Contributo para o estudo de depressão, ansiedade e stresse em crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1505 |
Resumo: | Introdução: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é uma condição representada pela tríade de défice de atenção, hiperatividade e impulsividade. Estas características nucleares afetam nefastamente o desempenho académico, os relacionamentos familiar e social e o ajustamento psicossocial. Além dos sintomas básicos da perturbação, em mais de 50% existe comorbilidade com perturbação da aprendizagem, perturbação de humor, perturbação de ansiedade, abuso de substâncias e de álcool, estando, portanto, associado a um pior prognóstico. Este trabalho de investigação pretende contribuir para o estudo da depressão, ansiedade e stresse em crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção. Materiais e Métodos: Estudo transversal onde foi feita a avaliação clínica de um grupo de 30 crianças hiperativas com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, selecionadas de forma não probabilística, seguidas nas consultas de Desenvolvimento e Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Cova da Beira. A avaliação das crianças incluiu o preenchimento de dados sociodemográficos e a aplicação da versão portuguesa da Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse para Crianças, de 21 itens. Este grupo foi comparado com um grupo de controlo composto por 30 crianças, selecionado da consulta de Pediatria do Centro Hospitalar Cova da Beira. O processamento e a análise dos dados foram efetuados com recurso ao software estatístico Statistical Package for the Social Science versão 20.0, através de testes paramétricos e não paramétricos. Resultados: A mediana de idades, no grupo com perturbação, foi de 10 anos, e de 12 anos, no grupo de controlo. Os níveis de depressão e stresse são mais elevados no grupo clínico. A ocorrência de pelo menos um life event no último ano predispõe para níveis de depressão, ansiedade e stresse superiores. A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é mais prevalente no género masculino. Esta perturbação está associada a maior fracasso académico. As crianças do grupo clínico têm antecedentes familiares de doença psiquiátrica. Conclusão: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é de origem multifatorial e está associada a vários fatores agravantes. As comorbilidades depressão e stresse mostraram níveis superiores no grupo clínico relativamente ao grupo de controlo. Os níveis de depressão, ansiedade e stresse foram superiores em crianças que relataram pelo menos um life event no último ano. Este estudo constitui um incentivo para investigações futuras, na medida em que se considera importante alertar os profissionais de saúde para estas comorbilidades associadas à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. |
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Contributo para o estudo de depressão, ansiedade e stresse em crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de AtençãoHiperactividade - CriançasHiperactividade - Crianças - DepressãoHiperactividade - Crianças - AnsiedadeHiperactividade - Crianças - StresseDéfice de atenção - CriançasIntrodução: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é uma condição representada pela tríade de défice de atenção, hiperatividade e impulsividade. Estas características nucleares afetam nefastamente o desempenho académico, os relacionamentos familiar e social e o ajustamento psicossocial. Além dos sintomas básicos da perturbação, em mais de 50% existe comorbilidade com perturbação da aprendizagem, perturbação de humor, perturbação de ansiedade, abuso de substâncias e de álcool, estando, portanto, associado a um pior prognóstico. Este trabalho de investigação pretende contribuir para o estudo da depressão, ansiedade e stresse em crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção. Materiais e Métodos: Estudo transversal onde foi feita a avaliação clínica de um grupo de 30 crianças hiperativas com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, selecionadas de forma não probabilística, seguidas nas consultas de Desenvolvimento e Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Cova da Beira. A avaliação das crianças incluiu o preenchimento de dados sociodemográficos e a aplicação da versão portuguesa da Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse para Crianças, de 21 itens. Este grupo foi comparado com um grupo de controlo composto por 30 crianças, selecionado da consulta de Pediatria do Centro Hospitalar Cova da Beira. O processamento e a análise dos dados foram efetuados com recurso ao software estatístico Statistical Package for the Social Science versão 20.0, através de testes paramétricos e não paramétricos. Resultados: A mediana de idades, no grupo com perturbação, foi de 10 anos, e de 12 anos, no grupo de controlo. Os níveis de depressão e stresse são mais elevados no grupo clínico. A ocorrência de pelo menos um life event no último ano predispõe para níveis de depressão, ansiedade e stresse superiores. A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é mais prevalente no género masculino. Esta perturbação está associada a maior fracasso académico. As crianças do grupo clínico têm antecedentes familiares de doença psiquiátrica. Conclusão: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é de origem multifatorial e está associada a vários fatores agravantes. As comorbilidades depressão e stresse mostraram níveis superiores no grupo clínico relativamente ao grupo de controlo. Os níveis de depressão, ansiedade e stresse foram superiores em crianças que relataram pelo menos um life event no último ano. Este estudo constitui um incentivo para investigações futuras, na medida em que se considera importante alertar os profissionais de saúde para estas comorbilidades associadas à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção.Introduction: Attention Deficit Hyperactivity Disorder is a condition characterized by the triad of inattention, hyperactivity and impulsivity. These nuclear characteristics affect ominously academic performance, parent-child relationships and social and psychosocial adjustment. Besides the basic symptoms of the disorder, more than 50% have comorbidity with learning difficulties, mood disorder, anxiety disorder, substance abuse and alcohol and is therefore associated with a worse prognosis. This research aims to contribute to the study of depression, anxiety and stress in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Materials and Methods: Cross-sectional study where clinical assessment was made to a group of 30 hyperactive children aged between 8 and 15 years, selected in a non-probabilistic way, followed in Paediatric Outpatient Unit and in Child Psychiatry Service of the Centro Hospitalar Cova da Beira. The assessment of children included filling out demographic data and application of the Portuguese version of the Depression, Anxiety and Stress Scales for Children of 21 items. This group was compared with a control group composed of 30 children, selected at Paediatrics consultations of the Centro Hospitalar Cova da Beira. The processing and data analysis were performed using the statistical software Statistical Package for Social Science version 20.0 through parametric and non-parametric tests. Results: Median age in clinical group was 10 years and 12 years in the control group. Depression and stress levels are higher in the clinical group. The occurrence of at least one life event in the last year obtains high scores of depression, anxiety and stress. The Attention Deficit Hyperactivity Disorder is more prevalent in males. The disorder is associated with greater academic failure. Children in the clinical group have a family history of psychiatric illness. Conclusion: Attention Deficit Hyperactivity Disorder may be due to multifactorial causes and may be associated with several aggravating factors. Depression and stress revealed higher levels in the clinical group compared to the control group. Levels of depression, anxiety and stress were higher in children who reported at least one life event in the last year. This study provides an incentive for future research and it is considered important to alert health professionals to these comorbidities associated with Attention Deficit Hyperactivity Disorder.Universidade da Beira InteriorCorreia, Paula Cristina Moreira AntunesNunes, SarauBibliorumSantos, Susana Margarida Vilar dos2013-11-27T16:14:15Z2013-042013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:05Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:18.780948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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