Trajetórias de desenvolvimento da perturbação de hiperatividade com défice de atenção: percurso escolar, comorbilidades e funcionamento neurocognitivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25726 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação do Desenvolvimento e do Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Trajetórias de desenvolvimento da perturbação de hiperatividade com défice de atenção: percurso escolar, comorbilidades e funcionamento neurocognitivoPerturbação de hiperactividade e défice de atençãoDissertação de mestrado em Psicologia da Educação do Desenvolvimento e do Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraDe forma a analisar o impacto da PHDA na trajetória de desenvolvimento individual, nomeadamente no que concerne a evolução das funções neurocognitivas da atenção e do sistema executivo e o percurso escolar e rendimento académico, avaliámos 31 crianças/adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos, inicialmente diagnosticadas com PHDA em 2005/2006, por uma equipa multidisciplinar do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra. Os resultados obtidos sugerem: o caráter permanente da perturbação e a confirmação do perfil de sintomas, consoante a idade; um percurso escolar marcado por um baixo número de retenções, apesar do rendimento escolar estar longe de ser brilhante; a quase ausência de queixas escolares e de poucos problemas na interação com os pares. Observa-se, ainda, que a maior parte das crianças com PHDA não beneficiam de um regime educativo especial. No que se reporta ao perfil neuropsicológico, ao nível das duas funções neurocognitivas analisadas, da atenção e do sistema executivo, no intervalo de tempo considerado, registam-se ganhos significativos nas comparações quer a curto prazo (2005-2006), quer a longo prazo (2005-2012).As a way of analysing the impact of ADHD in the path of the individual development, particularly as it concerns the evolution of the neurocognitive functions of attention and of executive system, educational course and academic achievement, we evaluated 31 children/teenagers, aged 11 to 14 years, firstly diagnosed with ADHD in 2005/2006, by a multidisciplinary team of the Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra. The obtained results suggest: the permanent character of the perturbation and the confirmation of the symptoms profile, depending on age; an educational course marked by low number of retentions, despite the scholar income is far from being brilliant; the almost nonexistence of scholar complaints and few problems in the interaction with pairs. It can also be observed that the majority of the children with PHDA don’t benefit of a special scholar system. As it concerns the neuropsychological profile, at the two levels of the neurocognitive function analysed, attention and executive system, in the time considered, there are significant gains in shortterm comparisons (2005-2006) and in a long-term comparisons (2005-2012).2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25726http://hdl.handle.net/10316/25726TID:201448335porMatos, Andreia Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:28.601122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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