Educação financeira: Uma abordagem à poupança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Fátima Bianca Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2682
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como cidadãos e consumidores, somos confrontados com a necessidade de tomar decisões financeiras todos os dias, logo é urgente dotar todos os cidadãos de uma boa Educação Financeira (EF). Apesar de esta temática parecer complexa para as crianças, é necessário apresentá-la o mais cedo possível, adequando conceitos e as atividades à sua maturidade. Por esta razão, desenvolveu-se, junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, um estudo que pretendia aferir os conhecimentos e as fragilidades dos alunos acerca de questões financeiras, bem como perceber como os alunos transferiam os seus conhecimentos de EF para o dia a dia e desenvolver conceitos ligados ao tema (poupança, necessário, supérfluo, entre outros). Para orientar este estudo foram definidas três questões: Que conhecimentos manifestam os alunos, em relação à Educação Financeira?; Como é que os alunos resolvem problemas matemáticos que envolvem dinheiro? Quais as suas dificuldades?; Como é que os alunos transferem os seus conhecimentos sobre Educação Financeira para o seu dia a dia? Que dificuldades revelam? Tendo em conta o problema e as questões de investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa, tendo-se seguido o método da investigação-ação. Foram utilizados diferentes métodos de recolha de dados: a observação, os inquéritos, os meios audiovisuais, de vídeo e fotografia, e os documentos dos alunos. A Proposta Didática implementada no âmbito da EF, contou com seis tarefas e os resultados mostram que os alunos, apesar da sua lacuna de conhecimentos referentes à EF, conseguiram adquirir conhecimentos em relação à temática. Toda esta experiência nos diferentes contextos de PES revelou-se muito positiva, não só para o meu futuro profissional, mas também porque me ajudou a gerir melhor uma turma, bem como a desenvolver capacidades como a criatividade.
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