Violência no Namoro: Crenças sobre violência e Empowerment em Estudantes Universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5787 |
Resumo: | O estudo da problemática da violência nas relações de namoro revela-se essencial, na medida em que as investigações já efetuadas apontam para uma prevalência significativa desta violência entre os jovens e adolescentes bem como a existência de consequências graves quer para a vítima quer para o(a) agressor(a). Os principais objetivos desta investigação prenderam-se, com a validação da Escala de Empowerment para a temática da violência no namoro e para uma população com estas características, pela validação da Escala de Crenças sobre Violência Conjugal para verificar de que forma o modelo desta escala se ajusta a esta investigação, uma vez que se trata de uma escala já muito utilizada em estudos nesta área e, por fim, avaliar se o Empowerment é preditor das Crenças sobre Violência nos estudantes universitários. No estudo participaram 442 jovens universitários de três instituições do país (Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Instituto Politécnico da Guarda). Para a obtenção dos dados foi construído um breve questionário sociodemográfico, para permitir uma caracterização dos participantes em questão, e utilizada a Escala de Crenças sobre Violência Conjugal, assim como a escala de Empowerment. Os resultados conseguidos permitem-nos concluir que as validações de ambas escalas obtiveram resultados satisfatórios, o que fornece mais resultados para futuras investigações. Estes resultados permitiram ainda verificar as dimensões de Empowerment têm efeito preditor em pelo menos uma das diferentes dimensões das Crenças sobre Violência. Apesar destes resultados serem satisfatórios revela-se importante o desenvolvimento de novas investigações dentro desta temática e, sobretudo, estudos que procurem corroborar os resultados obtidos. |
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