“A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bértolo, José
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40777
Resumo: Neste ensaio, atenta-se no modo como, em La Glace à trois faces (1927), Jean Epstein se apropria da complexa estrutura do conto homónimo de Paul Morand para desenvolver uma investigação sobre algumas questões relacionadas com o cinema, em particular com a narrativa cinematográfica. Convocando dois ensaios da autoria do cineasta, cuja publicação acompanhou a estreia do filme, e analisando algumas das sequências cruciais deste, argumenta-se que Epstein trabalha o motivo do acidente (no caso, um acidente de automóvel) de forma a propor uma ideia de cinema enquanto “arte do evento”.
id RCAP_2f5e701f8dd79bac13b55e46c4f81445
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul MorandCinema e literaturaCinema - FrançaEpstein, JeanMorand, Paul, 1888-1979Primeira vanguarda francesaNeste ensaio, atenta-se no modo como, em La Glace à trois faces (1927), Jean Epstein se apropria da complexa estrutura do conto homónimo de Paul Morand para desenvolver uma investigação sobre algumas questões relacionadas com o cinema, em particular com a narrativa cinematográfica. Convocando dois ensaios da autoria do cineasta, cuja publicação acompanhou a estreia do filme, e analisando algumas das sequências cruciais deste, argumenta-se que Epstein trabalha o motivo do acidente (no caso, um acidente de automóvel) de forma a propor uma ideia de cinema enquanto “arte do evento”.In this essay, I consider the ways in which, in La Glace à trois faces (1927), Jean Epstein puts to work the complex structure of Paul Morand’s homonymous short story in order to investigate on some questions related to cinema as medium, and particularly on cinematographic narrative. Discussing two essays by the filmmaker which were published in the same year La Glace à trois faces was first screened, and analyzing crucial sequences of the film, I will then argue that Epstein uses the motif of the accident (in this case, an automobile accident) in a way that enables him to meditate on cinema as an “art of the event”.Repositório da Universidade de LisboaBértolo, José2020-01-09T15:09:36Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40777por2183-2242info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:24.693772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand
title “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand
spellingShingle “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand
Bértolo, José
Cinema e literatura
Cinema - França
Epstein, Jean
Morand, Paul, 1888-1979
Primeira vanguarda francesa
title_short “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand
title_full “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand
title_fullStr “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand
title_full_unstemmed “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand
title_sort “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul Morand
author Bértolo, José
author_facet Bértolo, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bértolo, José
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e literatura
Cinema - França
Epstein, Jean
Morand, Paul, 1888-1979
Primeira vanguarda francesa
topic Cinema e literatura
Cinema - França
Epstein, Jean
Morand, Paul, 1888-1979
Primeira vanguarda francesa
description Neste ensaio, atenta-se no modo como, em La Glace à trois faces (1927), Jean Epstein se apropria da complexa estrutura do conto homónimo de Paul Morand para desenvolver uma investigação sobre algumas questões relacionadas com o cinema, em particular com a narrativa cinematográfica. Convocando dois ensaios da autoria do cineasta, cuja publicação acompanhou a estreia do filme, e analisando algumas das sequências cruciais deste, argumenta-se que Epstein trabalha o motivo do acidente (no caso, um acidente de automóvel) de forma a propor uma ideia de cinema enquanto “arte do evento”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-09T15:09:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40777
url http://hdl.handle.net/10451/40777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134483870384128