O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/30090
Resumo: A pesquisa investiga os filmes A carruagem de ouro (1952) e Almoço sobre a relva (1959), dirigidos por Jean Renoir. Buscamos identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram, nesses filmes, um artificialismo estilizado, com referências teatrais, característico de sua fase artística nos anos 1950. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia, investigamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as relações na sociedade. Para melhor caracterizar a dimensão crítica do artificialismo tardio da obra de Renoir, apresentamos uma revisão sobre a teatralidade no trabalho anterior do diretor e acionamos debates sobre a relação entre teatro e cinema, nos planos conceitual e formal, particularmente importantes para o cinema da primeira metade do século XX, ao qual a obra de Renoir se vincula. Em seguida, abordamos como os dois filmes do corpus resgatam elementos de uma teatralidade expressiva para construir os seus mundos e as suas visões críticas.
id UFMG_f82e9c2be7bab897766633d8d0e38223
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/30090
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cláudia Cardoso Mesquitahttp://lattes.cnpq.br/2654410985552835César Geraldo GuimarãesRoberta Oliveira VeigaMateus Araújo Silvahttp://lattes.cnpq.br/0826186571268091Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira2019-09-23T14:55:41Z2019-09-23T14:55:41Z2019-03-28http://hdl.handle.net/1843/30090A pesquisa investiga os filmes A carruagem de ouro (1952) e Almoço sobre a relva (1959), dirigidos por Jean Renoir. Buscamos identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram, nesses filmes, um artificialismo estilizado, com referências teatrais, característico de sua fase artística nos anos 1950. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia, investigamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as relações na sociedade. Para melhor caracterizar a dimensão crítica do artificialismo tardio da obra de Renoir, apresentamos uma revisão sobre a teatralidade no trabalho anterior do diretor e acionamos debates sobre a relação entre teatro e cinema, nos planos conceitual e formal, particularmente importantes para o cinema da primeira metade do século XX, ao qual a obra de Renoir se vincula. Em seguida, abordamos como os dois filmes do corpus resgatam elementos de uma teatralidade expressiva para construir os seus mundos e as suas visões críticas.The research investigates the films The golden coach (1952) and Luncheon on the grass (1959), directed by Jean Renoir. We seek to identify how the stylistic and dramaturgical choices of the director configure in these films a stylized artificialism with theatrical references, characteristic of his artistic phase in the 1950s. From the analysis of mise-en-scène and dramaturgy, we investigate how such artificialism results in a playful and incisive perspective on relationships in society. In order to better characterize the critical dimension of the late artificialism of Renoir's work, we present a review of the theatricality in the director's earlier work and we studied debates on the relationship between theater and cinema, both conceptually and formally, particularly important for the first cinema of the century XX, to which Renoir's work is linked. Next, we discuss how the two films of the corpus rescue elements of expressive theatricality to build their worlds and their critical visions.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesRenoir, Jean, 1894-1979Cinema francês - TesesTeatro - TesesJean RenoirCinema francêsTeatroArtificialismoMise-en-scèneDramaturgiaO artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdfO artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdfAbertoapplication/pdf20185984https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/1/O%20artificialismo%20tardio%20de%20Jean%20Renoir%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20C%c3%adcero%20Pedro%20Le%c3%a3o.pdfb6e262d664d3ff208464278bd8b90042MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTO artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdf.txtO artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdf.txtExtracted texttext/plain460143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/3/O%20artificialismo%20tardio%20de%20Jean%20Renoir%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20C%c3%adcero%20Pedro%20Le%c3%a3o.pdf.txtb3efad1a48ed2ba73d8e5d6db6937683MD531843/300902019-11-14 12:19:36.052oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:19:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
title O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
spellingShingle O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira
Jean Renoir
Cinema francês
Teatro
Artificialismo
Mise-en-scène
Dramaturgia
Comunicação - Teses
Renoir, Jean, 1894-1979
Cinema francês - Teses
Teatro - Teses
title_short O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
title_full O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
title_fullStr O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
title_full_unstemmed O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
title_sort O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
author Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira
author_facet Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cláudia Cardoso Mesquita
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2654410985552835
dc.contributor.referee1.fl_str_mv César Geraldo Guimarães
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roberta Oliveira Veiga
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mateus Araújo Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0826186571268091
dc.contributor.author.fl_str_mv Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira
contributor_str_mv Cláudia Cardoso Mesquita
César Geraldo Guimarães
Roberta Oliveira Veiga
Mateus Araújo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jean Renoir
Cinema francês
Teatro
Artificialismo
Mise-en-scène
Dramaturgia
topic Jean Renoir
Cinema francês
Teatro
Artificialismo
Mise-en-scène
Dramaturgia
Comunicação - Teses
Renoir, Jean, 1894-1979
Cinema francês - Teses
Teatro - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação - Teses
Renoir, Jean, 1894-1979
Cinema francês - Teses
Teatro - Teses
description A pesquisa investiga os filmes A carruagem de ouro (1952) e Almoço sobre a relva (1959), dirigidos por Jean Renoir. Buscamos identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram, nesses filmes, um artificialismo estilizado, com referências teatrais, característico de sua fase artística nos anos 1950. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia, investigamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as relações na sociedade. Para melhor caracterizar a dimensão crítica do artificialismo tardio da obra de Renoir, apresentamos uma revisão sobre a teatralidade no trabalho anterior do diretor e acionamos debates sobre a relação entre teatro e cinema, nos planos conceitual e formal, particularmente importantes para o cinema da primeira metade do século XX, ao qual a obra de Renoir se vincula. Em seguida, abordamos como os dois filmes do corpus resgatam elementos de uma teatralidade expressiva para construir os seus mundos e as suas visões críticas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-23T14:55:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-23T14:55:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/30090
url http://hdl.handle.net/1843/30090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/1/O%20artificialismo%20tardio%20de%20Jean%20Renoir%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20C%c3%adcero%20Pedro%20Le%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/3/O%20artificialismo%20tardio%20de%20Jean%20Renoir%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20C%c3%adcero%20Pedro%20Le%c3%a3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b6e262d664d3ff208464278bd8b90042
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
b3efad1a48ed2ba73d8e5d6db6937683
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589310829559808