Violência no namoro: adaptação de um programa de prevenção em jovens universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2728 |
Resumo: | O estudo da problemática da violência nas relações de namoro revela-se essencial, na medida em que as investigações já efectuadas apontam para uma prevalência significativa desta violência entre os jovens e adolescentes bem como a existência de consequências graves quer para a vítima quer para o(a) agressor(a). Devido à relevância da temática, este estudo incidiu sobre a adaptação e aplicação de um programa de prevenção da violência no namoro em jovens universitárias. O programa foi constituído por cinco sessões, que recaíram sobre diferentes áreas, desde os estereótipos de género à violência, assertividade e valores. Os principais objectivos desta investigação prenderam-se portanto com a adaptação de um programa de prevenção da violência no namoro para jovens universitárias, com a caracterização das crenças das jovens face à aceitação desta violência e com a verificação de possíveis influências do programa nestas crenças. No estudo participaram 20 jovens do ensino universitário (da licenciatura de Psicologia), do sexo feminino, solteiras e com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos. Para a obtenção dos dados foi construído um breve questionário sócio-demográfico, para permitir uma caracterização dos participantes em questão, e utilizada a Escala de Crenças sobre Violência Conjugal. A partir desta escala foi possível construir uma versão exploratória da Escala de Crenças sobre Violência no Namoro. A escala é constituída por questões do tipo Likert, que apresentam cinco valores possíveis de resposta. O estudo foi desenvolvido ao longo de diferentes fases. Num momento inicial, e após a construção do questionário e da realização de contactos com os participantes para averiguação da disponibilidade em participar no programa, existiu uma aplicação dos instrumentos (que ocorreu em contexto de sala de aula) constituindo assim o pré-teste. Após esta aplicação foi implementado o programa de prevenção, que decorreu ao longo de cinco semanas. O pós-teste foi a fase seguinte, ocorrendo um mês após a finalização do programa de prevenção da violência no namoro. Uma vez recolhidos todos os dados procedeu-se à análise estatística dos mesmos. Os resultados obtidos não indicaram a existência de diferenças significativas alcançadas com a implementação do programa, no que diz respeito às crenças dos participantes. No entanto verificou-se que, de uma forma global, a aceitação e a tolerância que as jovens apresentam da violência no namoro é reduzida. Contudo, foi possível aferir que algumas destas jovens já se sentiram vítimas de violência nos relacionamentos de namoro, o que indica a presença desta problemática neste contexto. |
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Os principais objectivos desta investigação prenderam-se portanto com a adaptação de um programa de prevenção da violência no namoro para jovens universitárias, com a caracterização das crenças das jovens face à aceitação desta violência e com a verificação de possíveis influências do programa nestas crenças. No estudo participaram 20 jovens do ensino universitário (da licenciatura de Psicologia), do sexo feminino, solteiras e com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos. Para a obtenção dos dados foi construído um breve questionário sócio-demográfico, para permitir uma caracterização dos participantes em questão, e utilizada a Escala de Crenças sobre Violência Conjugal. A partir desta escala foi possível construir uma versão exploratória da Escala de Crenças sobre Violência no Namoro. A escala é constituída por questões do tipo Likert, que apresentam cinco valores possíveis de resposta. O estudo foi desenvolvido ao longo de diferentes fases. Num momento inicial, e após a construção do questionário e da realização de contactos com os participantes para averiguação da disponibilidade em participar no programa, existiu uma aplicação dos instrumentos (que ocorreu em contexto de sala de aula) constituindo assim o pré-teste. Após esta aplicação foi implementado o programa de prevenção, que decorreu ao longo de cinco semanas. O pós-teste foi a fase seguinte, ocorrendo um mês após a finalização do programa de prevenção da violência no namoro. Uma vez recolhidos todos os dados procedeu-se à análise estatística dos mesmos. Os resultados obtidos não indicaram a existência de diferenças significativas alcançadas com a implementação do programa, no que diz respeito às crenças dos participantes. No entanto verificou-se que, de uma forma global, a aceitação e a tolerância que as jovens apresentam da violência no namoro é reduzida. Contudo, foi possível aferir que algumas destas jovens já se sentiram vítimas de violência nos relacionamentos de namoro, o que indica a presença desta problemática neste contexto.The study of dating violence is demonstrating to be essential, because researches has been indicating that the incidence of this violence is significant as well as the existence of negative consequences for both victim and aggressor. Due to the importance of the theme, this study focused on the adaptation and application of a prevention program of dating violence in female college students. The program occurred in five sessions, which comprehend different subjects, like gender stereotypes, violence, assertiveness and values. The main goals of this investigation were the adaptation of a dating violence prevention program in college students, the description of these girls’ beliefs about the approval of this violence, and also explore the possible influence of the program in these beliefs. In this study participated 20 female college students (of the Psychology degree), all of them single and with ages between 18 and 23 years old. For collect the data it was made a sociodemographic questionnaire, to allow the characterization of the participants, and used the Scale of Beliefs about Marital Violence. From this scale it was possible built an exploratory version of the Scale of Beliefs about Dating Violence. The items of the scale are Likert items and there are five possible answers. The study was developed in several phases. In the initial moment, and after the construction of the questionnaire and the contact with the participants to know which of them were available for participate in the program, the instruments were applied (during a class), which was the pretest. The next phase was the implementation of the prevention program, which occurred during five weeks. The post-test toke place one month after the end of the dating violence prevention program. Finally, and after the collection of all data we proceed to the statistic analysis of it. The results of this study indicated that there were no significant differences achieved with the prevention program, in respect to the participant’s beliefs. However the results showed, in general, that the acceptance and tolerance of the college students about dating violence is low. Though, it was possible to notice that some of the participants have felt that they have been victims of dating violence in some moment in the past, which indicates the presence of this problematic in college population.Loureiro, Manuel Joaquim da SilvauBibliorumOliveira, Joana Andrade2014-12-01T18:29:41Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:21.579879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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