Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera veneziana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Catarina Bernardo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8106
Resumo: Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
id RCAP_2ec4e8c04a99a5bf6418fca38deb65e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera venezianaÓpera - Veneza (Itália) - séc.17Maravilhoso - Na óperaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012O presente trabalho tem como objectivo descodificar o momento da aparição dos primeiros teatros públicos, em Veneza, no século XVII. Debruça-­‐se no que significava ir a uma ópera, nos temas recorrentes da mesma, nas expectativas da audiência, na cenografia que se aliava e influenciava o texto e a música, bem como na importância da oposição entre irracional e racional no instante de criação, de interpretação e de aprovação de um enredo sobrenatural. A presente análise é dirigida pelo olhar amplificador da MARAVILHA, com o intuito de observar comportamentos e técnicas capazes de gerar um imenso universo de possibilidades, ainda que repleto de regras e de condições impostas pela sociedade e pelas possibilidades tecnológicas da época. Pretende-­‐se relembrar compositores e cenógrafos (arquitectos e maquinistas) dos primórdios da ópera italiana, enquanto exploradores e visionários na edificação de um estilo teatral único. Pretende-­‐se igualmente defender que a MARAVILHA e os efeitos de cena eram essenciais para a transmissão de uma mensagem ecuménica, desafiando culturas e tempos, potencializando o espaço físico do palco de uma sala de ópera barroca e transformando-­‐o numa dimensão de infinitas possibilidades. O espectador é transportado numa viagem de maravilhas, espantos e admirações dentro do teatro, bem como dentro de si próprio. Este trabalho tem a intenção de proporcionar ao leitor todos os elementos que lhe permitam realizar tamanha maravilhosa viagem.Abstract In order to reveal the wonders of a Venetian opera from the XVII century, the present work has the purpose of describing and analysing this type of show, focusing on the first public theatre appearances in Venice. The purpose is to uncover what implied going to an opera, which were its current themes, what kind of expectations had the audience, in what way the stage design allied itself and influenced the script and music, and how important was the opposition between the irrational and rational creation, in the interpretation and approval of the supernatural storyline. The unravelling of this analysis is to magnify the WONDERS and ENCHANTMENTS of an opera and its stage machinery, in order to observe the behaviours and techniques capable of generating an immense universe of possibilities, even when packed with rules and conditions imposed by society and by the technologies present at the time. It is important to remember the visionary work of all the composers and stage designers in Italy, at the beggining of a new and unique kind of theatre, in order to understand what opera is today. In addition, this work wishes to defend that the FANTASY present in the scene effects was essential to transmit an universal message, defying cultures, times and even reality, expanding the physical confines of the baroque stage to a larger universe, in order to make you travel through a journey filled with marvellous fantasies, surprises and wonders, within the opera house as well as within yourself. This study has the intention of providing the reader with the necessary elements to make such a journey.Guerreiro, Fernando,1950-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Catarina Bernardo2013-03-26T16:18:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:43.842140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera veneziana
title Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera veneziana
spellingShingle Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera veneziana
Rodrigues, Catarina Bernardo
Ópera - Veneza (Itália) - séc.17
Maravilhoso - Na ópera
Teses de mestrado - 2012
title_short Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera veneziana
title_full Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera veneziana
title_fullStr Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera veneziana
title_full_unstemmed Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera veneziana
title_sort Os mecanismos do maravilhoso: momentos da ópera veneziana
author Rodrigues, Catarina Bernardo
author_facet Rodrigues, Catarina Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Fernando,1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Catarina Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ópera - Veneza (Itália) - séc.17
Maravilhoso - Na ópera
Teses de mestrado - 2012
topic Ópera - Veneza (Itália) - séc.17
Maravilhoso - Na ópera
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-26T16:18:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8106
url http://hdl.handle.net/10451/8106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134219977359360