Supervisão e orientação da prática profissional no exercício da coordenação dos departamentos curriculares : da teoria à prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7685 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
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Supervisão e orientação da prática profissional no exercício da coordenação dos departamentos curriculares : da teoria à práticaSupervisão educativaSupervisoresDesenvolvimento profissional - ProfessoresTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A importância da Supervisão e Orientação da Prática Profissional e a sua íntima relação com o desenvolvimento profissional dos professores é o eixo central deste estudo, baseado num quadro teórico de referência, em estudos empíricos e projectos de investigação já realizados. Dado o seu carácter contextualizado e heurístico, este estudo deve ser entendido como mais um esforço no sentido de acentuar a importância do conhecimento teórico para a melhoria das práticas. Assim, queremos perceber o desfasamento existente entre as concepções teóricas e a prática de coordenação de departamento curricular. A investigação decorre no âmbito da coordenação de seis departamentos curriculares, em três agrupamentos de escolas diferentes, cuja intencionalidade é a diversidade de experiências. Os dados recolhidos no ano lectivo de 2011-2012 dizem respeito ao desempenho profissional relativo ao ano lectivo anterior. O estudo situa-se no âmbito da investigação qualitativa e centra-se na entrevista e análise documental. O tratamento e compreensão da informação recolhida fazem-se no âmbito da perspectiva interpretativista, com recurso à análise de conteúdo. Os resultados alcançados demonstram que a Supervisão não é encarada como forma de promover o desenvolvimento profissional, uma vez que se encontra quase exclusivamente associada à Avaliação do Desempenho Docente e, enquanto processo de acompanhamento e apoio, destina-se aos professores inexperientes. Adjectivar o professor de reflexivo e a escola de reflexiva permanece um desafio. Comparando os resultados obtidos com o levantamento teórico efectuado concluímos que se torna urgente repensar as funções do coordenador de departamento, bem como a reorganização, constituição e funcionamento das estruturas intermédias que são os departamentos. Para além disso, urge reabilitar o conceito de supervisão, criar condições para que a escola seja um lugar de formação, supervisão, produção de conhecimento e articulação com a investigação académica. O despertar para a mudança é evidente, a forma de o conseguir é ainda um mistério.The focus of the present study is on the importance of Teacher Training Orientation and Supervision and its intimate relationship with teachers’ professional development, supported on a theoretical frame and precedent empirical studies and research projects. Given its context and heuristic character, this study should be understood as an effort to emphasize the importance of theoretical knowledge towards the improvement of practices. Thus, we aim at understanding the prevailing gap between theoretical conceptions and the coordination practices of the disciplinary group coordinator. The research takes place within the coordination of six disciplinary departments, in three different school groups, with the purpose of guaranteeing the diversity of experiences. The collected data, carried out in the period 2011-2012, involved the professional performance which had taken place on the previous school year. The study developed within a qualitative nature and is centered on interviews and the analysis of documents. These data were then submitted to an interpretative analysis procedure of all the information obtained by means of content analysis. Results suggest that Teacher Supervision is not looked upon as a mean to promote professional development, once it is almost exclusively associated to Teachers’ Performance Assessment, and foreseen as a way to monitor and support inexperienced teachers. Qualifying a teacher, and the school, as reflexive, remains a challenge. If we compare the results obtained, with the theoretical framework, we are led to conclude there is an urgent need to rethink the coordinators’ assignments as well as the reorganization, constitution and functioning, of the intermediate coordinating structures, which are the teachers’ departments. Not only so, it is urgent to rehabilitate the concept of supervision and to establish the conditions that will promote the school as a place of training, supervision and knowledge production, in articulation with academic research. The wakening of the change is clear; the way to achieve it is yet a mystery.Salema, Maria Helena, 1943-Repositório da Universidade de LisboaPita, Maria Lucília Conchinha Macedo, 1964-2013-02-07T16:50:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7685TID:201248212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:27.162307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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