David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Jorge A. Vasconcellos e
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Amaral, Maria de Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22636
Resumo: Sendo Portugal um país pequeno de economia aberta, o mercado único veio trazer, às empresas portuguesas, duas novas realidades, segmentos de mercado de maior dimensão e concorrentes de maior dimensão. É nestes dois aspectos fundamentais que deve basicamente, assentar a estratégia das empresas portuguesas. O objectivo deste artigo é desenvolver quatro tipos de estratégia que as empresas portuguesas podem seguir, relativamente no mercado europeu. O artigo evidencia ainda quais as situações em que as empresas deverão optar por cada um dos tipos de estratégia relativamente "uma vez mais como definir a sua missão: o quadro estratégico". Tanto os gestores como os académicos têm afirmado que desenvolver uma linha neutra de missão é o primeiro passo importante no processo de planeamento estratégico. Contudo a maior parte das definições de missão de empresas são inúteis, vagas, triviais, uma vez que elas não fornecem uma indicação clara sobre a posição de mercado da empresa. Além disso, mesmo quando definida em termos precisos, a linha mestra da missão deve ser bem ponderada e conter todos os ítens requeridos. De contrário. os objectivos das empresas serão derivados erroneamente, a concorrência mal definida, as tácticas de Marketing, inadequadas e as oportunidades de mercado neglicenciadas. Para evitar estes inconvenientes, este defende que uma definição de missão deve incluir quatro elementos: Produto/tecnologia; cliente; necessidade; e área geográfica. Quando tomamos juntos, estes quatro elementos de um quadro estratégico.
id RCAP_2f3fd898778b5982329e5a68e3a536a4
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégicoGestão de empresasGestão estratégicaTécnicas de gestãoGestoresMarketingSendo Portugal um país pequeno de economia aberta, o mercado único veio trazer, às empresas portuguesas, duas novas realidades, segmentos de mercado de maior dimensão e concorrentes de maior dimensão. É nestes dois aspectos fundamentais que deve basicamente, assentar a estratégia das empresas portuguesas. O objectivo deste artigo é desenvolver quatro tipos de estratégia que as empresas portuguesas podem seguir, relativamente no mercado europeu. O artigo evidencia ainda quais as situações em que as empresas deverão optar por cada um dos tipos de estratégia relativamente "uma vez mais como definir a sua missão: o quadro estratégico". Tanto os gestores como os académicos têm afirmado que desenvolver uma linha neutra de missão é o primeiro passo importante no processo de planeamento estratégico. Contudo a maior parte das definições de missão de empresas são inúteis, vagas, triviais, uma vez que elas não fornecem uma indicação clara sobre a posição de mercado da empresa. Além disso, mesmo quando definida em termos precisos, a linha mestra da missão deve ser bem ponderada e conter todos os ítens requeridos. De contrário. os objectivos das empresas serão derivados erroneamente, a concorrência mal definida, as tácticas de Marketing, inadequadas e as oportunidades de mercado neglicenciadas. Para evitar estes inconvenientes, este defende que uma definição de missão deve incluir quatro elementos: Produto/tecnologia; cliente; necessidade; e área geográfica. Quando tomamos juntos, estes quatro elementos de um quadro estratégico.Tanto os gestores como os académicos têm afirmado que desenvolver uma linha mestra da missão é o primeiro passo importante no processo de planeamento estratégico. Contudo, a maior parte das definições de missão de empresas são inúteis, vagas, triviais, uma vez que elas não fornecem uma indicação clara sobre a posição de mercado da empresa. Além disso, mesmo quando definida em termos precisos, a linha mestra da missão deve ser bem ponderada e conter todos os bens requeridos. De contrário, os objectivos das empresas serão derivados erroneamente, a concorrência mal definida, as tácticas de Marketing inadequadas; e as oportunidades de mercado negligenciadas. Para evitar estes inconvenientes, este defende que uma definição de missão deve incluir quatro elementos: Produto/tecnologia; cliente; necessidade; e área geográfica. Quando tomados juntos, estes quatro elementos constituem os quatro lados de um Quadrado Estratégico.ISEG - Departamento de EconomiaRepositório da Universidade de LisboaSá, Jorge A. Vasconcellos eAmaral, Maria de Céu2021-12-06T14:17:41Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22636porSá, Jorge Vasconcellos e; Maria do Céu Amaral. 1993. "David e Golias | Uma vez mais como definir uma missão: o quadro estratégico". Instituto Superior de Economia e Gestão - DE Working papers nº 33 -1993/DEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:01.091794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégico
title David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégico
spellingShingle David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégico
Sá, Jorge A. Vasconcellos e
Gestão de empresas
Gestão estratégica
Técnicas de gestão
Gestores
Marketing
title_short David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégico
title_full David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégico
title_fullStr David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégico
title_full_unstemmed David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégico
title_sort David contra Golias | Uma vez mais como definir a sua missão : o quadrado estratégico
author Sá, Jorge A. Vasconcellos e
author_facet Sá, Jorge A. Vasconcellos e
Amaral, Maria de Céu
author_role author
author2 Amaral, Maria de Céu
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Jorge A. Vasconcellos e
Amaral, Maria de Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas
Gestão estratégica
Técnicas de gestão
Gestores
Marketing
topic Gestão de empresas
Gestão estratégica
Técnicas de gestão
Gestores
Marketing
description Sendo Portugal um país pequeno de economia aberta, o mercado único veio trazer, às empresas portuguesas, duas novas realidades, segmentos de mercado de maior dimensão e concorrentes de maior dimensão. É nestes dois aspectos fundamentais que deve basicamente, assentar a estratégia das empresas portuguesas. O objectivo deste artigo é desenvolver quatro tipos de estratégia que as empresas portuguesas podem seguir, relativamente no mercado europeu. O artigo evidencia ainda quais as situações em que as empresas deverão optar por cada um dos tipos de estratégia relativamente "uma vez mais como definir a sua missão: o quadro estratégico". Tanto os gestores como os académicos têm afirmado que desenvolver uma linha neutra de missão é o primeiro passo importante no processo de planeamento estratégico. Contudo a maior parte das definições de missão de empresas são inúteis, vagas, triviais, uma vez que elas não fornecem uma indicação clara sobre a posição de mercado da empresa. Além disso, mesmo quando definida em termos precisos, a linha mestra da missão deve ser bem ponderada e conter todos os ítens requeridos. De contrário. os objectivos das empresas serão derivados erroneamente, a concorrência mal definida, as tácticas de Marketing, inadequadas e as oportunidades de mercado neglicenciadas. Para evitar estes inconvenientes, este defende que uma definição de missão deve incluir quatro elementos: Produto/tecnologia; cliente; necessidade; e área geográfica. Quando tomamos juntos, estes quatro elementos de um quadro estratégico.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-01-01T00:00:00Z
2021-12-06T14:17:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22636
url http://hdl.handle.net/10400.5/22636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sá, Jorge Vasconcellos e; Maria do Céu Amaral. 1993. "David e Golias | Uma vez mais como definir uma missão: o quadro estratégico". Instituto Superior de Economia e Gestão - DE Working papers nº 33 -1993/DE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG - Departamento de Economia
publisher.none.fl_str_mv ISEG - Departamento de Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131163033337856