Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421 |
Resumo: | Em uma tese, a descrição clara e objetiva de seu embasamento teórico-metodológico fundamenta e robustece seus resultados. Este estudo objetivou identificar e discutir o emprego dos referenciais teórico-metodológicos das teses na área da Educação Física. Das 492 teses utilizadas, 342 tinham abordagem quantitativa(69,5%), 120 qualitativa(24,4%) e outras(6,2%); 440 não apresentaram referêncial(89,4%), 30 apresentaram referencial teórico(6,1%) e 22 teórico-metodológico(4,5%), somando 52 estudos com referencial explicitado(10,6%). Dos referenciais Teórico-metodológicos emergiram duas categorias: 1-“O corpo-sujeito, o outro e o meio como objetos do fenômeno” e 2-“As políticas e relações sociais como prisma do fenômeno”. Além da predominância de abordagens quantitavas, dos estudos qualitativos apenas 1/3 referenciaram sua abordagem, revelando necessidade de maior rigor metodológico nos estudos qualitativos na área. O volume de teses que emergiram da primeira categoria, revela uma vocação natural da área de Educação Física para a compreensão do fenômeno do corpo-sujeito, do outro e do meio em detrimento do político social. |
id |
VERACRUZ-0_f9fbca72c92de679d47b469efaae5cfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20421 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical educationPesquisa qualitativaEducação FísicaReferencial teóricoReferencial teórico-metodológico.Em uma tese, a descrição clara e objetiva de seu embasamento teórico-metodológico fundamenta e robustece seus resultados. Este estudo objetivou identificar e discutir o emprego dos referenciais teórico-metodológicos das teses na área da Educação Física. Das 492 teses utilizadas, 342 tinham abordagem quantitativa(69,5%), 120 qualitativa(24,4%) e outras(6,2%); 440 não apresentaram referêncial(89,4%), 30 apresentaram referencial teórico(6,1%) e 22 teórico-metodológico(4,5%), somando 52 estudos com referencial explicitado(10,6%). Dos referenciais Teórico-metodológicos emergiram duas categorias: 1-“O corpo-sujeito, o outro e o meio como objetos do fenômeno” e 2-“As políticas e relações sociais como prisma do fenômeno”. Além da predominância de abordagens quantitavas, dos estudos qualitativos apenas 1/3 referenciaram sua abordagem, revelando necessidade de maior rigor metodológico nos estudos qualitativos na área. O volume de teses que emergiram da primeira categoria, revela uma vocação natural da área de Educação Física para a compreensão do fenômeno do corpo-sujeito, do outro e do meio em detrimento do político social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2042110.34117/bjdv6n11-537Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91610-91623Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91610-91623Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91610-916232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421/16331Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaial, Cidllan Silveira GomesPereira, Eliane RamosSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeManhães, Letycia Sardinha PeixotoPires, Lívia Márcia Vidal2020-12-16T11:08:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20421Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:28.646275Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
spellingShingle |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education Faial, Cidllan Silveira Gomes Pesquisa qualitativa Educação Física Referencial teórico Referencial teórico-metodológico. |
title_short |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title_full |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title_fullStr |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title_full_unstemmed |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
title_sort |
Os referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física/ Use of theoretical-methodological references in Brazilian doctoral programs in the area of physical education |
author |
Faial, Cidllan Silveira Gomes |
author_facet |
Faial, Cidllan Silveira Gomes Pereira, Eliane Ramos Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Manhães, Letycia Sardinha Peixoto Pires, Lívia Márcia Vidal |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Eliane Ramos Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Manhães, Letycia Sardinha Peixoto Pires, Lívia Márcia Vidal |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faial, Cidllan Silveira Gomes Pereira, Eliane Ramos Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Manhães, Letycia Sardinha Peixoto Pires, Lívia Márcia Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa Educação Física Referencial teórico Referencial teórico-metodológico. |
topic |
Pesquisa qualitativa Educação Física Referencial teórico Referencial teórico-metodológico. |
description |
Em uma tese, a descrição clara e objetiva de seu embasamento teórico-metodológico fundamenta e robustece seus resultados. Este estudo objetivou identificar e discutir o emprego dos referenciais teórico-metodológicos das teses na área da Educação Física. Das 492 teses utilizadas, 342 tinham abordagem quantitativa(69,5%), 120 qualitativa(24,4%) e outras(6,2%); 440 não apresentaram referêncial(89,4%), 30 apresentaram referencial teórico(6,1%) e 22 teórico-metodológico(4,5%), somando 52 estudos com referencial explicitado(10,6%). Dos referenciais Teórico-metodológicos emergiram duas categorias: 1-“O corpo-sujeito, o outro e o meio como objetos do fenômeno” e 2-“As políticas e relações sociais como prisma do fenômeno”. Além da predominância de abordagens quantitavas, dos estudos qualitativos apenas 1/3 referenciaram sua abordagem, revelando necessidade de maior rigor metodológico nos estudos qualitativos na área. O volume de teses que emergiram da primeira categoria, revela uma vocação natural da área de Educação Física para a compreensão do fenômeno do corpo-sujeito, do outro e do meio em detrimento do político social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421 10.34117/bjdv6n11-537 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20421/16331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 91610-91623 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 91610-91623 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 91610-91623 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645494284451840 |