Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n11-537 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421 |
Resumo: | Em uma tese, a descrição clara e objetiva de seu embasamento teórico-metodológico fundamenta e robustece seus resultados. Este estudo objetivou identificar e discutir o emprego dos referenciais teórico-metodológicos das teses na área da Educação Física. Das 492 teses utilizadas, 342 tinham abordagem quantitativa(69,5%), 120 qualitativa(24,4%) e outras(6,2%); 440 não apresentaram referêncial(89,4%), 30 apresentaram referencial teórico(6,1%) e 22 teórico-metodológico(4,5%), somando 52 estudos com referencial explicitado(10,6%). Dos referenciais Teórico-metodológicos emergiram duas categorias: 1-“O corpo-sujeito, o outro e o meio como objetos do fenômeno” e 2-“As políticas e relações sociais como prisma do fenômeno”. Além da predominância de abordagens quantitavas, dos estudos qualitativos apenas 1/3 referenciaram sua abordagem, revelando necessidade de maior rigor metodológico nos estudos qualitativos na área. O volume de teses que emergiram da primeira categoria, revela uma vocação natural da área de Educação Física para a compreensão do fenômeno do corpo-sujeito, do outro e do meio em detrimento do político social. |
id |
VERACRUZ-0_f9fbca72c92de679d47b469efaae5cfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20421 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical educationPesquisa qualitativaEducação FísicaReferencial teóricoReferencial teórico-metodológico.Em uma tese, a descrição clara e objetiva de seu embasamento teórico-metodológico fundamenta e robustece seus resultados. Este estudo objetivou identificar e discutir o emprego dos referenciais teórico-metodológicos das teses na área da Educação Física. Das 492 teses utilizadas, 342 tinham abordagem quantitativa(69,5%), 120 qualitativa(24,4%) e outras(6,2%); 440 não apresentaram referêncial(89,4%), 30 apresentaram referencial teórico(6,1%) e 22 teórico-metodológico(4,5%), somando 52 estudos com referencial explicitado(10,6%). Dos referenciais Teórico-metodológicos emergiram duas categorias: 1-“O corpo-sujeito, o outro e o meio como objetos do fenômeno” e 2-“As políticas e relações sociais como prisma do fenômeno”. Além da predominância de abordagens quantitavas, dos estudos qualitativos apenas 1/3 referenciaram sua abordagem, revelando necessidade de maior rigor metodológico nos estudos qualitativos na área. O volume de teses que emergiram da primeira categoria, revela uma vocação natural da área de Educação Física para a compreensão do fenômeno do corpo-sujeito, do outro e do meio em detrimento do político social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2042110.34117/bjdv6n11-537Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91610-91623Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91610-91623Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91610-916232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421/16331Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaial, Cidllan Silveira GomesPereira, Eliane RamosSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeManhães, Letycia Sardinha PeixotoPires, Lívia Márcia Vidal2020-12-16T11:08:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20421Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:28.646275Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
spellingShingle |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education Faial, Cidllan Silveira Gomes Pesquisa qualitativa Educação Física Referencial teórico Referencial teórico-metodológico. Faial, Cidllan Silveira Gomes Pesquisa qualitativa Educação Física Referencial teórico Referencial teórico-metodológico. |
title_short |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title_full |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title_fullStr |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title_full_unstemmed |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title_sort |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
author |
Faial, Cidllan Silveira Gomes |
author_facet |
Faial, Cidllan Silveira Gomes Faial, Cidllan Silveira Gomes Pereira, Eliane Ramos Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Manhães, Letycia Sardinha Peixoto Pires, Lívia Márcia Vidal Pereira, Eliane Ramos Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Manhães, Letycia Sardinha Peixoto Pires, Lívia Márcia Vidal |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Eliane Ramos Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Manhães, Letycia Sardinha Peixoto Pires, Lívia Márcia Vidal |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faial, Cidllan Silveira Gomes Pereira, Eliane Ramos Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Manhães, Letycia Sardinha Peixoto Pires, Lívia Márcia Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa Educação Física Referencial teórico Referencial teórico-metodológico. |
topic |
Pesquisa qualitativa Educação Física Referencial teórico Referencial teórico-metodológico. |
description |
Em uma tese, a descrição clara e objetiva de seu embasamento teórico-metodológico fundamenta e robustece seus resultados. Este estudo objetivou identificar e discutir o emprego dos referenciais teórico-metodológicos das teses na área da Educação Física. Das 492 teses utilizadas, 342 tinham abordagem quantitativa(69,5%), 120 qualitativa(24,4%) e outras(6,2%); 440 não apresentaram referêncial(89,4%), 30 apresentaram referencial teórico(6,1%) e 22 teórico-metodológico(4,5%), somando 52 estudos com referencial explicitado(10,6%). Dos referenciais Teórico-metodológicos emergiram duas categorias: 1-“O corpo-sujeito, o outro e o meio como objetos do fenômeno” e 2-“As políticas e relações sociais como prisma do fenômeno”. Além da predominância de abordagens quantitavas, dos estudos qualitativos apenas 1/3 referenciaram sua abordagem, revelando necessidade de maior rigor metodológico nos estudos qualitativos na área. O volume de teses que emergiram da primeira categoria, revela uma vocação natural da área de Educação Física para a compreensão do fenômeno do corpo-sujeito, do outro e do meio em detrimento do político social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421 10.34117/bjdv6n11-537 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421/16331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91610-91623 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91610-91623 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91610-91623 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183765076606976 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-537 |