Relatório de supervisão de estágio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liberal, Paula Alexandra Santos Machado Guerra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2532
Resumo: O Supervisor desempenha um importante papel na ultrapassagem de dificuldades, no desenvolvimento de capacidades, no aperfeiçoamento da acção pedagógica e pessoal do estagiário. Para mim fazia todo o sentido a realização deste trabalho, visto estar a orientar estágio pedagógico e querer saber mais sobre Supervisão Pedagógica para assim poder fazer uma reflexão mais consciente. O presente relatório pretende dar a conhecer a forma como orientei e avaliei as estagiárias e as dificuldades e satisfações sentidas enquanto orientadora de estágio. Enquanto Orientadora procurei fazer a ligação entre os conteúdos teórico-práticos adquiridos na universidade pelos estagiários com a realidade pedagógica. Com os documentos orientadores fornecidos pela UTAD norteei a minha orientação. Procurei desde o início estar sempre disponível para os estagiários, incentivar constantemente a reflexão e responsabilidade em tudo o que faziam. O conhecimento da comunidade educativa e seu funcionamento foi muito importante pois no processo reflexivo são variáveis que não se podem dissociar na melhoria do processo pedagógico. O facto de as estagiárias participar nas reuniões da turma e do grupo possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e a adequação de estratégias. Foi-lhes permitido a possibilidade de experimentar e cometer erros, reflectir sobre os mesmos de forma a melhorar e adequar o ensino à turma em geral e aos alunos em particular. Estive sempre aberta ao diálogo, à troca de experiências e saberes pois também eu estou em desenvolvimento e aprendizagem. Contudo a experiência em si não é significativa se não for acompanhada com uma reflexão sistemática.
id RCAP_9af8eff9851ef3a82531cf8bdb7d16b5
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de supervisão de estágio pedagógicoSupervisão PedagógicaOrientador/SupervisorEstagiárioEstágio PedagógicoO Supervisor desempenha um importante papel na ultrapassagem de dificuldades, no desenvolvimento de capacidades, no aperfeiçoamento da acção pedagógica e pessoal do estagiário. Para mim fazia todo o sentido a realização deste trabalho, visto estar a orientar estágio pedagógico e querer saber mais sobre Supervisão Pedagógica para assim poder fazer uma reflexão mais consciente. O presente relatório pretende dar a conhecer a forma como orientei e avaliei as estagiárias e as dificuldades e satisfações sentidas enquanto orientadora de estágio. Enquanto Orientadora procurei fazer a ligação entre os conteúdos teórico-práticos adquiridos na universidade pelos estagiários com a realidade pedagógica. Com os documentos orientadores fornecidos pela UTAD norteei a minha orientação. Procurei desde o início estar sempre disponível para os estagiários, incentivar constantemente a reflexão e responsabilidade em tudo o que faziam. O conhecimento da comunidade educativa e seu funcionamento foi muito importante pois no processo reflexivo são variáveis que não se podem dissociar na melhoria do processo pedagógico. O facto de as estagiárias participar nas reuniões da turma e do grupo possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e a adequação de estratégias. Foi-lhes permitido a possibilidade de experimentar e cometer erros, reflectir sobre os mesmos de forma a melhorar e adequar o ensino à turma em geral e aos alunos em particular. Estive sempre aberta ao diálogo, à troca de experiências e saberes pois também eu estou em desenvolvimento e aprendizagem. Contudo a experiência em si não é significativa se não for acompanhada com uma reflexão sistemática.The supervisor plays an important role overcoming difficulties, developing skills and improving the pedagogical and personal action of the trainee. To me, it makes perfect sense to approach this work and activity, since I orient teaching practice and I want to learn more about pedagogical supervision, so that I can make a more conscious reflection. This report presents my acts of guiding and assessing the trainee and the difficulties and satisfaction experienced as their guide. As I was orienting the trainee, I looked for the link between the theoretical and the practical contents acquired by them in the university and the recent ways of teaching. I conducted my guidance following the documents provided by UTAD. I have tried from the beginning to be always for the trainee, constantly encouraging them to reflect and to do tasks in a responsible way. It was extremely important to have a full knowledge of the educational community and its operation because in the reflective process these variables can not be dissociated from improving the educational process. In fact, attending class meetings and group meetings allowed the trainee to acquire new knowledge and adaptation strategies. They were allowed to experience and to make mistakes, reflecting of them to improve and to mold teaching techniques to be used in the class in general and students in particular. I was always open to the dialogue, to exchange experiences and knowledge because I`m also developing and learning. However, the experience alone is not meaningful unless it is followed by continuous reflection.2013-07-09T14:32:40Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2532pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLiberal, Paula Alexandra Santos Machado Guerrareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:25:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:45.573555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de supervisão de estágio pedagógico
title Relatório de supervisão de estágio pedagógico
spellingShingle Relatório de supervisão de estágio pedagógico
Liberal, Paula Alexandra Santos Machado Guerra
Supervisão Pedagógica
Orientador/Supervisor
Estagiário
Estágio Pedagógico
title_short Relatório de supervisão de estágio pedagógico
title_full Relatório de supervisão de estágio pedagógico
title_fullStr Relatório de supervisão de estágio pedagógico
title_full_unstemmed Relatório de supervisão de estágio pedagógico
title_sort Relatório de supervisão de estágio pedagógico
author Liberal, Paula Alexandra Santos Machado Guerra
author_facet Liberal, Paula Alexandra Santos Machado Guerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liberal, Paula Alexandra Santos Machado Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão Pedagógica
Orientador/Supervisor
Estagiário
Estágio Pedagógico
topic Supervisão Pedagógica
Orientador/Supervisor
Estagiário
Estágio Pedagógico
description O Supervisor desempenha um importante papel na ultrapassagem de dificuldades, no desenvolvimento de capacidades, no aperfeiçoamento da acção pedagógica e pessoal do estagiário. Para mim fazia todo o sentido a realização deste trabalho, visto estar a orientar estágio pedagógico e querer saber mais sobre Supervisão Pedagógica para assim poder fazer uma reflexão mais consciente. O presente relatório pretende dar a conhecer a forma como orientei e avaliei as estagiárias e as dificuldades e satisfações sentidas enquanto orientadora de estágio. Enquanto Orientadora procurei fazer a ligação entre os conteúdos teórico-práticos adquiridos na universidade pelos estagiários com a realidade pedagógica. Com os documentos orientadores fornecidos pela UTAD norteei a minha orientação. Procurei desde o início estar sempre disponível para os estagiários, incentivar constantemente a reflexão e responsabilidade em tudo o que faziam. O conhecimento da comunidade educativa e seu funcionamento foi muito importante pois no processo reflexivo são variáveis que não se podem dissociar na melhoria do processo pedagógico. O facto de as estagiárias participar nas reuniões da turma e do grupo possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e a adequação de estratégias. Foi-lhes permitido a possibilidade de experimentar e cometer erros, reflectir sobre os mesmos de forma a melhorar e adequar o ensino à turma em geral e aos alunos em particular. Estive sempre aberta ao diálogo, à troca de experiências e saberes pois também eu estou em desenvolvimento e aprendizagem. Contudo a experiência em si não é significativa se não for acompanhada com uma reflexão sistemática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-07-09T14:32:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2532
url http://hdl.handle.net/10348/2532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137081158533120