Avaliação da qualidade da Consulta Aberta de Hipertensão Arterial do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chesanovskyy, Vadym
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12937
Resumo: Introdução: A Consulta Aberta de Hipertensão Arterial foi criada com intuito de melhorar o acesso dos pacientes com HTA a uma consulta especializada de disponibilidade permanente para promover os conhecimentos, controle e tratamento adequado da mesma. Considerando ser um projeto recente e inovador, suscitou grande interesse avaliar a qualidade dos serviços prestados na referida consulta, na perspetiva dos pacientes, assim como encontrar estratégias de melhoria da qualidade do seu funcionamento. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo-correlacional, tendo se recorrido à aplicação de questionários aos pacientes que recorreram à consulta, no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, com 86 questionários incluídos na análise dos dados. Para construção do questionário foram considerados os seguintes indicadores de qualidade: índices de satisfação, impacto sobre os conhecimentos dos fatores de risco de HTA, impacto sobre os sintomas e hábitos de risco, adesão à medicação com base na “Escala de adesão à terapêutica anti-hipertensora de HillBone”. Resultados: A média de idades dos participantes foi de 60,1 anos, com distribuição quase equitativa entre os sexos. Em relação à referenciação, a destacar que 68,6% da amostra foram referenciados pelos profissionais de saúde, seguido de farmácias comunitárias 18,6%. Apenas 1 pessoa foi referenciada através de meios de comunicação social. Observamos altos índices de satisfação global, com uma média de 4.69 valores numa escala de Likert de 5 pontos. Na satisfação por áreas, os maiores índices de satisfação foram obtidos relativamente aos “cuidados de enfermagem” (4,72 valores) e aos “cuidados médicos” (4,64 valores). Obtiveram-se igualmente os melhores resultados na correlação entre a satisfação global e satisfação por áreas, nessas mesmas áreas. Na avaliação do impacto sobre os conhecimentos dos fatores de riscos de HTA, as frequências das respostas “Soube após a(s) consulta(s)” oscilaram de 10,5% para 45,3% entre 6 informações apresentadas. Mais que metade dos fumadores e consumidores de álcool afirmaram ter cessado ou reduzido a intensidade do(s) hábito(s) nocivo(s). Verificamos altos níveis de adesão à medicação (34,4 valores dos 36 possíveis), sendo que 60,3% cumpriram critério de “adesão perfeita”. Conclusões: Podemos concluir que a Consulta Aberta de Hipertensão Arterial presta cuidados de qualidade, na qual os cuidados prestados vão ao encontro das expetativas dos pacientes, o que foi confirmado pelos altos índices de satisfação dos mesmos. Além disso, conseguiu impacto positivo sobre conhecimentos dos fatores e hábitos de risco e demonstrou altos índices de adesão após as consultas.
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Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo-correlacional, tendo se recorrido à aplicação de questionários aos pacientes que recorreram à consulta, no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, com 86 questionários incluídos na análise dos dados. Para construção do questionário foram considerados os seguintes indicadores de qualidade: índices de satisfação, impacto sobre os conhecimentos dos fatores de risco de HTA, impacto sobre os sintomas e hábitos de risco, adesão à medicação com base na “Escala de adesão à terapêutica anti-hipertensora de HillBone”. Resultados: A média de idades dos participantes foi de 60,1 anos, com distribuição quase equitativa entre os sexos. Em relação à referenciação, a destacar que 68,6% da amostra foram referenciados pelos profissionais de saúde, seguido de farmácias comunitárias 18,6%. Apenas 1 pessoa foi referenciada através de meios de comunicação social. Observamos altos índices de satisfação global, com uma média de 4.69 valores numa escala de Likert de 5 pontos. Na satisfação por áreas, os maiores índices de satisfação foram obtidos relativamente aos “cuidados de enfermagem” (4,72 valores) e aos “cuidados médicos” (4,64 valores). Obtiveram-se igualmente os melhores resultados na correlação entre a satisfação global e satisfação por áreas, nessas mesmas áreas. Na avaliação do impacto sobre os conhecimentos dos fatores de riscos de HTA, as frequências das respostas “Soube após a(s) consulta(s)” oscilaram de 10,5% para 45,3% entre 6 informações apresentadas. Mais que metade dos fumadores e consumidores de álcool afirmaram ter cessado ou reduzido a intensidade do(s) hábito(s) nocivo(s). Verificamos altos níveis de adesão à medicação (34,4 valores dos 36 possíveis), sendo que 60,3% cumpriram critério de “adesão perfeita”. Conclusões: Podemos concluir que a Consulta Aberta de Hipertensão Arterial presta cuidados de qualidade, na qual os cuidados prestados vão ao encontro das expetativas dos pacientes, o que foi confirmado pelos altos índices de satisfação dos mesmos. Além disso, conseguiu impacto positivo sobre conhecimentos dos fatores e hábitos de risco e demonstrou altos índices de adesão após as consultas.Introduction: The Open Consultation for Hypertension was created with the purpose of improving the access of users with hypertension to a specialized consultation of permanent availability to promote knowledge, control, and adequate treatment of hypertension. Considering it is a recent and innovative project, there was great interest in assessing the quality of the services being provided in this consultation from the patient perspective, as well as in finding strategies to improve the quality of its operation. Materials and methods: This is a cross-sectional and descriptive-correlational study, in which questionnaires were applied to patients who attended the consultation between December 2021 and January 2022, with 86 questionnaires included in the data analysis. The following quality indicators were considered for the construction of the questionnaire: satisfaction indexes, impact on knowledge of HTA risk factors, impact on symptoms and risk habits, compliance to medication based on the “Hill-Bone compliance to High Blood Pressure Therapy Scale”. Results: The mean age of the participants was equal to 60.1 years, with almost equal distribution in terms of sex. Regarding referral, it should be noted that 68.6% of the sample were referred by health professionals, followed by community pharmacies 18.6%. Only 1 person was referred by social media. We observed high overall satisfaction scores, with an average of 4.69 values on a 5-point Likert scale. In terms of satisfaction by areas, the highest levels of satisfaction were obtained for “nursing care” (4.72 points) and “medical care” (4.64 points). The best results were also obtained in the correlation between overall satisfaction and satisfaction by areas, in those same areas. In the evaluation of the impact on knowledge of the risk factors for hypertension, the frequencies of the answers "I knew after the consultation(s)" ranged from 10.5% to 45.3% among the 6 facts presented. More than half of smokers and alcohol users reported that they had quit or reduced the intensity of the harmful habit(s). We found high levels of medication compliance (34.4 values out of 36 possible), with 60.3% meeting "perfect compliance" criteria. Conclusions: We can conclude that the Open Hypertension Consultation provides quality care, in which the care provided meets the patients' expectations, which was confirmed by their high satisfaction rates. In addition, it had a positive impact on knowledge of risk factors and habits and showed high rates of adherence after the consultations.Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deRodrigues, Manuel de CarvalhouBibliorumChesanovskyy, Vadym2023-02-17T15:33:29Z2022-07-072022-05-092022-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12937TID:203183690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:19Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:26.010733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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