Meninos, a língua tem regras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12745 |
Resumo: | Este trabalho tem como objectivo demonstrar que os alunos do 2º ano de escolaridade conseguem ir mais além no estudo do verbo do que o actual Programa de Língua Portuguesa propõe. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa. Analisámos os actuais Programas de Língua Portuguesa do 1º, 2º e 3ºciclos e nestes fizemos a recolha de evidências relativas à abordagem do conteúdo programático: o verbo. Os dados trabalhados a nível quantitativo resultaram da realização de um teste pelos 7 alunos do 2º ano de escolaridade da escola de Torres do Mondego e pelos 72 alunos do 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Ceira. Os resultados obtidos mostram que este conteúdo programático – verbo – é perfeitamente passível de assimilação pelos alunos do 2º ano de escolaridade. Neste quadro, é recomendável o definido nos novos Programas de Português para o Ensino Básico, cuja implementação se iniciará em Setembro de 2011, isto é, o estudo do verbo distribuído pelo Plano Morfológico, Plano das Classes de Palavras e Plano Sintáctico, desde o 1º ano de escolaridade. Esta alteração prevista ao actual Programa de Língua Portuguesa, no campo do verbo, parece-nos bastante adequada. |
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Meninos, a língua tem regraso estudo do verbo no 2º ano de escolaridadeEnsino da GramáticaLíngua PortuguesaGramáticaEnsino Básico 1º CicloEste trabalho tem como objectivo demonstrar que os alunos do 2º ano de escolaridade conseguem ir mais além no estudo do verbo do que o actual Programa de Língua Portuguesa propõe. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa. Analisámos os actuais Programas de Língua Portuguesa do 1º, 2º e 3ºciclos e nestes fizemos a recolha de evidências relativas à abordagem do conteúdo programático: o verbo. Os dados trabalhados a nível quantitativo resultaram da realização de um teste pelos 7 alunos do 2º ano de escolaridade da escola de Torres do Mondego e pelos 72 alunos do 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Ceira. Os resultados obtidos mostram que este conteúdo programático – verbo – é perfeitamente passível de assimilação pelos alunos do 2º ano de escolaridade. Neste quadro, é recomendável o definido nos novos Programas de Português para o Ensino Básico, cuja implementação se iniciará em Setembro de 2011, isto é, o estudo do verbo distribuído pelo Plano Morfológico, Plano das Classes de Palavras e Plano Sintáctico, desde o 1º ano de escolaridade. Esta alteração prevista ao actual Programa de Língua Portuguesa, no campo do verbo, parece-nos bastante adequada.Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumBrito, Florinda de Jesus Martins de2016-03-30T09:39:14Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:52.416519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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