A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tendeiro, Maria Leonor Covão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1610
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação Pedagógica
id RCAP_739cf75552a9a260f339ac88b5b98147
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de casosupervisãosupervisorprofessor reflexivoescolasupervisionsupervisorschoolreflexive teachersDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação PedagógicaNuma escola que se encontra em transformação, no sentido de se adaptar aos contextos sociais, culturais e políticos que a rodeiam, cabe aos professores serem agentes ativos na definição do caminho a percorrer, visando o aumento da qualidade educativa a proporcionar às crianças e jovens. Cabe-lhes igualmente refletirem sobre as suas práticas nestes contextos. A formação do professor é, assim, cada vez mais exigente ao nível da sua formação perante as exigências atuais. Centrado nos participantes no estudo, o presente trabalho tem por objetivos gerais: i) identificar conceções sobre a supervisão; ii) indagar da efetivação da atividade de supervisão como promotora da troca de experiências e do trabalho colaborativo. Foi também nosso propósito compreender as funções do papel de supervisor e reconhecer, de entre as respostas dos inquiridos, o papel da supervisão e do supervisor, a sua influência quer na sua própria formação, quer na aprendizagem dos alunos e nas melhorias do processo de ensino-aprendizagem. Embora saibamos que em educação não há métodos e metodologias únicas, exclusivas e infalíveis, também sabemos que só uma prática de questionamentos constantes e de discussão/reflexão pode garantir uma solução eficiente para cada problema da vida profissional docente e contribuir para o sucesso pleno dos jovens. No estudo que desenvolvemos, através de inquérito por questionário foram identificadas as conceções de 22 professores dos grupos disciplinares de Português e Matemática, de 2 escolas, nas quais a investigadora já tinha assumido funções docentes no passado. A análise das respostas permitiu perceber que, apesar de os participantes terem a conceção de que a supervisão envolve um processo reflexivo e colaborativo, o que nos dizem sobre a sua experiência parece apontar para um produto supervisivo alicerçado em avaliação qualificativa. As conclusões que este estudo nos permitiu atingir sugerem-nos que se aprofunde o conhecimento das conceções de diferentes intervenientes no processo de supervisão.In a school which is changing in order to adapt itself to the social, cultural and politic issues around it, it’s up to teachers to be active agents in the definition of the way that is needed to be ran, promoting the educative quality to children and teenagers. They have, also, to reflect about their practices in those contexts. So, the teacher’s formation is much more demanding besides the actual requirements. Focused on the participants of this study, the aim of this work is to identify the conceptions of some of their procedures in what concerns pedagogical supervision and search about the effectiveness of the supervisory process as instigator of an exchange of experiences and collaborative work. It was also our propose to understand the supervisor´s role and recognize, from participants’ answers, the role of supervision and supervisor and their influence not only in their own professional formation but also in pupils’ learning process and the consequences of it in the improvement of teaching- learning process. In spite of knowing that, in what concerns education, there aren’t single, exclusive and unfailing methodologies, we also know that only a constant questioning, discussion/ reflection practice can assure the best solution for each teacher’s professional life problem and contribute to the young people’s full success. In the study, developed through questionnaire survey, there were identified 22 Portuguese and Mathematics teachers’ conceptions. These teachers were from 2 different schools where the author taught some years ago. The analysis of the answers allowed to deduce that, in spite of participants’ conception that supervision implicates a reflexive and collaborative process, their experience points to a controlled product based on qualifying evaluation. The conclusions that this study allowed us to achieve, suggest that we need to deep the knowledge about the conceptions of different supervisory process actors.Teixeira, MadalenaMacário, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTendeiro, Maria Leonor Covão2016-10-24T21:35:11Z2016-06-152016-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1610TID:201202891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:28Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:50.386635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de caso
title A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de caso
spellingShingle A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de caso
Tendeiro, Maria Leonor Covão
supervisão
supervisor
professor reflexivo
escola
supervision
supervisor
school
reflexive teachers
title_short A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de caso
title_full A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de caso
title_fullStr A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de caso
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de caso
title_sort A supervisão pedagógica promotorade práticas reflexivas na escola atual : um estudo de caso
author Tendeiro, Maria Leonor Covão
author_facet Tendeiro, Maria Leonor Covão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Macário, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Tendeiro, Maria Leonor Covão
dc.subject.por.fl_str_mv supervisão
supervisor
professor reflexivo
escola
supervision
supervisor
school
reflexive teachers
topic supervisão
supervisor
professor reflexivo
escola
supervision
supervisor
school
reflexive teachers
description Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação Pedagógica
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24T21:35:11Z
2016-06-15
2016-06-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1610
TID:201202891
url http://hdl.handle.net/10400.15/1610
identifier_str_mv TID:201202891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551338809065472