Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ildefonso, Alexandrina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44194
Resumo: O contributo da supervisão pedagógica, no contexto educativo atual é determinante para a edificação de uma cultura escolar que se pretende adequada ao contexto e à sua comunidade escolar. A supervisão pedagógica, representada pelo supervisor deve apoiar, acompanhar e liderar a equipa educativa. Numa prática reflexiva e uma abordagem dialógica, permitem ao supervisor proporcionar aos docentes, momentos chave para a partilha de saberes e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O processo de supervisão permite aos docentes, uma formação contínua essencial à inovação educativa. Neste sentido, respeitando, simultaneamente, o contexto e o corpo docente que se encontra mobilizado para a mudança e inovação pedagógica, o estudo pretende contribuir para a valorização da implementação de um modelo de supervisão pedagógica e concomitantemente para a valorização da carreira profissional do supervisor, num processo de mudança. No âmbito metodológico, o estudo enquadra-se na investigação-ação, com uma abordagem qualitativa. O inquérito por questionário foi aplicado a doze participantes, três dos quais, participantes diretos na investigação, responderam em entrevista individual. As notas de campo recolhidas no decorrer da investigação contribuíram para a reflexão sobre a ação imprescindível para o estudo. Os resultados do estudo evidenciam a importância do processo de supervisão pedagógica e do supervisor, no contexto educativo atual.
id RCAP_2ecb474fc6545991fc89ac0b821a3f46
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:contributo para a construção/definição do papel do supervisor pedagógicoSupervisão pedagógicaSupervisorProcessos de mudançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO contributo da supervisão pedagógica, no contexto educativo atual é determinante para a edificação de uma cultura escolar que se pretende adequada ao contexto e à sua comunidade escolar. A supervisão pedagógica, representada pelo supervisor deve apoiar, acompanhar e liderar a equipa educativa. Numa prática reflexiva e uma abordagem dialógica, permitem ao supervisor proporcionar aos docentes, momentos chave para a partilha de saberes e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O processo de supervisão permite aos docentes, uma formação contínua essencial à inovação educativa. Neste sentido, respeitando, simultaneamente, o contexto e o corpo docente que se encontra mobilizado para a mudança e inovação pedagógica, o estudo pretende contribuir para a valorização da implementação de um modelo de supervisão pedagógica e concomitantemente para a valorização da carreira profissional do supervisor, num processo de mudança. No âmbito metodológico, o estudo enquadra-se na investigação-ação, com uma abordagem qualitativa. O inquérito por questionário foi aplicado a doze participantes, três dos quais, participantes diretos na investigação, responderam em entrevista individual. As notas de campo recolhidas no decorrer da investigação contribuíram para a reflexão sobre a ação imprescindível para o estudo. Os resultados do estudo evidenciam a importância do processo de supervisão pedagógica e do supervisor, no contexto educativo atual.Gonçalves, Ana CristinaRepositório ComumIldefonso, Alexandrina2023-03-16T18:15:07Z2023-02-132023-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44194TID:203251199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.106783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
contributo para a construção/definição do papel do supervisor pedagógico
title Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
spellingShingle Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
Ildefonso, Alexandrina
Supervisão pedagógica
Supervisor
Processos de mudança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
title_full Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
title_fullStr Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
title_full_unstemmed Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
title_sort Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
author Ildefonso, Alexandrina
author_facet Ildefonso, Alexandrina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Ana Cristina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ildefonso, Alexandrina
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Supervisor
Processos de mudança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão pedagógica
Supervisor
Processos de mudança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O contributo da supervisão pedagógica, no contexto educativo atual é determinante para a edificação de uma cultura escolar que se pretende adequada ao contexto e à sua comunidade escolar. A supervisão pedagógica, representada pelo supervisor deve apoiar, acompanhar e liderar a equipa educativa. Numa prática reflexiva e uma abordagem dialógica, permitem ao supervisor proporcionar aos docentes, momentos chave para a partilha de saberes e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O processo de supervisão permite aos docentes, uma formação contínua essencial à inovação educativa. Neste sentido, respeitando, simultaneamente, o contexto e o corpo docente que se encontra mobilizado para a mudança e inovação pedagógica, o estudo pretende contribuir para a valorização da implementação de um modelo de supervisão pedagógica e concomitantemente para a valorização da carreira profissional do supervisor, num processo de mudança. No âmbito metodológico, o estudo enquadra-se na investigação-ação, com uma abordagem qualitativa. O inquérito por questionário foi aplicado a doze participantes, três dos quais, participantes diretos na investigação, responderam em entrevista individual. As notas de campo recolhidas no decorrer da investigação contribuíram para a reflexão sobre a ação imprescindível para o estudo. Os resultados do estudo evidenciam a importância do processo de supervisão pedagógica e do supervisor, no contexto educativo atual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-16T18:15:07Z
2023-02-13
2023-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44194
TID:203251199
url http://hdl.handle.net/10400.26/44194
identifier_str_mv TID:203251199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918728482816