Malinconia d'Amore
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/27854 |
Resumo: | Resumo: No início da ópera pública em Veneza, os lamentos femininos consistiram em uma importante convenção dramática. Essas composições eram caracterizadas por tristeza excessiva, obsessão e insanidade. Esta pesquisa visa contrapor os lamentos femininos da ópera veneziana de meados do Seicento com o conceito de melancolia deste período. A melancolia foi tema de inúmeros tratados médicos e literários no século XVII e era conceituada como um tipo de loucura. Em geral, era uma condição marcada por tristeza e medo excessivos, acompanhados por pensamentos agitados e desejo de morte. A melancolia amorosa teria como causa principal a perda de um objeto amado ou sua rejeição, caracterizada por uma obsessão por aquilo que se perdeu. Na arte, a representação da melancolia e de seus sintomas pode ser encontrada na poesia, na pintura, no teatro e na música. O lamento de Prócris, da ópera Gli Amore di Apollo e Dafne (1640), e o lamento da personagem principal da ópera La Doriclea (1645), ambos de Francesco Cavalli, serão relacionados com as características descritas tanto nos tratados médicos e literários sobre a melancolia, como na representação desta condição nas artes. A construção deste trabalho terá como base uma abordagem crítica e interpretativa, inspirada nos princípios da Nova Musicologia, que busca encontrar o sentido da obra musical a partir de sua inserção em um contexto histórico. Deste modo, as concepções que moveram o ambiente musical do início do século XVII na Itália, como a busca pela mimesis e a verossimilhança, fornecem um cenário propício para a construção deste trabalho. |
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Kubo, Viviane AlvesScarinci, Silvana RuffierUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2012-08-29T17:18:21Z2012-08-29T17:18:21Z2012-08-29http://hdl.handle.net/1884/27854Resumo: No início da ópera pública em Veneza, os lamentos femininos consistiram em uma importante convenção dramática. Essas composições eram caracterizadas por tristeza excessiva, obsessão e insanidade. Esta pesquisa visa contrapor os lamentos femininos da ópera veneziana de meados do Seicento com o conceito de melancolia deste período. A melancolia foi tema de inúmeros tratados médicos e literários no século XVII e era conceituada como um tipo de loucura. Em geral, era uma condição marcada por tristeza e medo excessivos, acompanhados por pensamentos agitados e desejo de morte. A melancolia amorosa teria como causa principal a perda de um objeto amado ou sua rejeição, caracterizada por uma obsessão por aquilo que se perdeu. Na arte, a representação da melancolia e de seus sintomas pode ser encontrada na poesia, na pintura, no teatro e na música. O lamento de Prócris, da ópera Gli Amore di Apollo e Dafne (1640), e o lamento da personagem principal da ópera La Doriclea (1645), ambos de Francesco Cavalli, serão relacionados com as características descritas tanto nos tratados médicos e literários sobre a melancolia, como na representação desta condição nas artes. A construção deste trabalho terá como base uma abordagem crítica e interpretativa, inspirada nos princípios da Nova Musicologia, que busca encontrar o sentido da obra musical a partir de sua inserção em um contexto histórico. Deste modo, as concepções que moveram o ambiente musical do início do século XVII na Itália, como a busca pela mimesis e a verossimilhança, fornecem um cenário propício para a construção deste trabalho.application/pdfDissertações - MusicaOpera - Veneza (Italia) - Sec. XVIIMelancolia na arteMusicologiaAmor na óperaMalinconia d'Amoreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KUBO, VIVIANE ALVES.pdfapplication/pdf22277721https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27854/1/R%20-%20D%20-%20KUBO%2c%20VIVIANE%20ALVES.pdf05537df8a60a8b2d08580dcdb7d999c1MD51open accessTEXTR - D - KUBO, VIVIANE ALVES.pdf.txtR - D - KUBO, VIVIANE ALVES.pdf.txtExtracted Texttext/plain333232https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27854/2/R%20-%20D%20-%20KUBO%2c%20VIVIANE%20ALVES.pdf.txt8661a90f18d17d0f3ee7b061b7656d36MD52open accessTHUMBNAILR - D - KUBO, VIVIANE ALVES.pdf.jpgR - D - KUBO, VIVIANE ALVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27854/3/R%20-%20D%20-%20KUBO%2c%20VIVIANE%20ALVES.pdf.jpg70efd171dad12596989addecd5dc6703MD53open access1884/278542016-04-07 08:51:30.351open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27854Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:51:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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