Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grácio, Luísa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cid, Marilia, Chaleta, Elisa, Fialho, Isabel, Candeias, Adelinda, Saragoça, Maria José, Rosário, Cristina, Cruz, Vitor, Rebelo, Nicole, Dias, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4314
Resumo: Resumo As práticas educativas inclusivas continuam a constituir um desafio no quotidiano das escolas europeias, volvidas quase duas décadas sobre a Declaração de Salamanca. Professores, pais e educadores em geral questionam-se diariamente sobre como promover práticas educativas mais inclusivas. É neste contexto que a Comissão Europeia, no âmbito do Programa Comenius, continua a privilegiar projectos com tal intuito, como é o caso do projecto que ora apresentamos. O Projecto DISTINC (Developing an In-Service Training for Inclusive Classroom Practices) é um consórcio de 6 parceiros em 5 países: Turquia, Polónia, Bélgica, Reino Unido e Portugal. É um projecto COMENIUS apoiado pela Comissão Europeia. O projecto dirige-se a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela sua posição privilegiada como agentes de inclusão, na medida em que trabalham com crianças com diferentes necessidades, incluindo crianças com Necessidades Educativas Especiais. São objectivos do projecto, numa primeira fase, determinar as necessidades actuais e específicas, os conhecimentos, competências, atitudes e percepções de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, relativamente a práticas inclusivas relacionadas com a aprendizagem de uma ampla variedade de crianças com diferentes necessidades. Numa segunda fase será desenvolvida uma Acção de Formação constituída por múltiplos módulos de formação contínua sobre boas práticas inclusivas em diversos domínios da aprendizagem. Nesta comunicação é apresentado o projecto, os seus objectivos e actividades. Abstract Almost two decades after the Declaration of Salamanca, inclusive educational practices still remain a challenge in European schools. Teachers, parents and educators wonder how to promote more inclusive educational practices. In this context, the European Commission through the Comenius Programme continues to favor projects with such problematic, as is the case of the present one. The DISTINC Project (Developing an In-Service Training for Inclusive Classroom Practices) is a consortium of five partners in five countries: Turkey, Poland, Belgium, United Kingdom and Portugal. It is a COMENIUS project supported by the European Commission. The project is aimed at Basic Education First Cycle teachers, for its privileged position as agents of inclusion on children with different needs, including children with Special Educational Needs (SEN). Initially, the objectives of the project are to determine current needs and specific knowledge, skills, attitudes and perceptions of Basic Education First Cycle teachers with regard to inclusive practices related to the process of learning of a wide variety of children with different needs. In a second phase a training program with multiple modules based on good inclusive practices in various fields of learning will be developed. In this paper we present the project, its objectives and activities.
id RCAP_2f1c669dfa96bd96fc1132f2be1f6e7e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom PracticesPROJECTO DISTINC – DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA PRÁTICAS DE SALA DE AULA INCLUSIVASDISTINCProjectoCOMENIUSInclusãoProfessores1º CicloFormaçãoResumo As práticas educativas inclusivas continuam a constituir um desafio no quotidiano das escolas europeias, volvidas quase duas décadas sobre a Declaração de Salamanca. Professores, pais e educadores em geral questionam-se diariamente sobre como promover práticas educativas mais inclusivas. É neste contexto que a Comissão Europeia, no âmbito do Programa Comenius, continua a privilegiar projectos com tal intuito, como é o caso do projecto que ora apresentamos. O Projecto DISTINC (Developing an In-Service Training for Inclusive Classroom Practices) é um consórcio de 6 parceiros em 5 países: Turquia, Polónia, Bélgica, Reino Unido e Portugal. É um projecto COMENIUS apoiado pela Comissão Europeia. O projecto dirige-se a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela sua posição privilegiada como agentes de inclusão, na medida em que trabalham com crianças com diferentes necessidades, incluindo crianças com Necessidades Educativas Especiais. São objectivos do projecto, numa primeira fase, determinar as necessidades actuais e específicas, os conhecimentos, competências, atitudes e percepções de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, relativamente a práticas inclusivas relacionadas com a aprendizagem de uma ampla variedade de crianças com diferentes necessidades. Numa segunda fase será desenvolvida uma Acção de Formação constituída por múltiplos módulos de formação contínua sobre boas práticas inclusivas em diversos domínios da aprendizagem. Nesta comunicação é apresentado o projecto, os seus objectivos e actividades. Abstract Almost two decades after the Declaration of Salamanca, inclusive educational practices still remain a challenge in European schools. Teachers, parents and educators wonder how to promote more inclusive educational practices. In this context, the European Commission through the Comenius Programme continues to favor projects with such problematic, as is the case of the present one. The DISTINC Project (Developing an In-Service Training for Inclusive Classroom Practices) is a consortium of five partners in five countries: Turkey, Poland, Belgium, United Kingdom and Portugal. It is a COMENIUS project supported by the European Commission. The project is aimed at Basic Education First Cycle teachers, for its privileged position as agents of inclusion on children with different needs, including children with Special Educational Needs (SEN). Initially, the objectives of the project are to determine current needs and specific knowledge, skills, attitudes and perceptions of Basic Education First Cycle teachers with regard to inclusive practices related to the process of learning of a wide variety of children with different needs. In a second phase a training program with multiple modules based on good inclusive practices in various fields of learning will be developed. In this paper we present the project, its objectives and activities.CIEP/DP - UE2012-01-27T11:10:54Z2012-01-272011-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4314http://hdl.handle.net/10174/4314por• Grácio, L., Cid, M. ;Chaleta, L. , Fialho, I.; Candeias, A., Saragoça, M.J.; Rosário, A.C.; Cruz, V. ; Rebelo, N. & Dias, C (2011). Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices. In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. 14-15 November 2011. Évora: Universidade de Évora: Escola de Ciências Sociais /CIEP (CD-ROM). ISBN: 978-989-8339-11-9.978-989-8339-11-9.PEDmlg@uevora.ptcid@uevora.ptmec@uevora.ptifialho@uevora.ptaac@uevora.ptndndndndnd681Grácio, LuísaCid, MariliaChaleta, ElisaFialho, IsabelCandeias, AdelindaSaragoça, Maria JoséRosário, CristinaCruz, VitorRebelo, NicoleDias, Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:29.192422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices
PROJECTO DISTINC – DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA PRÁTICAS DE SALA DE AULA INCLUSIVAS
title Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices
spellingShingle Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices
Grácio, Luísa
DISTINC
Projecto
COMENIUS
Inclusão
Professores1º Ciclo
Formação
title_short Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices
title_full Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices
title_fullStr Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices
title_full_unstemmed Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices
title_sort Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices
author Grácio, Luísa
author_facet Grácio, Luísa
Cid, Marilia
Chaleta, Elisa
Fialho, Isabel
Candeias, Adelinda
Saragoça, Maria José
Rosário, Cristina
Cruz, Vitor
Rebelo, Nicole
Dias, Catarina
author_role author
author2 Cid, Marilia
Chaleta, Elisa
Fialho, Isabel
Candeias, Adelinda
Saragoça, Maria José
Rosário, Cristina
Cruz, Vitor
Rebelo, Nicole
Dias, Catarina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grácio, Luísa
Cid, Marilia
Chaleta, Elisa
Fialho, Isabel
Candeias, Adelinda
Saragoça, Maria José
Rosário, Cristina
Cruz, Vitor
Rebelo, Nicole
Dias, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv DISTINC
Projecto
COMENIUS
Inclusão
Professores1º Ciclo
Formação
topic DISTINC
Projecto
COMENIUS
Inclusão
Professores1º Ciclo
Formação
description Resumo As práticas educativas inclusivas continuam a constituir um desafio no quotidiano das escolas europeias, volvidas quase duas décadas sobre a Declaração de Salamanca. Professores, pais e educadores em geral questionam-se diariamente sobre como promover práticas educativas mais inclusivas. É neste contexto que a Comissão Europeia, no âmbito do Programa Comenius, continua a privilegiar projectos com tal intuito, como é o caso do projecto que ora apresentamos. O Projecto DISTINC (Developing an In-Service Training for Inclusive Classroom Practices) é um consórcio de 6 parceiros em 5 países: Turquia, Polónia, Bélgica, Reino Unido e Portugal. É um projecto COMENIUS apoiado pela Comissão Europeia. O projecto dirige-se a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela sua posição privilegiada como agentes de inclusão, na medida em que trabalham com crianças com diferentes necessidades, incluindo crianças com Necessidades Educativas Especiais. São objectivos do projecto, numa primeira fase, determinar as necessidades actuais e específicas, os conhecimentos, competências, atitudes e percepções de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, relativamente a práticas inclusivas relacionadas com a aprendizagem de uma ampla variedade de crianças com diferentes necessidades. Numa segunda fase será desenvolvida uma Acção de Formação constituída por múltiplos módulos de formação contínua sobre boas práticas inclusivas em diversos domínios da aprendizagem. Nesta comunicação é apresentado o projecto, os seus objectivos e actividades. Abstract Almost two decades after the Declaration of Salamanca, inclusive educational practices still remain a challenge in European schools. Teachers, parents and educators wonder how to promote more inclusive educational practices. In this context, the European Commission through the Comenius Programme continues to favor projects with such problematic, as is the case of the present one. The DISTINC Project (Developing an In-Service Training for Inclusive Classroom Practices) is a consortium of five partners in five countries: Turkey, Poland, Belgium, United Kingdom and Portugal. It is a COMENIUS project supported by the European Commission. The project is aimed at Basic Education First Cycle teachers, for its privileged position as agents of inclusion on children with different needs, including children with Special Educational Needs (SEN). Initially, the objectives of the project are to determine current needs and specific knowledge, skills, attitudes and perceptions of Basic Education First Cycle teachers with regard to inclusive practices related to the process of learning of a wide variety of children with different needs. In a second phase a training program with multiple modules based on good inclusive practices in various fields of learning will be developed. In this paper we present the project, its objectives and activities.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01T00:00:00Z
2012-01-27T11:10:54Z
2012-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4314
http://hdl.handle.net/10174/4314
url http://hdl.handle.net/10174/4314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv • Grácio, L., Cid, M. ;Chaleta, L. , Fialho, I.; Candeias, A., Saragoça, M.J.; Rosário, A.C.; Cruz, V. ; Rebelo, N. & Dias, C (2011). Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices. In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. 14-15 November 2011. Évora: Universidade de Évora: Escola de Ciências Sociais /CIEP (CD-ROM). ISBN: 978-989-8339-11-9.
978-989-8339-11-9.
PED
mlg@uevora.pt
cid@uevora.pt
mec@uevora.pt
ifialho@uevora.pt
aac@uevora.pt
nd
nd
nd
nd
nd
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CIEP/DP - UE
publisher.none.fl_str_mv CIEP/DP - UE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552839087489024