Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos,Alexandre Meira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lezana,Álvaro Guillermo Rojas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000200016
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar o referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos. Usou-se a abordagem qualitativa para selecionar um portfólio bibliográfico publicado de 2002 a 2012 e deles extrair e analisar as referências de maior destaque. Os resultados apontam que a pesquisa sobre qualidade no turismo é baseada em teorias generalistas do final da década de 80 e 90, oriundas principalmente do marketing que são usadas indiscriminadamente para toda e qualquer empresa prestadora de serviços. Estas teorias focam nos aspectos mercadológicos e na qualidade percebida e menos na gestão da qualidade e das operações de serviços. Esta concepção não pode ser desconsiderada, porém é necessária a inclusão de outros conceitos que considerem a amplitude e alcance da qualidade no turismo, tais como a experiência de serviços, responsabilidade socioambiental, gestão da qualidade, gestão de processos, entre outros.
id RCAP_2f50d09a52239cae0998dac6a67847c2
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84582014000200016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticosReferencial teóricoqualidade em serviços turísticospesquisa qualitativaEste artigo tem o objetivo de apresentar o referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos. Usou-se a abordagem qualitativa para selecionar um portfólio bibliográfico publicado de 2002 a 2012 e deles extrair e analisar as referências de maior destaque. Os resultados apontam que a pesquisa sobre qualidade no turismo é baseada em teorias generalistas do final da década de 80 e 90, oriundas principalmente do marketing que são usadas indiscriminadamente para toda e qualquer empresa prestadora de serviços. Estas teorias focam nos aspectos mercadológicos e na qualidade percebida e menos na gestão da qualidade e das operações de serviços. Esta concepção não pode ser desconsiderada, porém é necessária a inclusão de outros conceitos que considerem a amplitude e alcance da qualidade no turismo, tais como a experiência de serviços, responsabilidade socioambiental, gestão da qualidade, gestão de processos, entre outros.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2014-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000200016Tourism & Management Studies v.10 n.2 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000200016Vasconcelos,Alexandre MeiraLezana,Álvaro Guillermo Rojasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:28:58Zoai:scielo:S2182-84582014000200016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:04.052636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos
title Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos
spellingShingle Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos
Vasconcelos,Alexandre Meira
Referencial teórico
qualidade em serviços turísticos
pesquisa qualitativa
title_short Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos
title_full Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos
title_fullStr Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos
title_full_unstemmed Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos
title_sort Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos
author Vasconcelos,Alexandre Meira
author_facet Vasconcelos,Alexandre Meira
Lezana,Álvaro Guillermo Rojas
author_role author
author2 Lezana,Álvaro Guillermo Rojas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos,Alexandre Meira
Lezana,Álvaro Guillermo Rojas
dc.subject.por.fl_str_mv Referencial teórico
qualidade em serviços turísticos
pesquisa qualitativa
topic Referencial teórico
qualidade em serviços turísticos
pesquisa qualitativa
description Este artigo tem o objetivo de apresentar o referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos. Usou-se a abordagem qualitativa para selecionar um portfólio bibliográfico publicado de 2002 a 2012 e deles extrair e analisar as referências de maior destaque. Os resultados apontam que a pesquisa sobre qualidade no turismo é baseada em teorias generalistas do final da década de 80 e 90, oriundas principalmente do marketing que são usadas indiscriminadamente para toda e qualquer empresa prestadora de serviços. Estas teorias focam nos aspectos mercadológicos e na qualidade percebida e menos na gestão da qualidade e das operações de serviços. Esta concepção não pode ser desconsiderada, porém é necessária a inclusão de outros conceitos que considerem a amplitude e alcance da qualidade no turismo, tais como a experiência de serviços, responsabilidade socioambiental, gestão da qualidade, gestão de processos, entre outros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000200016
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000200016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv Tourism & Management Studies v.10 n.2 2014
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551655310196736