“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40777 |
Resumo: | Neste ensaio, atenta-se no modo como, em La Glace à trois faces (1927), Jean Epstein se apropria da complexa estrutura do conto homónimo de Paul Morand para desenvolver uma investigação sobre algumas questões relacionadas com o cinema, em particular com a narrativa cinematográfica. Convocando dois ensaios da autoria do cineasta, cuja publicação acompanhou a estreia do filme, e analisando algumas das sequências cruciais deste, argumenta-se que Epstein trabalha o motivo do acidente (no caso, um acidente de automóvel) de forma a propor uma ideia de cinema enquanto “arte do evento”. |
id |
RCAP_2f5e701f8dd79bac13b55e46c4f81445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/40777 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul MorandCinema e literaturaCinema - FrançaEpstein, JeanMorand, Paul, 1888-1979Primeira vanguarda francesaNeste ensaio, atenta-se no modo como, em La Glace à trois faces (1927), Jean Epstein se apropria da complexa estrutura do conto homónimo de Paul Morand para desenvolver uma investigação sobre algumas questões relacionadas com o cinema, em particular com a narrativa cinematográfica. Convocando dois ensaios da autoria do cineasta, cuja publicação acompanhou a estreia do filme, e analisando algumas das sequências cruciais deste, argumenta-se que Epstein trabalha o motivo do acidente (no caso, um acidente de automóvel) de forma a propor uma ideia de cinema enquanto “arte do evento”.In this essay, I consider the ways in which, in La Glace à trois faces (1927), Jean Epstein puts to work the complex structure of Paul Morand’s homonymous short story in order to investigate on some questions related to cinema as medium, and particularly on cinematographic narrative. Discussing two essays by the filmmaker which were published in the same year La Glace à trois faces was first screened, and analyzing crucial sequences of the film, I will then argue that Epstein uses the motif of the accident (in this case, an automobile accident) in a way that enables him to meditate on cinema as an “art of the event”.Repositório da Universidade de LisboaBértolo, José2020-01-09T15:09:36Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40777por2183-2242info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:24.693772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand |
title |
“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand |
spellingShingle |
“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand Bértolo, José Cinema e literatura Cinema - França Epstein, Jean Morand, Paul, 1888-1979 Primeira vanguarda francesa |
title_short |
“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand |
title_full |
“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand |
title_fullStr |
“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand |
title_full_unstemmed |
“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand |
title_sort |
“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand |
author |
Bértolo, José |
author_facet |
Bértolo, José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bértolo, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema e literatura Cinema - França Epstein, Jean Morand, Paul, 1888-1979 Primeira vanguarda francesa |
topic |
Cinema e literatura Cinema - França Epstein, Jean Morand, Paul, 1888-1979 Primeira vanguarda francesa |
description |
Neste ensaio, atenta-se no modo como, em La Glace à trois faces (1927), Jean Epstein se apropria da complexa estrutura do conto homónimo de Paul Morand para desenvolver uma investigação sobre algumas questões relacionadas com o cinema, em particular com a narrativa cinematográfica. Convocando dois ensaios da autoria do cineasta, cuja publicação acompanhou a estreia do filme, e analisando algumas das sequências cruciais deste, argumenta-se que Epstein trabalha o motivo do acidente (no caso, um acidente de automóvel) de forma a propor uma ideia de cinema enquanto “arte do evento”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-09T15:09:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/40777 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/40777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134483870384128 |