Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Tiago Morais Ribeiro de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37819
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
id RCAP_8eb3490e0994408957a22adda3e7db74
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisaçãoTonal grammar development through improvisation in classical guitar lessonsCriatividadeImprovisaçãoTonalismoGramática tonalGuitarra clássicaEnsino especializadoCreativityImprovisationTonalityTonal grammarClassical guitarSpecialized teaching78:372.878372.878:78787.61Humanidades::ArtesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da MúsicaAs competências funcionais relacionadas com a apropriação da gramática tonal são reconhecidas pelos autores de referência da pedagogia musical como decisivas na formação de um músico. Neste sentido, o presente trabalho pretende ser um contributo à investigação das vantagens e desvantagens da inclusão de novos elementos de carácter criativo no âmbito da aula de instrumento no ensino especializado da música que visem desenvolver tais competências. Para tal efeito, elaborou-se um programa de introdução à prática da improvisação rítmico-tonal constituído por dezasseis pequenas atividades que se pudessem incluir, como complemento ao currículo atual, no âmbito das aulas de guitarra clássica. Este conjunto de atividades tem como objetivo, por um lado, aprofundar o programa curricular atual segundo outras perspetivas e, por outro, desenvolver o estudo, a familiaridade e a apropriação da gramática tonal. Os resultados obtidos indicam que o programa de atividades aqui proposto se adequa satisfatoriamente à estrutura curricular da aula de guitarra clássica e que pode, de facto, servir como forma de desenvolvimento das competências referidas.Functional competencies related with the appropriation of tonal grammar are acknowledged by major authors in musical pedagogy as decisive in the training of any musician. As such, the present work is intended as a contribution to the research into the advantages and disadvantages of introducing new elements of a creative nature into instrument classes in the context of specialized music education, elements aimed at the development of such skills. For this purpose, an introductory program to the practice of tonal-rhythmic improvisation was devised, consisting of sixteen small activities that could be added to the current curriculum, in the context of classical guitar lessons. This set of activities aims, firstly, to enrich the current curriculum with a widening perspective, and secondly, to improve the study and mastery of tonal grammar. The end results suggest that the program of activities proposed here is suited to the curriculum of classical guitar class and can indeed serve as a means of developing the abovementioned skills.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoSousa, Tiago Morais Ribeiro de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/37819por201458403info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:30.271338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
Tonal grammar development through improvisation in classical guitar lessons
title Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
spellingShingle Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
Sousa, Tiago Morais Ribeiro de
Criatividade
Improvisação
Tonalismo
Gramática tonal
Guitarra clássica
Ensino especializado
Creativity
Improvisation
Tonality
Tonal grammar
Classical guitar
Specialized teaching
78:372.878
372.878:78
787.61
Humanidades::Artes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
title_full Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
title_fullStr Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
title_full_unstemmed Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
title_sort Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
author Sousa, Tiago Morais Ribeiro de
author_facet Sousa, Tiago Morais Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Tiago Morais Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Improvisação
Tonalismo
Gramática tonal
Guitarra clássica
Ensino especializado
Creativity
Improvisation
Tonality
Tonal grammar
Classical guitar
Specialized teaching
78:372.878
372.878:78
787.61
Humanidades::Artes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criatividade
Improvisação
Tonalismo
Gramática tonal
Guitarra clássica
Ensino especializado
Creativity
Improvisation
Tonality
Tonal grammar
Classical guitar
Specialized teaching
78:372.878
372.878:78
787.61
Humanidades::Artes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37819
url http://hdl.handle.net/1822/37819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201458403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132375783833600