Proximidade no cuidado – adesão ao regime terapêutico no utente psiquiátrico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machuco, Inês Isabel Maurício
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5559
Resumo: O presente relatório tem como finalidade descrever o percurso realizado durante o estágio do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP), tendo em conta o desenvolvimento e aquisição de competências de Enfermeiro Especialista e Mestre em Saúde Mental e Psiquiátrica. O tema abordado vai ao encontro do desafio que os profissionais de saúde se deparam diariamente, o fenómeno da adesão à terapêutica. O processo da transição do hospital/internamento-domicílio pode expor a pessoa com doença mental grave a um risco potencial de desenvolver um processo de adaptação desajustado, pelo que a visita domiciliária pode ser um recurso utilizado positivamente para o envolvimento das pessoas e dos seus cuidadores no tratamento destas patologias. Assim, os casos identificados de pessoas com doença mental grave com fraca adesão à terapêutica, devem ser acompanhados no pós-alta, fazendo-se monitorizações frequentes da sua situação clínica, promovendo uma transição hospital/internamento-domicílio saudável, e consequentemente, prevenindo recaídas e novos internamentos. Ao longo do estágio final e após identificada a necessidade de intervenção com a colaboração da equipa de cuidados, foi desenvolvido um projeto de intervenção com o objetivo geral supervisionar os níveis de adesão ao regime terapêutico, por parte dos utentes seguidos na consulta de psiquiatria, após a alta clínica do internamento de Psiquiatria. Na elaboração do presente relatório foi utilizada metodologia científica e como instrumento a revisão Integrativa da literatura, a mesma servirá para uma integração do processo de teorização da prática através do recurso às etapas da prática baseada na evidência, respeitante à estrutura do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre.
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