Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44194 |
Resumo: | O contributo da supervisão pedagógica, no contexto educativo atual é determinante para a edificação de uma cultura escolar que se pretende adequada ao contexto e à sua comunidade escolar. A supervisão pedagógica, representada pelo supervisor deve apoiar, acompanhar e liderar a equipa educativa. Numa prática reflexiva e uma abordagem dialógica, permitem ao supervisor proporcionar aos docentes, momentos chave para a partilha de saberes e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O processo de supervisão permite aos docentes, uma formação contínua essencial à inovação educativa. Neste sentido, respeitando, simultaneamente, o contexto e o corpo docente que se encontra mobilizado para a mudança e inovação pedagógica, o estudo pretende contribuir para a valorização da implementação de um modelo de supervisão pedagógica e concomitantemente para a valorização da carreira profissional do supervisor, num processo de mudança. No âmbito metodológico, o estudo enquadra-se na investigação-ação, com uma abordagem qualitativa. O inquérito por questionário foi aplicado a doze participantes, três dos quais, participantes diretos na investigação, responderam em entrevista individual. As notas de campo recolhidas no decorrer da investigação contribuíram para a reflexão sobre a ação imprescindível para o estudo. Os resultados do estudo evidenciam a importância do processo de supervisão pedagógica e do supervisor, no contexto educativo atual. |
id |
RCAP_2ecb474fc6545991fc89ac0b821a3f46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44194 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica:contributo para a construção/definição do papel do supervisor pedagógicoSupervisão pedagógicaSupervisorProcessos de mudançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO contributo da supervisão pedagógica, no contexto educativo atual é determinante para a edificação de uma cultura escolar que se pretende adequada ao contexto e à sua comunidade escolar. A supervisão pedagógica, representada pelo supervisor deve apoiar, acompanhar e liderar a equipa educativa. Numa prática reflexiva e uma abordagem dialógica, permitem ao supervisor proporcionar aos docentes, momentos chave para a partilha de saberes e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O processo de supervisão permite aos docentes, uma formação contínua essencial à inovação educativa. Neste sentido, respeitando, simultaneamente, o contexto e o corpo docente que se encontra mobilizado para a mudança e inovação pedagógica, o estudo pretende contribuir para a valorização da implementação de um modelo de supervisão pedagógica e concomitantemente para a valorização da carreira profissional do supervisor, num processo de mudança. No âmbito metodológico, o estudo enquadra-se na investigação-ação, com uma abordagem qualitativa. O inquérito por questionário foi aplicado a doze participantes, três dos quais, participantes diretos na investigação, responderam em entrevista individual. As notas de campo recolhidas no decorrer da investigação contribuíram para a reflexão sobre a ação imprescindível para o estudo. Os resultados do estudo evidenciam a importância do processo de supervisão pedagógica e do supervisor, no contexto educativo atual.Gonçalves, Ana CristinaRepositório ComumIldefonso, Alexandrina2023-03-16T18:15:07Z2023-02-132023-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44194TID:203251199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.106783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica: contributo para a construção/definição do papel do supervisor pedagógico |
title |
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica: |
spellingShingle |
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica: Ildefonso, Alexandrina Supervisão pedagógica Supervisor Processos de mudança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica: |
title_full |
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica: |
title_fullStr |
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica: |
title_full_unstemmed |
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica: |
title_sort |
Dos processos informais da supervisão pedagógica à implementação de uma metodologia de supervisão pedagógica: |
author |
Ildefonso, Alexandrina |
author_facet |
Ildefonso, Alexandrina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Cristina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ildefonso, Alexandrina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Supervisor Processos de mudança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Supervisão pedagógica Supervisor Processos de mudança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O contributo da supervisão pedagógica, no contexto educativo atual é determinante para a edificação de uma cultura escolar que se pretende adequada ao contexto e à sua comunidade escolar. A supervisão pedagógica, representada pelo supervisor deve apoiar, acompanhar e liderar a equipa educativa. Numa prática reflexiva e uma abordagem dialógica, permitem ao supervisor proporcionar aos docentes, momentos chave para a partilha de saberes e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O processo de supervisão permite aos docentes, uma formação contínua essencial à inovação educativa. Neste sentido, respeitando, simultaneamente, o contexto e o corpo docente que se encontra mobilizado para a mudança e inovação pedagógica, o estudo pretende contribuir para a valorização da implementação de um modelo de supervisão pedagógica e concomitantemente para a valorização da carreira profissional do supervisor, num processo de mudança. No âmbito metodológico, o estudo enquadra-se na investigação-ação, com uma abordagem qualitativa. O inquérito por questionário foi aplicado a doze participantes, três dos quais, participantes diretos na investigação, responderam em entrevista individual. As notas de campo recolhidas no decorrer da investigação contribuíram para a reflexão sobre a ação imprescindível para o estudo. Os resultados do estudo evidenciam a importância do processo de supervisão pedagógica e do supervisor, no contexto educativo atual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-16T18:15:07Z 2023-02-13 2023-02-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44194 TID:203251199 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44194 |
identifier_str_mv |
TID:203251199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918728482816 |