Educação financeira: Uma abordagem à poupança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2682 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como cidadãos e consumidores, somos confrontados com a necessidade de tomar decisões financeiras todos os dias, logo é urgente dotar todos os cidadãos de uma boa Educação Financeira (EF). Apesar de esta temática parecer complexa para as crianças, é necessário apresentá-la o mais cedo possível, adequando conceitos e as atividades à sua maturidade. Por esta razão, desenvolveu-se, junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, um estudo que pretendia aferir os conhecimentos e as fragilidades dos alunos acerca de questões financeiras, bem como perceber como os alunos transferiam os seus conhecimentos de EF para o dia a dia e desenvolver conceitos ligados ao tema (poupança, necessário, supérfluo, entre outros). Para orientar este estudo foram definidas três questões: Que conhecimentos manifestam os alunos, em relação à Educação Financeira?; Como é que os alunos resolvem problemas matemáticos que envolvem dinheiro? Quais as suas dificuldades?; Como é que os alunos transferem os seus conhecimentos sobre Educação Financeira para o seu dia a dia? Que dificuldades revelam? Tendo em conta o problema e as questões de investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa, tendo-se seguido o método da investigação-ação. Foram utilizados diferentes métodos de recolha de dados: a observação, os inquéritos, os meios audiovisuais, de vídeo e fotografia, e os documentos dos alunos. A Proposta Didática implementada no âmbito da EF, contou com seis tarefas e os resultados mostram que os alunos, apesar da sua lacuna de conhecimentos referentes à EF, conseguiram adquirir conhecimentos em relação à temática. Toda esta experiência nos diferentes contextos de PES revelou-se muito positiva, não só para o meu futuro profissional, mas também porque me ajudou a gerir melhor uma turma, bem como a desenvolver capacidades como a criatividade. |
id |
RCAP_2f5fd1e8930ebeda0c3426c50ef7472a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2682 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação financeira: Uma abordagem à poupança1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação financeiraLiteracia financeiraPoupançaPrimary schoolFinancial literacyFinancial educationSavingsO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como cidadãos e consumidores, somos confrontados com a necessidade de tomar decisões financeiras todos os dias, logo é urgente dotar todos os cidadãos de uma boa Educação Financeira (EF). Apesar de esta temática parecer complexa para as crianças, é necessário apresentá-la o mais cedo possível, adequando conceitos e as atividades à sua maturidade. Por esta razão, desenvolveu-se, junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, um estudo que pretendia aferir os conhecimentos e as fragilidades dos alunos acerca de questões financeiras, bem como perceber como os alunos transferiam os seus conhecimentos de EF para o dia a dia e desenvolver conceitos ligados ao tema (poupança, necessário, supérfluo, entre outros). Para orientar este estudo foram definidas três questões: Que conhecimentos manifestam os alunos, em relação à Educação Financeira?; Como é que os alunos resolvem problemas matemáticos que envolvem dinheiro? Quais as suas dificuldades?; Como é que os alunos transferem os seus conhecimentos sobre Educação Financeira para o seu dia a dia? Que dificuldades revelam? Tendo em conta o problema e as questões de investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa, tendo-se seguido o método da investigação-ação. Foram utilizados diferentes métodos de recolha de dados: a observação, os inquéritos, os meios audiovisuais, de vídeo e fotografia, e os documentos dos alunos. A Proposta Didática implementada no âmbito da EF, contou com seis tarefas e os resultados mostram que os alunos, apesar da sua lacuna de conhecimentos referentes à EF, conseguiram adquirir conhecimentos em relação à temática. Toda esta experiência nos diferentes contextos de PES revelou-se muito positiva, não só para o meu futuro profissional, mas também porque me ajudou a gerir melhor uma turma, bem como a desenvolver capacidades como a criatividade.This study was developed during the curricular unit Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrated in the Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Master Degree. As citizens and consumers, we are faced with the need to make financial decisions every day. So, it is urgent to provide all citizens a good Financial Education (EF). Although this topic seems complex for children, it is necessary to present it as soon as possible, adapting concepts and activities to their development. For this reason, this study was developed with a 4th grade class, which aimed assess students’ knowledge and weaknesses about financial issues, as well to understand how students transferred their EF knowledge to day-to-day and develop concepts related to the theme (savings, necessary, superfluous, among others). To guide this study, three questions were defined: What knowledge do students revealed in relation to Financial Education?; How do students solve math problems involving money? What are their difficulties?; How do students transfer their knowledge of Financial Education to their daily lives? What difficulties do they reveal? Taking into account the problem and the research questions, a qualitative methodology was chosen, following the action-research method. To collect data different methods were used: observation, audiovisual media, video and photography, tasks and students’ documents. The Didactic Proposal implemented in the context of EF, managed to acquire knowledge in relation to the subject. All this experience in different contexts of PES proved to be very positive, not only for my professional future, but also because it helped me to better manage a class, as well as to develop skills such as creativity.2022-03-11T14:58:51Z2022-01-25T00:00:00Z2022-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2682TID:202961184porPeres, Fátima Bianca Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:34Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:46.204211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira: Uma abordagem à poupança |
title |
Educação financeira: Uma abordagem à poupança |
spellingShingle |
Educação financeira: Uma abordagem à poupança Peres, Fátima Bianca Cardoso 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação financeira Literacia financeira Poupança Primary school Financial literacy Financial education Savings |
title_short |
Educação financeira: Uma abordagem à poupança |
title_full |
Educação financeira: Uma abordagem à poupança |
title_fullStr |
Educação financeira: Uma abordagem à poupança |
title_full_unstemmed |
Educação financeira: Uma abordagem à poupança |
title_sort |
Educação financeira: Uma abordagem à poupança |
author |
Peres, Fátima Bianca Cardoso |
author_facet |
Peres, Fátima Bianca Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Fátima Bianca Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º Ciclo do Ensino Básico Educação financeira Literacia financeira Poupança Primary school Financial literacy Financial education Savings |
topic |
1.º Ciclo do Ensino Básico Educação financeira Literacia financeira Poupança Primary school Financial literacy Financial education Savings |
description |
O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como cidadãos e consumidores, somos confrontados com a necessidade de tomar decisões financeiras todos os dias, logo é urgente dotar todos os cidadãos de uma boa Educação Financeira (EF). Apesar de esta temática parecer complexa para as crianças, é necessário apresentá-la o mais cedo possível, adequando conceitos e as atividades à sua maturidade. Por esta razão, desenvolveu-se, junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, um estudo que pretendia aferir os conhecimentos e as fragilidades dos alunos acerca de questões financeiras, bem como perceber como os alunos transferiam os seus conhecimentos de EF para o dia a dia e desenvolver conceitos ligados ao tema (poupança, necessário, supérfluo, entre outros). Para orientar este estudo foram definidas três questões: Que conhecimentos manifestam os alunos, em relação à Educação Financeira?; Como é que os alunos resolvem problemas matemáticos que envolvem dinheiro? Quais as suas dificuldades?; Como é que os alunos transferem os seus conhecimentos sobre Educação Financeira para o seu dia a dia? Que dificuldades revelam? Tendo em conta o problema e as questões de investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa, tendo-se seguido o método da investigação-ação. Foram utilizados diferentes métodos de recolha de dados: a observação, os inquéritos, os meios audiovisuais, de vídeo e fotografia, e os documentos dos alunos. A Proposta Didática implementada no âmbito da EF, contou com seis tarefas e os resultados mostram que os alunos, apesar da sua lacuna de conhecimentos referentes à EF, conseguiram adquirir conhecimentos em relação à temática. Toda esta experiência nos diferentes contextos de PES revelou-se muito positiva, não só para o meu futuro profissional, mas também porque me ajudou a gerir melhor uma turma, bem como a desenvolver capacidades como a criatividade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11T14:58:51Z 2022-01-25T00:00:00Z 2022-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2682 TID:202961184 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2682 |
identifier_str_mv |
TID:202961184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131533020233728 |