O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Bruno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24294
Resumo: O presente trabalho de investigação visa uma análise à problemática sentida pela Marinha Portuguesa, no processo de seleção e recrutamento de praças ocorrido em 2016 e se, através de um aperfeiçoamento do plano de comunicação na vertente externa, poder-se-á reverter essa tendência. Neste sentido, encarou-se a comunicação na Marinha dirigida ao recrutamento como o objeto de estudo e como objetivo geral do trabalho, propor medidas e estratégias que otimizem essa mesma comunicação. Através de uma consulta de várias obras literárias e documentos oficiais, de uma análise de dados estatísticos relacionados com a temática e ainda, com as entrevistas de vários especialistas relacionados com a área dentro da Marinha, procurou-se dar resposta às seguintes questões: Quais as tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelos jovens das novas gerações? Qual o impacto do plano de comunicação no processo de seleção e recrutamento de Praças em 2016? Quais as alterações necessárias para melhorar a eficácia do plano de comunicação da Marinha? Importa referir que a Marinha encarou esta situação e necessidade com prioridade máxima, e à medida que a investigação foi progredindo, verificou-se que muitas ações encontravam-se já em curso, fruto de um Programa Intersectorial específico para o recrutamento que engloba a comunicação, determinando a elaboração de novos produtos, mais simples, mais atrativos e que cumpram os requisitos. Abstract: The present investigation leans on a problem identified at the Portuguese Navy in 2016, about the process of selecting and recruiting new human resources and if, a better external communication plan could reverse that tendency. The study object defined for the investigation was the communication process in the Portuguese Navy, specific for the recruiting of young persons. The general objective was to identify and propose measures and strategies that could improve the communication. With the consultation of books and official documents, as well as statistic data available and interviewing inside specialists, the investigation tried to give answers to the following questions: What are the new technologies for information and communication used by young people? What was the impact of the Portuguese Navy communication plan on the 2016 recruiting results? What are the necessary changes to improve the efficiency of the Portuguese Navy communication plan? The Portuguese Navy faced this problem very serious and, has the investigation was proceeding, was found that many actions were already on the way, fruit of a Special Program specific for the recruiting problem that includes the communication aspect. That Program is responsible for the remake of the communication products, more attractive, simpler and suitable to the objectives.
id RCAP_2ed0b35c78134461e19756ff37eda891
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24294
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicaçãoMarinha,JovensRecrutamentoComunicaçãoAtratividadeMotivaçãoPortuguese NavyYoung peopleRecruitingCommunicationAttractivenessMotivationO presente trabalho de investigação visa uma análise à problemática sentida pela Marinha Portuguesa, no processo de seleção e recrutamento de praças ocorrido em 2016 e se, através de um aperfeiçoamento do plano de comunicação na vertente externa, poder-se-á reverter essa tendência. Neste sentido, encarou-se a comunicação na Marinha dirigida ao recrutamento como o objeto de estudo e como objetivo geral do trabalho, propor medidas e estratégias que otimizem essa mesma comunicação. Através de uma consulta de várias obras literárias e documentos oficiais, de uma análise de dados estatísticos relacionados com a temática e ainda, com as entrevistas de vários especialistas relacionados com a área dentro da Marinha, procurou-se dar resposta às seguintes questões: Quais as tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelos jovens das novas gerações? Qual o impacto do plano de comunicação no processo de seleção e recrutamento de Praças em 2016? Quais as alterações necessárias para melhorar a eficácia do plano de comunicação da Marinha? Importa referir que a Marinha encarou esta situação e necessidade com prioridade máxima, e à medida que a investigação foi progredindo, verificou-se que muitas ações encontravam-se já em curso, fruto de um Programa Intersectorial específico para o recrutamento que engloba a comunicação, determinando a elaboração de novos produtos, mais simples, mais atrativos e que cumpram os requisitos. Abstract: The present investigation leans on a problem identified at the Portuguese Navy in 2016, about the process of selecting and recruiting new human resources and if, a better external communication plan could reverse that tendency. The study object defined for the investigation was the communication process in the Portuguese Navy, specific for the recruiting of young persons. The general objective was to identify and propose measures and strategies that could improve the communication. With the consultation of books and official documents, as well as statistic data available and interviewing inside specialists, the investigation tried to give answers to the following questions: What are the new technologies for information and communication used by young people? What was the impact of the Portuguese Navy communication plan on the 2016 recruiting results? What are the necessary changes to improve the efficiency of the Portuguese Navy communication plan? The Portuguese Navy faced this problem very serious and, has the investigation was proceeding, was found that many actions were already on the way, fruit of a Special Program specific for the recruiting problem that includes the communication aspect. That Program is responsible for the remake of the communication products, more attractive, simpler and suitable to the objectives.IUMRepositório ComumVenâncio, Bruno2018-10-15T17:17:50Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-29T11:20:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-29T11:20:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicação
title O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicação
spellingShingle O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicação
Venâncio, Bruno
Marinha,
Jovens
Recrutamento
Comunicação
Atratividade
Motivação
Portuguese Navy
Young people
Recruiting
Communication
Attractiveness
Motivation
title_short O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicação
title_full O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicação
title_fullStr O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicação
title_full_unstemmed O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicação
title_sort O recrutamento e retenção de praças na Marinha. O papel da comunicação
author Venâncio, Bruno
author_facet Venâncio, Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Marinha,
Jovens
Recrutamento
Comunicação
Atratividade
Motivação
Portuguese Navy
Young people
Recruiting
Communication
Attractiveness
Motivation
topic Marinha,
Jovens
Recrutamento
Comunicação
Atratividade
Motivação
Portuguese Navy
Young people
Recruiting
Communication
Attractiveness
Motivation
description O presente trabalho de investigação visa uma análise à problemática sentida pela Marinha Portuguesa, no processo de seleção e recrutamento de praças ocorrido em 2016 e se, através de um aperfeiçoamento do plano de comunicação na vertente externa, poder-se-á reverter essa tendência. Neste sentido, encarou-se a comunicação na Marinha dirigida ao recrutamento como o objeto de estudo e como objetivo geral do trabalho, propor medidas e estratégias que otimizem essa mesma comunicação. Através de uma consulta de várias obras literárias e documentos oficiais, de uma análise de dados estatísticos relacionados com a temática e ainda, com as entrevistas de vários especialistas relacionados com a área dentro da Marinha, procurou-se dar resposta às seguintes questões: Quais as tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelos jovens das novas gerações? Qual o impacto do plano de comunicação no processo de seleção e recrutamento de Praças em 2016? Quais as alterações necessárias para melhorar a eficácia do plano de comunicação da Marinha? Importa referir que a Marinha encarou esta situação e necessidade com prioridade máxima, e à medida que a investigação foi progredindo, verificou-se que muitas ações encontravam-se já em curso, fruto de um Programa Intersectorial específico para o recrutamento que engloba a comunicação, determinando a elaboração de novos produtos, mais simples, mais atrativos e que cumpram os requisitos. Abstract: The present investigation leans on a problem identified at the Portuguese Navy in 2016, about the process of selecting and recruiting new human resources and if, a better external communication plan could reverse that tendency. The study object defined for the investigation was the communication process in the Portuguese Navy, specific for the recruiting of young persons. The general objective was to identify and propose measures and strategies that could improve the communication. With the consultation of books and official documents, as well as statistic data available and interviewing inside specialists, the investigation tried to give answers to the following questions: What are the new technologies for information and communication used by young people? What was the impact of the Portuguese Navy communication plan on the 2016 recruiting results? What are the necessary changes to improve the efficiency of the Portuguese Navy communication plan? The Portuguese Navy faced this problem very serious and, has the investigation was proceeding, was found that many actions were already on the way, fruit of a Special Program specific for the recruiting problem that includes the communication aspect. That Program is responsible for the remake of the communication products, more attractive, simpler and suitable to the objectives.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15T17:17:50Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24294
url http://hdl.handle.net/10400.26/24294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IUM
publisher.none.fl_str_mv IUM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543343187427328