Plano de social media marketing para o Millennium BCP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita Martins dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19383
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_2f3a21db4cfcd0684da8e45bf109bb21
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de social media marketing para o Millennium BCPSocial Media MarketingPlano de Social MediaRedes Sociais OnlineMillennium bcpSocial Media PlanOnline Social NetworkingMestrado em MarketingOs Social Media têm ganho um papel fundamental nas estratégias de comunicação das organizações, tornando-se essencial que, para um bom aproveitamento destas plataformas, se estabeleça um plano, tendo em vista o aumento do sucesso da empresa em causa. Tendo como objeto de estudo uma instituição bancária de grande relevo no panorama económico-financeiro português, o Millennium bcp e tendo como base o modelo conceptual proposto por Barker et al. (2013), designado de "Social Media Planning Cycle", foi desenvolvido o seguinte Plano de Social Media. Na elaboração deste plano, foi efetuada uma recolha de dados primária, com o intuito de aferir o contexto em que surge, seguida da realização de uma entrevista semiestruturada. Recorreu-se ainda à técnica de análise de conteúdo tendo em vista a avaliação e caracterização do que já é realizado neste âmbito pela organização, bem como pelos seus concorrentes do setor bancário. Tendo por base o conceito de aproveitamento de oportunidades e de melhoria, definiram-se objetivos, estratégias, mercados alvo e ferramentas a implementar para cada uma das plataformas de Social Media em que o Millennium bcp tem presença. Ao longo deste plano, procura-se assim, apresentar um plano exequível, com base numa análise geral do contexto, de forma a lançar as bases de uma futura estratégia de Social Media aplicável no ano de 2020, tendo como base o reforço da presença digital do Millennium bcp.The role of Social Media has been improving the communication strategies of organizations, being essential to formulate a plan to make the best use out of these platforms, contributing for the success of such companies. The object of study, Millennium bcp, is a Portuguese commercial bank of great importance to the Portuguese economy. In this study the conceptual model proposed by Barker et al. (2013),"Social Media Planning Cycle", was used to create the proposed Social Media Plan. In the development of this social plan, primary data was collected in order to assess the context in which it arises, followed by a semi-structured interview. A technique of content analysis was also applied to evaluate and characterize the current approached used by the organization in this area, as well as by its competitors in the banking sector. Based on the concept of opportunity advantage, objectives, strategies, target markets and tools were defined in order to implement the proposed strategy in each of the Social Media platforms in which Millennium bcp has a presence. Throughout this work, we seek to present a workable plan, based on a general context analysis in order to lay the basis for a future Social Media strategy applicable in the year 2020, based on the reinforcement of Millennium bcp's digital presence.Instituto Superior de Economia e GestãoChagas, José TrindadeRepositório da Universidade de LisboaSilva, Rita Martins dos Santos2020-01-22T10:48:41Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19383porSilva, Rita Martins dos Santos (2019). "Plano de social media marketing para o Millennium BCP". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:17.048054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de social media marketing para o Millennium BCP
title Plano de social media marketing para o Millennium BCP
spellingShingle Plano de social media marketing para o Millennium BCP
Silva, Rita Martins dos Santos
Social Media Marketing
Plano de Social Media
Redes Sociais Online
Millennium bcp
Social Media Plan
Online Social Networking
title_short Plano de social media marketing para o Millennium BCP
title_full Plano de social media marketing para o Millennium BCP
title_fullStr Plano de social media marketing para o Millennium BCP
title_full_unstemmed Plano de social media marketing para o Millennium BCP
title_sort Plano de social media marketing para o Millennium BCP
author Silva, Rita Martins dos Santos
author_facet Silva, Rita Martins dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, José Trindade
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita Martins dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Social Media Marketing
Plano de Social Media
Redes Sociais Online
Millennium bcp
Social Media Plan
Online Social Networking
topic Social Media Marketing
Plano de Social Media
Redes Sociais Online
Millennium bcp
Social Media Plan
Online Social Networking
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-01-22T10:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19383
url http://hdl.handle.net/10400.5/19383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Rita Martins dos Santos (2019). "Plano de social media marketing para o Millennium BCP". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131134983929856