Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luísa Adriana de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13208
Resumo: Este trabalho propõe um conjunto de estratégias conducentes à otimização da aquisição de conceitos gramaticais, no 4º ano do ensino básico. A ideia surge após a verificação de algumas lacunas gramaticais existentes no manual escolar em uso. Os materiais didáticos produzidos estão, assim, adequados à metodologia de ensino da gramática, e de acordo com as orientações curriculares para o Português. Numa primeira parte, faço o enquadramento teórico através da revisão da literatura sobre o conceito do material didático e a importância dos manuais escolares. Procedo, também, à análise de um manual escolar, e apresento a importância do estudo da gramática neste ciclo de ensino. Numa segunda parte, exponho a metodologia do projeto, defino os objetivos, e proponho uma bateria de exercícios gramaticais. Por último, são apresentadas algumas conclusões alusivas ao estudo efetuado. Neste sentido, procurei demonstrar ser possível e desejável elaborar materiais didáticos para os alunos, tornando evidente que a temática desenvolvida é deveras relevante e que contribui para a promoção do sucesso nas aulas de português.
id RCAP_beb1ba177d8092a82868c9e9f2fdccae
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básicoGramáticaEnsino da GramáticaLíngua PortuguesaEnsino Básico 1º CicloEste trabalho propõe um conjunto de estratégias conducentes à otimização da aquisição de conceitos gramaticais, no 4º ano do ensino básico. A ideia surge após a verificação de algumas lacunas gramaticais existentes no manual escolar em uso. Os materiais didáticos produzidos estão, assim, adequados à metodologia de ensino da gramática, e de acordo com as orientações curriculares para o Português. Numa primeira parte, faço o enquadramento teórico através da revisão da literatura sobre o conceito do material didático e a importância dos manuais escolares. Procedo, também, à análise de um manual escolar, e apresento a importância do estudo da gramática neste ciclo de ensino. Numa segunda parte, exponho a metodologia do projeto, defino os objetivos, e proponho uma bateria de exercícios gramaticais. Por último, são apresentadas algumas conclusões alusivas ao estudo efetuado. Neste sentido, procurei demonstrar ser possível e desejável elaborar materiais didáticos para os alunos, tornando evidente que a temática desenvolvida é deveras relevante e que contribui para a promoção do sucesso nas aulas de português.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumMarques, Luísa Adriana de Oliveira2016-04-18T13:50:26Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13208201334755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:01.437726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico
title Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico
spellingShingle Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico
Marques, Luísa Adriana de Oliveira
Gramática
Ensino da Gramática
Língua Portuguesa
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico
title_full Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico
title_fullStr Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico
title_sort Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico
author Marques, Luísa Adriana de Oliveira
author_facet Marques, Luísa Adriana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luísa Adriana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Ensino da Gramática
Língua Portuguesa
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Gramática
Ensino da Gramática
Língua Portuguesa
Ensino Básico 1º Ciclo
description Este trabalho propõe um conjunto de estratégias conducentes à otimização da aquisição de conceitos gramaticais, no 4º ano do ensino básico. A ideia surge após a verificação de algumas lacunas gramaticais existentes no manual escolar em uso. Os materiais didáticos produzidos estão, assim, adequados à metodologia de ensino da gramática, e de acordo com as orientações curriculares para o Português. Numa primeira parte, faço o enquadramento teórico através da revisão da literatura sobre o conceito do material didático e a importância dos manuais escolares. Procedo, também, à análise de um manual escolar, e apresento a importância do estudo da gramática neste ciclo de ensino. Numa segunda parte, exponho a metodologia do projeto, defino os objetivos, e proponho uma bateria de exercícios gramaticais. Por último, são apresentadas algumas conclusões alusivas ao estudo efetuado. Neste sentido, procurei demonstrar ser possível e desejável elaborar materiais didáticos para os alunos, tornando evidente que a temática desenvolvida é deveras relevante e que contribui para a promoção do sucesso nas aulas de português.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-18T13:50:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13208
201334755
url http://hdl.handle.net/10400.26/13208
identifier_str_mv 201334755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015128879104