Práticas de integração das tecnologias no ensino da matemática : o caso dos professores do ensino secundário do Seixal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Clorinda Manuela Cortes, 1959-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7695
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
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spelling Práticas de integração das tecnologias no ensino da matemática : o caso dos professores do ensino secundário do SeixalNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoAprendizagem da matemáticaCompetências matemáticasTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Ciências da Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente estudo de investigação visou constituir uma abordagem exploratória sobre a utilização das novas tecnologias no ensino da Matemática do Secundário. A vertente teórica foi desenvolvida tendo em conta os estudos sobre a evolução das diferentes abordagens na Educação e a influência das TIC no currículo da Matemática. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo por base o paradigma interpretativo. Foi realizado o estudo do caso dos professores de Matemática do Secundário, e para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: (i) entrevista semiestruturada aos professores, (ii) inquérito por questionário aos professores. Apesar de algumas limitações inerentes ao estudo, as conclusões obtidas apontam no sentido de que as TIC estão a ser integradas na aula de matemática, no âmbito das orientações do currículo nacional do ensino secundário, como ferramentas de (1) produtividade, (2) comunicação, (3) informação e pesquisa e (4) cognição. Privilegiam-se estas práticas, de forma frequente, em áreas de aperfeiçoamento de competências matemáticas específicas, tais como a exploração matemática e o desenvolvimento conceptual.This research study aims to provide an exploratory approach to the use of new technologies in teaching mathematics Secondary. The theoretical model was developed taking into account the studies on the evolution of different approaches to education and the influence of ICT in the curriculum of mathematics. The methodology was qualitative, based on the interpretive paradigm. We conducted the case study of teachers of Secondary Mathematics, and data collection were used the following instruments: (i) semi-structured interview with teachers, (ii) questionnaire survey of teachers. Despite some limitations inherent in the study, the conclusions point to the effect that ICTs are being integrated into the math class, under the guidelines of the national curriculum in secondary education, as tools (1) productivity, (2) communication, (3) research and information and (4) cognition. Focus is these practices, so common in areas of improvement in specific math skills such as mathematical exploration and conceptual development.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaAgostinho, Clorinda Manuela Cortes, 1959-2013-02-08T15:17:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:27.548283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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