Integração de crianças brasileiras no primeiro ciclo do ensino básico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tourinho, Naira Cristina Barreto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18536
Resumo: A diversidade cultural foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como um patrimônio da humanidade. Vivemos em uma sociedade livre, em que o acesso à informação aproximou ainda mais as pessoas, e os fluxos migratórios têm sido frequentes, principalmente em países europeus. Portugal é um país que possui um considerável fluxo migratório e se reconhece como multicultural, tendo entre as diversas nacionalidades residentes a brasileira como a mais representativa. Devido a sua configuração multicultural, o país tem adotado uma postura de educação multicultural nos seus documentos educacionais, bem como na confecção de planos de acolhimento e integração de imigrantes. Considerando as referidas características, este estudo dissertativo buscou compreender, em seu objetivo principal, como os processos de integração de crianças brasileiras ocorrem no 1º Ciclo do Ensino Básico português. Os dados da pesquisa qualitativa, de caráter analítico e interpretativo, obtiveram-se através do inquérito por questionário e da entrevista semidiretiva realizadas com cinco professores/as que tivessem no mínimo um aluno/a brasileiro/a em sua turma, cinco mães brasileiras e cinco crianças, seus respectivos filhos. Verificou-se através do estudo que as crianças brasileiras estão integradas no sistema de ensino, embora a integração apresente caréter assimilacionista.
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