Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faial, Cidllan Silveira Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Eliane Ramos, Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade, Manhães, Letycia Sardinha Peixoto, Pires, Lívia Márcia Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n11-537
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421
Resumo: Em uma tese, a descrição clara e objetiva de seu embasamento teórico-metodológico fundamenta e robustece seus resultados. Este estudo objetivou identificar e discutir o emprego dos referenciais teórico-metodológicos das teses na área da Educação Física. Das 492 teses utilizadas, 342 tinham abordagem quantitativa(69,5%), 120 qualitativa(24,4%) e outras(6,2%); 440 não apresentaram referêncial(89,4%), 30 apresentaram referencial teórico(6,1%) e 22 teórico-metodológico(4,5%), somando 52 estudos com referencial explicitado(10,6%). Dos referenciais Teórico-metodológicos emergiram duas categorias: 1-“O corpo-sujeito, o outro e o meio como objetos do fenômeno” e 2-“As políticas e relações sociais como prisma do fenômeno”. Além da predominância de abordagens quantitavas, dos estudos qualitativos apenas 1/3 referenciaram sua abordagem, revelando necessidade de maior rigor metodológico nos estudos qualitativos na área. O volume de teses que emergiram da primeira categoria, revela uma vocação natural da área de Educação Física para a compreensão do fenômeno do corpo-sujeito, do outro e do meio em detrimento do político social.
id VERACRUZ-0_f9fbca72c92de679d47b469efaae5cfd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20421
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical educationPesquisa qualitativaEducação FísicaReferencial teóricoReferencial teórico-metodológico.Em uma tese, a descrição clara e objetiva de seu embasamento teórico-metodológico fundamenta e robustece seus resultados. Este estudo objetivou identificar e discutir o emprego dos referenciais teórico-metodológicos das teses na área da Educação Física. Das 492 teses utilizadas, 342 tinham abordagem quantitativa(69,5%), 120 qualitativa(24,4%) e outras(6,2%); 440 não apresentaram referêncial(89,4%), 30 apresentaram referencial teórico(6,1%) e 22 teórico-metodológico(4,5%), somando 52 estudos com referencial explicitado(10,6%). Dos referenciais Teórico-metodológicos emergiram duas categorias: 1-“O corpo-sujeito, o outro e o meio como objetos do fenômeno” e 2-“As políticas e relações sociais como prisma do fenômeno”. Além da predominância de abordagens quantitavas, dos estudos qualitativos apenas 1/3 referenciaram sua abordagem, revelando necessidade de maior rigor metodológico nos estudos qualitativos na área. O volume de teses que emergiram da primeira categoria, revela uma vocação natural da área de Educação Física para a compreensão do fenômeno do corpo-sujeito, do outro e do meio em detrimento do político social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2042110.34117/bjdv6n11-537Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91610-91623Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91610-91623Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91610-916232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421/16331Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaial, Cidllan Silveira GomesPereira, Eliane RamosSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeManhães, Letycia Sardinha PeixotoPires, Lívia Márcia Vidal2020-12-16T11:08:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20421Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:28.646275Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
title Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
spellingShingle Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
Faial, Cidllan Silveira Gomes
Pesquisa qualitativa
Educação Física
Referencial teórico
Referencial teórico-metodológico.
Faial, Cidllan Silveira Gomes
Pesquisa qualitativa
Educação Física
Referencial teórico
Referencial teórico-metodológico.
title_short Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
title_full Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
title_fullStr Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
title_full_unstemmed Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
title_sort Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
author Faial, Cidllan Silveira Gomes
author_facet Faial, Cidllan Silveira Gomes
Faial, Cidllan Silveira Gomes
Pereira, Eliane Ramos
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
Pires, Lívia Márcia Vidal
Pereira, Eliane Ramos
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
Pires, Lívia Márcia Vidal
author_role author
author2 Pereira, Eliane Ramos
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
Pires, Lívia Márcia Vidal
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faial, Cidllan Silveira Gomes
Pereira, Eliane Ramos
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
Pires, Lívia Márcia Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa qualitativa
Educação Física
Referencial teórico
Referencial teórico-metodológico.
topic Pesquisa qualitativa
Educação Física
Referencial teórico
Referencial teórico-metodológico.
description Em uma tese, a descrição clara e objetiva de seu embasamento teórico-metodológico fundamenta e robustece seus resultados. Este estudo objetivou identificar e discutir o emprego dos referenciais teórico-metodológicos das teses na área da Educação Física. Das 492 teses utilizadas, 342 tinham abordagem quantitativa(69,5%), 120 qualitativa(24,4%) e outras(6,2%); 440 não apresentaram referêncial(89,4%), 30 apresentaram referencial teórico(6,1%) e 22 teórico-metodológico(4,5%), somando 52 estudos com referencial explicitado(10,6%). Dos referenciais Teórico-metodológicos emergiram duas categorias: 1-“O corpo-sujeito, o outro e o meio como objetos do fenômeno” e 2-“As políticas e relações sociais como prisma do fenômeno”. Além da predominância de abordagens quantitavas, dos estudos qualitativos apenas 1/3 referenciaram sua abordagem, revelando necessidade de maior rigor metodológico nos estudos qualitativos na área. O volume de teses que emergiram da primeira categoria, revela uma vocação natural da área de Educação Física para a compreensão do fenômeno do corpo-sujeito, do outro e do meio em detrimento do político social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421
10.34117/bjdv6n11-537
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421/16331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91610-91623
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91610-91623
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91610-91623
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183765076606976
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n11-537