indicate that although learning violin is not well structured, the student´s interest for the instrument and for its musical practice is high. This explains the question announced in the title of this study: Learning or playing the violin?Universidade de Aveiro2018-01-25T11:59:31Z2017-07-24T00:00:00Z2017-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21830TID:201942631porDias, Vera de Jesus Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:11:55Zoai:ria.ua.pt:10773/21830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:11:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua
title Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua
spellingShingle Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua
Dias, Vera de Jesus Gonçalves
Ensino de música
Violino - Ensino
Interpretação musical - Violino
title_short Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua
title_full Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua
title_fullStr Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua
title_full_unstemmed Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua
title_sort Estudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individua
author Dias, Vera de Jesus Gonçalves
author_facet Dias, Vera de Jesus Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Vera de Jesus Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Violino - Ensino
Interpretação musical - Violino
topic Ensino de música
Violino - Ensino
Interpretação musical - Violino
description O presente trabalho aborda questões relacionadas com o estudo individual do violino por alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, bem como, das suas percepções sobre a aprendizagem do violino. Reflete-se sobre questões teóricas acerca do estudo e da motivação: estratégias de estudo, o papel do professor, métodos de estudo, progresso técnico e artístico e ansiedade na performance. Apresenta-se aqui uma caracterização e análise das práticas de estudo dos alunos e também os resultados pedagógicos neste ano letivo, enquanto estudo de caso. Algumas das principais conclusões apontam no sentido de o estudo do violino não ser muito estruturado, mas o interesse dos alunos pelo instrumento e pela prática de música ser grande. Daí a questão enunciada no título deste projecto: estudar ou tocar violino?
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24T00:00:00Z
2017-07-24
2018-01-25T11:59:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21830
TID:201942631
url http://hdl.handle.net/10773/21830
identifier_str_mv TID:201942631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543656844820480