O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Sara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12943
Resumo: O presente estudo pretende observar a introdução do 4.º dedo na iniciação ao violino em grupo, através da aplicação de exercícios originariamente concebidos para o efeito. Para a validação deste projecto participaram quatro grupos de alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, a frequentarem, simultaneamente, o 1.º ciclo do ensino regular e a iniciação ao violino. Após a aplicação dos exercícios, procedeu-se a uma análise da prestação de cada grupo, tendo em conta a assimilação da introdução do 4.º dedo, a execução final dos exercícios, bem como uma reflexão acerca da motivação inerente à aprendizagem em conjunto. Assim, o principal objectivo deste projecto é o de dar um contributo pessoal à prática violinística em grupo, neste caso, através da concepção de um conjunto de exercícios específicos para o 4.º dedo, de modo a funcionar como uma ferramenta de trabalho que sirva de auxílio aos professores de violino em grupo e de modo a potenciar a motivação dos alunos para a aprendizagem do instrumento com material didáctico adequado à sua faixa etária.
id RCAP_d146583c52b4f8350b44a9cb96e39450
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O 4º dedo na iniciação ao violino em grupoEnsino da músicaInstrumentos musicais - ViolinoIniciação musical - Ensino básico 1º cicloViolino - ExercíciosO presente estudo pretende observar a introdução do 4.º dedo na iniciação ao violino em grupo, através da aplicação de exercícios originariamente concebidos para o efeito. Para a validação deste projecto participaram quatro grupos de alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, a frequentarem, simultaneamente, o 1.º ciclo do ensino regular e a iniciação ao violino. Após a aplicação dos exercícios, procedeu-se a uma análise da prestação de cada grupo, tendo em conta a assimilação da introdução do 4.º dedo, a execução final dos exercícios, bem como uma reflexão acerca da motivação inerente à aprendizagem em conjunto. Assim, o principal objectivo deste projecto é o de dar um contributo pessoal à prática violinística em grupo, neste caso, através da concepção de um conjunto de exercícios específicos para o 4.º dedo, de modo a funcionar como uma ferramenta de trabalho que sirva de auxílio aos professores de violino em grupo e de modo a potenciar a motivação dos alunos para a aprendizagem do instrumento com material didáctico adequado à sua faixa etária.The present study aims to investigate the introduction of the 4th finger in violin initiation in groups, by applying exercises originally designed for this purpose.The validation of this project involved four groups of pupils aged between 6 and 8 years old, attending both primary school and preparatory violin school. After applying the exercises, we proceeded to an analysis of the performance of each group taking into account the assimilation of the introduction of the 4th finger, the final execution of the exercises, as well as a reflection on the inherent motivation of learning together. Thus, the main objective of this project is to make a personal contribution to violin group practice, in this case, by designing a set of specific exercises for the 4th finger so as to function as a working tool that can serve to aid violin teachers in groups and in order to promote the students' motivation for learning the instrument with appropriate didactic materials for their age.Universidade de Aveiro2014-12-05T14:33:41Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12943porVeloso, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:51:55Zoai:ria.ua.pt:10773/12943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:51:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
title O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
spellingShingle O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
Veloso, Sara
Ensino da música
Instrumentos musicais - Violino
Iniciação musical - Ensino básico 1º ciclo
Violino - Exercícios
title_short O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
title_full O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
title_fullStr O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
title_full_unstemmed O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
title_sort O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
author Veloso, Sara
author_facet Veloso, Sara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Instrumentos musicais - Violino
Iniciação musical - Ensino básico 1º ciclo
Violino - Exercícios
topic Ensino da música
Instrumentos musicais - Violino
Iniciação musical - Ensino básico 1º ciclo
Violino - Exercícios
description O presente estudo pretende observar a introdução do 4.º dedo na iniciação ao violino em grupo, através da aplicação de exercícios originariamente concebidos para o efeito. Para a validação deste projecto participaram quatro grupos de alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, a frequentarem, simultaneamente, o 1.º ciclo do ensino regular e a iniciação ao violino. Após a aplicação dos exercícios, procedeu-se a uma análise da prestação de cada grupo, tendo em conta a assimilação da introdução do 4.º dedo, a execução final dos exercícios, bem como uma reflexão acerca da motivação inerente à aprendizagem em conjunto. Assim, o principal objectivo deste projecto é o de dar um contributo pessoal à prática violinística em grupo, neste caso, através da concepção de um conjunto de exercícios específicos para o 4.º dedo, de modo a funcionar como uma ferramenta de trabalho que sirva de auxílio aos professores de violino em grupo e de modo a potenciar a motivação dos alunos para a aprendizagem do instrumento com material didáctico adequado à sua faixa etária.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05T14:33:41Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12943
url http://hdl.handle.net/10773/12943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543524309008384