Um tesouro a descobrir: ser professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Catarina Couto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8930
Resumo: O relatório de estágio surge da unidade curricular: Integração Curricular: Prática Pedagógica e Relatório de Estágio que faz parte do plano educativo do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este apresentará, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso palmilhado pela professora estagiária, sendo que este foi essencial para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. Este caminho fez-se pelo abraço caloroso de dois lugares de delícias: EB2/3 Pêro Vaz de Caminha e EB1 da Azenha. A prática educativa supervisionada enlaçou diferentes momentos: a observação, cooperação, intervenção e reflexão, inspirados na investigação-ação, com o objetivo primordial de fazer pensar, entreolhar e melhorar as práticas, por forma a, ao mesmo tempo que aprendeu a ensinar, preparar cada estudante a “conquistar” o mundo. A professora estagiária foi guiada pelo processo de supervisão que lhe proporcionou caminhos de aprendizagem, através da mobilização de um caleidoscópio. Este permitiu-lhe moldar-se, levando-a a procurar reinventar o amanhã. A colaboração com o par pedagógico ofereceu-lhe a partilha de angústias, alegrias e reflexões que a fizeram crescer. Assim, o relatório de estágio revelará singularidades construídas ao longo do percurso formativo, durante o qual a futura professora assumiu uma atitude investigativa em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional. As experiências, as dificuldades sentidas e os obstáculos ultrapassados reforçam a ideia de que o processo de formação será sempre ávido de uma permanente atualização. Tudo isto possibilitou a conquista de um sonho: Ser Professora Inspiradora
id RCAP_2f205d460bed4096eab30418454e70b8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um tesouro a descobrir: ser professorRelatório de EstágioColaboraçãoPrática educativaReflexãoSupervisãoCollaborationEducational practiceReflectionSupervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio surge da unidade curricular: Integração Curricular: Prática Pedagógica e Relatório de Estágio que faz parte do plano educativo do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este apresentará, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso palmilhado pela professora estagiária, sendo que este foi essencial para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. Este caminho fez-se pelo abraço caloroso de dois lugares de delícias: EB2/3 Pêro Vaz de Caminha e EB1 da Azenha. A prática educativa supervisionada enlaçou diferentes momentos: a observação, cooperação, intervenção e reflexão, inspirados na investigação-ação, com o objetivo primordial de fazer pensar, entreolhar e melhorar as práticas, por forma a, ao mesmo tempo que aprendeu a ensinar, preparar cada estudante a “conquistar” o mundo. A professora estagiária foi guiada pelo processo de supervisão que lhe proporcionou caminhos de aprendizagem, através da mobilização de um caleidoscópio. Este permitiu-lhe moldar-se, levando-a a procurar reinventar o amanhã. A colaboração com o par pedagógico ofereceu-lhe a partilha de angústias, alegrias e reflexões que a fizeram crescer. Assim, o relatório de estágio revelará singularidades construídas ao longo do percurso formativo, durante o qual a futura professora assumiu uma atitude investigativa em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional. As experiências, as dificuldades sentidas e os obstáculos ultrapassados reforçam a ideia de que o processo de formação será sempre ávido de uma permanente atualização. Tudo isto possibilitou a conquista de um sonho: Ser Professora InspiradoraThe internship report arises from curricular unity: Curriculum Integration: Teaching Practice and Training Report that is part of the educational plan of the 2nd year of the Master degree in elementary and middle school education. This will present, from a critical and reflective perspective, the whole trodden path by the trainee teacher, and how this experience was essential to their personal, social and professional development. This path was made by the warm embrace of two places of delights: EB2 / 3 Pêro Vaz de Caminha and EB1 da Azenha. Supervised educational practice laced different moments: observation, cooperation, action and reflection, inspired by action research, with the primary objective to make think, look at each other and improve practices in order to aim, at the same time, the knowledge of how to teach and prepare each student to "conquer" the world. The trainee teacher was guided by supervisory process that afforded her learning paths through the mobilization of a kaleidoscope. This allowed her to shape up, leading her to seek the reinvention of tomorrow. The collaboration with the pedagogical couple offered her sharing anxieties, joys and reflections that helped in the growing process. Therefore, the internship report will reveal singularities constructed along the formative way, during which, the future teacher took an investigative attitude towards challenges, processes and performances of the daily professional routine. The experiences, the encountered difficulties and the overcome obstacles reinforce the idea that the training process will be always eager for a permanent update. All of this enabled the achievement of a dream: Being an Inspiring Teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Ana Catarina Couto2016-12-21T11:49:52Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8930TID:201484056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:37.034501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um tesouro a descobrir: ser professor
Relatório de Estágio
title Um tesouro a descobrir: ser professor
spellingShingle Um tesouro a descobrir: ser professor
Ferreira, Ana Catarina Couto
Colaboração
Prática educativa
Reflexão
Supervisão
Collaboration
Educational practice
Reflection
Supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Um tesouro a descobrir: ser professor
title_full Um tesouro a descobrir: ser professor
title_fullStr Um tesouro a descobrir: ser professor
title_full_unstemmed Um tesouro a descobrir: ser professor
title_sort Um tesouro a descobrir: ser professor
author Ferreira, Ana Catarina Couto
author_facet Ferreira, Ana Catarina Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Catarina Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração
Prática educativa
Reflexão
Supervisão
Collaboration
Educational practice
Reflection
Supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Colaboração
Prática educativa
Reflexão
Supervisão
Collaboration
Educational practice
Reflection
Supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio surge da unidade curricular: Integração Curricular: Prática Pedagógica e Relatório de Estágio que faz parte do plano educativo do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este apresentará, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso palmilhado pela professora estagiária, sendo que este foi essencial para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. Este caminho fez-se pelo abraço caloroso de dois lugares de delícias: EB2/3 Pêro Vaz de Caminha e EB1 da Azenha. A prática educativa supervisionada enlaçou diferentes momentos: a observação, cooperação, intervenção e reflexão, inspirados na investigação-ação, com o objetivo primordial de fazer pensar, entreolhar e melhorar as práticas, por forma a, ao mesmo tempo que aprendeu a ensinar, preparar cada estudante a “conquistar” o mundo. A professora estagiária foi guiada pelo processo de supervisão que lhe proporcionou caminhos de aprendizagem, através da mobilização de um caleidoscópio. Este permitiu-lhe moldar-se, levando-a a procurar reinventar o amanhã. A colaboração com o par pedagógico ofereceu-lhe a partilha de angústias, alegrias e reflexões que a fizeram crescer. Assim, o relatório de estágio revelará singularidades construídas ao longo do percurso formativo, durante o qual a futura professora assumiu uma atitude investigativa em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional. As experiências, as dificuldades sentidas e os obstáculos ultrapassados reforçam a ideia de que o processo de formação será sempre ávido de uma permanente atualização. Tudo isto possibilitou a conquista de um sonho: Ser Professora Inspiradora
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-21T11:49:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8930
TID:201484056
url http://hdl.handle.net/10400.22/8930
identifier_str_mv TID:201484056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391889244160