Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13208 |
Resumo: | Este trabalho propõe um conjunto de estratégias conducentes à otimização da aquisição de conceitos gramaticais, no 4º ano do ensino básico. A ideia surge após a verificação de algumas lacunas gramaticais existentes no manual escolar em uso. Os materiais didáticos produzidos estão, assim, adequados à metodologia de ensino da gramática, e de acordo com as orientações curriculares para o Português. Numa primeira parte, faço o enquadramento teórico através da revisão da literatura sobre o conceito do material didático e a importância dos manuais escolares. Procedo, também, à análise de um manual escolar, e apresento a importância do estudo da gramática neste ciclo de ensino. Numa segunda parte, exponho a metodologia do projeto, defino os objetivos, e proponho uma bateria de exercícios gramaticais. Por último, são apresentadas algumas conclusões alusivas ao estudo efetuado. Neste sentido, procurei demonstrar ser possível e desejável elaborar materiais didáticos para os alunos, tornando evidente que a temática desenvolvida é deveras relevante e que contribui para a promoção do sucesso nas aulas de português. |
id |
RCAP_beb1ba177d8092a82868c9e9f2fdccae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básicoGramáticaEnsino da GramáticaLíngua PortuguesaEnsino Básico 1º CicloEste trabalho propõe um conjunto de estratégias conducentes à otimização da aquisição de conceitos gramaticais, no 4º ano do ensino básico. A ideia surge após a verificação de algumas lacunas gramaticais existentes no manual escolar em uso. Os materiais didáticos produzidos estão, assim, adequados à metodologia de ensino da gramática, e de acordo com as orientações curriculares para o Português. Numa primeira parte, faço o enquadramento teórico através da revisão da literatura sobre o conceito do material didático e a importância dos manuais escolares. Procedo, também, à análise de um manual escolar, e apresento a importância do estudo da gramática neste ciclo de ensino. Numa segunda parte, exponho a metodologia do projeto, defino os objetivos, e proponho uma bateria de exercícios gramaticais. Por último, são apresentadas algumas conclusões alusivas ao estudo efetuado. Neste sentido, procurei demonstrar ser possível e desejável elaborar materiais didáticos para os alunos, tornando evidente que a temática desenvolvida é deveras relevante e que contribui para a promoção do sucesso nas aulas de português.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumMarques, Luísa Adriana de Oliveira2016-04-18T13:50:26Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13208201334755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:01.437726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico |
title |
Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico |
spellingShingle |
Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico Marques, Luísa Adriana de Oliveira Gramática Ensino da Gramática Língua Portuguesa Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico |
title_full |
Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico |
title_fullStr |
Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico |
title_sort |
Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico |
author |
Marques, Luísa Adriana de Oliveira |
author_facet |
Marques, Luísa Adriana de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Luísa Adriana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Ensino da Gramática Língua Portuguesa Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Gramática Ensino da Gramática Língua Portuguesa Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
Este trabalho propõe um conjunto de estratégias conducentes à otimização da aquisição de conceitos gramaticais, no 4º ano do ensino básico. A ideia surge após a verificação de algumas lacunas gramaticais existentes no manual escolar em uso. Os materiais didáticos produzidos estão, assim, adequados à metodologia de ensino da gramática, e de acordo com as orientações curriculares para o Português. Numa primeira parte, faço o enquadramento teórico através da revisão da literatura sobre o conceito do material didático e a importância dos manuais escolares. Procedo, também, à análise de um manual escolar, e apresento a importância do estudo da gramática neste ciclo de ensino. Numa segunda parte, exponho a metodologia do projeto, defino os objetivos, e proponho uma bateria de exercícios gramaticais. Por último, são apresentadas algumas conclusões alusivas ao estudo efetuado. Neste sentido, procurei demonstrar ser possível e desejável elaborar materiais didáticos para os alunos, tornando evidente que a temática desenvolvida é deveras relevante e que contribui para a promoção do sucesso nas aulas de português. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-18T13:50:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13208 201334755 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13208 |
identifier_str_mv |
201334755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015128879104 |