Análise das estratégias e ações de marketing e comunicação em Instituições Particulares de Solidariedade Social: o caso da Associação pela Infância e Terceira Idade de Lamego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Nuno Romeu Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3204
Resumo: As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) têm uma forte presença no âmbito da prestação de serviços de solidariedade social no nosso país, apesar de passarem por um momento desfavorável a nível económico, reflexo da diminuição dos apoios governamentais. Apesar de ser determinante para as IPSS encontrarem respostas que visem uma maior sustentabilidade, os estudos em Portugal são praticamente escassos nesse sentido, sendo assim importante a avaliação e a definição de métodos que tenham como objetivo assegurar a sobrevivência destas instituições sem fins lucrativos. Existem diversas áreas e vertentes que podem ajudar na consolidação das IPSS e até, na sua própria expansão, como é o caso da implementação dos conceitos de marketing e comunicação na sua estruturação, seja com o intuito de melhorar as suas respostas sociais e serviços internos, ou seja com o propósito de melhorar a sua promoção externa. A revisão da literatura apresentada mostra-nos as teorias e conceitos que, a nível do marketing e comunicação, podem ser aplicados nas IPSS embora, na maioria dos casos, sejam elementos que apenas têm base comprovada em organizações genéricas, mas que podem servir de base para a implementação nas IPSS em particular. Os dados recolhidos no estudo de caso abordado ajudam-nos a ter uma perceção do modo de aplicação e funcionamento que os mesmos conceitos apresentam no seio da IPSS estudada, permitindo-nos obter algumas respostas em relação à sua eficácia, e que podem ser observados como um importante contributo de interligação teórico-prática de estratégias e ações de marketing e comunicação direcionadas para as IPSS, facultando aos gestores e responsáveis de IPSS instrumentos e ferramentas que os poderão ajudar a obter um melhor desempenho da sua organização, bem como tentar garantir a sua própria sustentabilidade.
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