How to effectively use interactivity to improve visual analysis and communication in groups of novices or experts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Maria do Mar Guiod de Castro Couto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/103109
Resumo: Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
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spelling How to effectively use interactivity to improve visual analysis and communication in groups of novices or expertsVisualização de dadosInteratividadeEspecialistasNovatosRShinyData visualizationInteractivityExpertsNovicesProject Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business IntelligenceConseguir passar um ponto de vista claro através da visualização de dados é um dos principais objetivos das organizações dos dias de hoje. O principal objetivo deste projeto foi perceber qual a melhor maneira de utilizar interatividade em diferentes tipos de indivíduos, especialistas e novatos, e descobrir as principais diferenças entre os dois grupos. Isto foi feito através da criação de um protótipo com diversas visualizações interativas, onde em cada uma delas foram utilizadas diferentes técnicas de visualização e interatividade. Após a sua criação, seguiu-se a validação de cada uma delas, de modo a chegar a conclusões sobre os melhores métodos a utilizar para melhorar a análise e comunicação da informação, para os diferentes grupos de indivíduos. O desenvolvimento do protótipo foi realizado com o software R, mais especificamente o pacote Shiny. O estudo contribuiu com uma metodologia para avaliar as diferenças entre grupos de especialistas e de novatos, relativamente ao protótipo de visualização que foi validado recorrendo a 6 medidas quantitativas e qualitativas. Utilizando um teste ANOVA de fator único foi possível concluir que em relação às medidas quantitativas não foram encontradas diferenças com significância estatística e em relação às medidas qualitativas a única medida que mostrou diferenças com significância estatística entre ambos os grupos foi o nível de interação (engagement). Isto significa que esta é a única métrica possível de melhorar para diminuir as diferenças entre ambos os grupos. Em relação às visualizações ambos os grupos, concordaram que as melhores foram o mapa de calor (heatmap) e o gráfico de barras e as piores visualizações foram o mapa coropleto e o gráfico de barras empilhadas. Houve, no entanto, diferenças entre a forma como os diferentes grupos interagiram com os componentes. Por exemplo, a select box foi uma melhor opção para o grupo de novatos, enquanto que a radio box foi a melhor para o grupo de especialistas. Os tooltips e o slider foram adequados para os dois tipos de indivíduos. Também foi comprovado que o pacote Shiny é uma ferramenta capaz de criar visualizações interativas eficazes para diferentes tipos de indivíduos uma vez que, em média, os participantes obtiveram ótimos resultados utilizando medidas qualitativas ou quantitativas. Os resultados deste estudo, permitirão às organizações a adaptação eficiente das suas visualizações a diferentes tipos de audiência.Getting a clear point of view through data visualization is one of the main goals of todays’ organizations. The main objective of this project was to understand the most efficient way to use interactivity in different groups of individuals, experts and novices, and to discover the main differences between these two groups. This was achieved through the creation of a prototype with several interactive visualizations, where in each of them different visualizations and interaction techniques were used. After the creation of the prototype, the next step was the validation of each one of them to reach conclusions on what are the most effective means to improve visual analysis and communication, in different groups of individuals. The development of the prototype was done using the R software, and most specifically the Shiny package. This study contributed with a methodology to evaluate the differences between experts and novices, using the visualization prototype that was validated with 6 quantitative and qualitative metrics. Using an ANOVA single factor test it was possible to conclude that regarding the quantitative measures no statistically significant differences were found. However, regarding the qualitative measures the only measure that had statistically significant differences between both groups was the engagement measure. This means that this is the only metric where results can be improved in order to close the gap between the group of experts and novices. Regarding the visualizations, both groups agreed that the best visualizations were the heatmap and the bar chart and the worst visualizations were the choropleth map and the stacked bar chart. Nevertheless, there were differences between how the different groups interacted with the components. For example, the select box was a better option for the novice’s group, while the radio box was the best for the expert’s group. The tooltips and the slider are adequate for both types of individuals. It was also proved that the Shiny package is a tool that is capable of creating effective interactive visualizations for different types of individuals, since that on average the participants obtained great results using qualitative or quantitative measures. The results of this study will allow organizations to efficiently adapt their visualizations to different types of audiences.Cabral, Pedro da Costa BritoRUNViana, Maria do Mar Guiod de Castro Couto2020-08-31T18:42:42Z2020-07-222020-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/103109TID:202512045enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:48:34Zoai:run.unl.pt:10362/103109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:48.466059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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