A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8118 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_2f4be85288e8971f2d8e3ad383ba44d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8118 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemáticaComunicação interculturalEtnomatemáticaÍndios - BrasilTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Esta dissertação de mestrado surge como fruto de reflexões sobre o processo educativo e o diálogo intercultural, reflexões que se adensaram pela minha participação num curso de Etnomatemática, desenvolvido no contexto de uma licenciatura para educadores escolares indígenas. A minha imersão neste contexto despoletou um processo etnográfico crítico de observação, análise documental e, principalmente, de diálogo para a conscientização de momentos de diversidade dialogante neste curso de graduação indígena. A disciplina de Etnomatemática concentra um foco central, uma vez que este era o pretexto essencial para interações e diálogos. Numa tentativa de ser favorável a uma visão holística deste curso de Etnomatemática, dei primazia a uma contextualização abrangente que realce o background dos participantes, bem como os seus sonhos e ambições para o futuro; e enfatize a diversidade dialogante vivenciada, para tal, esta dissertação surge como forma de partilha de reflexões.This thesis is born from a set of reflections about the education process, and intercultural dialogue. Reflections that become denser with my participation in an Ethnomathemathics course, developed in a native scholar education graduation course context. My immersion in this context has triggered a critical ethnography process of observation, documental analysis, and, mainly, of dialogue for awareness of dialogical diversity moments in this graduation course. The Ethnomathemathics course is the central focus, since this was the main purpose for interactions and dialogues. In one attempt to be favorable to an holistic view of this course, I gave primacy to an extensive contextualization, that enhances participants background as well as their dreams and ambitions for the future; and that emphasizes the experienced dialogical diversity. To this end, this thesis arises as a way of sharing reflections.Mesquita, MônicaRepositório da Universidade de LisboaFranco, Sílvia Helena Correia, 1979-2013-03-27T10:43:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8118TID:201223422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:46.315315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática |
title |
A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática |
spellingShingle |
A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática Franco, Sílvia Helena Correia, 1979- Comunicação intercultural Etnomatemática Índios - Brasil Teses de mestrado - 2012 |
title_short |
A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática |
title_full |
A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática |
title_fullStr |
A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática |
title_full_unstemmed |
A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática |
title_sort |
A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática |
author |
Franco, Sílvia Helena Correia, 1979- |
author_facet |
Franco, Sílvia Helena Correia, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Mônica Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Sílvia Helena Correia, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação intercultural Etnomatemática Índios - Brasil Teses de mestrado - 2012 |
topic |
Comunicação intercultural Etnomatemática Índios - Brasil Teses de mestrado - 2012 |
description |
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-03-27T10:43:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8118 TID:201223422 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8118 |
identifier_str_mv |
TID:201223422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134220571901952 |