Introdução do conceito de matriz no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cristina Maria Ramos de Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9170
Resumo: Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012
id RCAP_2ee72f749849d521f662e9654d471ad3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9170
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Introdução do conceito de matriz no ensino secundárioMatemática para professoresTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012O objetivo deste trabalho é salientar a possibilidade de aplicar os conceitos, operações e propriedades das matrizes ao nível do ensino secundário. Não é pretendido tornar pesada e profunda a parte dos conceitos e as demonstrações das propriedades, o que se tornaria difícil de fazer com os conhecimentos dos alunos do ensino secundário, mas sim mostrar as suas aplicações em problemas concretos retirados dos manuais adotados e dos exames realizados. Assim sendo esta dissertação apresenta: - Algumas generalidades sobre matrizes: conceitos, propriedades e operações; - Algumas demonstrações consideradas acessíveis ao nível de conhecimentos já adquiridos pelos alunos quando entram no ensino secundário; - Conteúdos onde pode ser aplicado o que foi dado sobre matrizes; - Exercícios resolvidos (para além dos exemplos que ilustram tudo o que é explanado nos pontos anteriores) que ilustram o objetivo deste trabalho. Tudo o que faz parte deste trabalho tem como base a ideia de que os processos e raciocínios utilizados no secundário, são em tudo similares aos utilizados nas matrizes (veja-se por exemplo o método de adição ordenada para resolução de sistemas, que é o equivalente à condensação de matrizes, ou o produto interno que é o equivalente ao produto de matrizes) pelo que não seria muito complicado para os alunos adaptarem-se à utilização destas estruturas.Freitas, Pedro Jorge, 1970-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Cristina Maria Ramos de Pereira2013-09-16T15:48:51Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:27.019796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Introdução do conceito de matriz no ensino secundário
title Introdução do conceito de matriz no ensino secundário
spellingShingle Introdução do conceito de matriz no ensino secundário
Ribeiro, Cristina Maria Ramos de Pereira
Matemática para professores
Teses de mestrado - 2012
title_short Introdução do conceito de matriz no ensino secundário
title_full Introdução do conceito de matriz no ensino secundário
title_fullStr Introdução do conceito de matriz no ensino secundário
title_full_unstemmed Introdução do conceito de matriz no ensino secundário
title_sort Introdução do conceito de matriz no ensino secundário
author Ribeiro, Cristina Maria Ramos de Pereira
author_facet Ribeiro, Cristina Maria Ramos de Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Pedro Jorge, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cristina Maria Ramos de Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática para professores
Teses de mestrado - 2012
topic Matemática para professores
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-09-16T15:48:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9170
url http://hdl.handle.net/10451/9170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134228568342528