A influência do autoconceito, do sentido de comunidade e da decisão vocacional no discernimento vocacional dos jovens seminaristas da Região Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Rita Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20912
Resumo: O presente estudo apresenta como objetivo a descrição e exploração de algumas caraterísticas desenvolvimentais e vocacionais dos seminaristas que se encontram no final do seminário menor, assim como no início do maior. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a influência do autoconceito e do sentido de comunidade na decisão vocacional destes mesmos alunos. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 31 sujeitos, tendo sido aplicado o Questionário Sociodemográfico, elaborado para o efeito, o Self Descripton Questionnaire III (Marsh & O'Niell, 1984 adaptado por Faria & Fontaine, 1992) para avaliar o autoconceito, a Brief Sense of Community Scale (BSCS) (Peterson, Speer & McMillan, 2008 adaptada por Marante & Lind 2010). para avaliar o sentido de comunidade e, por fim a Career Decison Scale (Osipow, Carney, Winer, Yanico & Koshier, 1987, 1976 adaptada por Taveira, 1997) para avaliar a decisão vocacional. Os resultados obtidos indicaram que quanto maior o autoconceito apresentado pelos alunos seminaristas, mais decididos estes se encontravam no que respeita à decisão pelo sacerdócio. Estes resultados vão ao encontro de resultados anteriores, de estudos que não foram desenvolvidos com esta população, reforçando assim que, concretamente no contexto de seminário, se deverá continuar a promover o autoconceito e a tomada de decisão vocacional consciente e integrada, tendo por base todas as implicações subjacentes à opção sacerdotal. No que diz respeito ao sentido de comunidade, verificou-se uma correlação significativa entre a escolaridade do pai e o total da escala, que indica que quanto maior for a escolaridade do pai, maior será o sentido de comunidade do aluno seminarista, reforçando neste sentido a importância da intervenção psicológica com as famílias destes alunos. Por outro lado, quanto à (in)decisão vocacional, pode concluir-se que os seminaristas apresentam um nível de decisão relativamente baixo e, por sua vez o nível da indecisão destes jovens face ao seu projeto vocacional é elevado. Estes resultados alertam para a importância da intervenção psicológica no contexto de seminário.
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Para tal, recorreu-se a uma amostra de 31 sujeitos, tendo sido aplicado o Questionário Sociodemográfico, elaborado para o efeito, o Self Descripton Questionnaire III (Marsh & O'Niell, 1984 adaptado por Faria & Fontaine, 1992) para avaliar o autoconceito, a Brief Sense of Community Scale (BSCS) (Peterson, Speer & McMillan, 2008 adaptada por Marante & Lind 2010). para avaliar o sentido de comunidade e, por fim a Career Decison Scale (Osipow, Carney, Winer, Yanico & Koshier, 1987, 1976 adaptada por Taveira, 1997) para avaliar a decisão vocacional. Os resultados obtidos indicaram que quanto maior o autoconceito apresentado pelos alunos seminaristas, mais decididos estes se encontravam no que respeita à decisão pelo sacerdócio. Estes resultados vão ao encontro de resultados anteriores, de estudos que não foram desenvolvidos com esta população, reforçando assim que, concretamente no contexto de seminário, se deverá continuar a promover o autoconceito e a tomada de decisão vocacional consciente e integrada, tendo por base todas as implicações subjacentes à opção sacerdotal. No que diz respeito ao sentido de comunidade, verificou-se uma correlação significativa entre a escolaridade do pai e o total da escala, que indica que quanto maior for a escolaridade do pai, maior será o sentido de comunidade do aluno seminarista, reforçando neste sentido a importância da intervenção psicológica com as famílias destes alunos. Por outro lado, quanto à (in)decisão vocacional, pode concluir-se que os seminaristas apresentam um nível de decisão relativamente baixo e, por sua vez o nível da indecisão destes jovens face ao seu projeto vocacional é elevado. Estes resultados alertam para a importância da intervenção psicológica no contexto de seminário.This study aims to describe and explore some developmental and vocational characteristics of seminarians who are at the end of the minor seminary or in the beginning of the major. More specifically, we intended to analyze the influence of the self-concept and the sense of community in the vocational decision of these students. To do this, we used a sample of 31 individuals and applied the socio demographic questionnaire prepared for this purpose, the Self Description Questionnaire III (Marsh & O'Niell 1984 adapted by Faria & Fontaine, 1992) to assess the self-concept, the Brief Sense of Community Scale (BSCS) (Peterson, Speer & McMillan, 2008 adapted by Marante & Lind 2010) to assess the sense of community and finally the Career Decision Scale (Osipow, Carney, Winer, Yanico & Koshier, 1987, 1976 adapted by Taveira, 1997) to assess the vocational decision. The results indicated that the higher the self-concept presented by the seminary students, the more determined they were with their option for priesthood. These results are consistent with previous results from studies which were not developed with this population, thus reinforcing the idea that, in the seminary context, the self-concept and the making of conscious and integrated vocational decision should be promoted, based on all the implications underlying the priestly option. In relation to the sense of community, there was a significant correlation between the qualifications of the father and the total scale, indicating that the higher the father's education, the greater the sense of community of the seminary students, supporting the importance of psychological intervention with the families of these students. On the other hand, regarding the vocational (in)decision, it can be concluded that the seminarians have a relatively low level of decision making, whereas the level of indecision these young people face at their vocational project is high. These results highlight the importance of psychological intervention in the seminary context.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Ana Rita Vieira2016-10-24T14:08:01Z2015-07-2320152015-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20912TID:201683601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-30T01:35:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:19.048552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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