Educação Financeira no 1.º CEB: importância da poupança e do planeamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Sandra Filipa Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1991
Resumo: Nos dias de hoje a importância de temas como a educação financeira tem vindo a aumentar. Vivemos numa sociedade em que as crianças se tornam consumidores cada vez mais cedo. Preparar futuros consumidores financeiramente letrados tornou-se uma necessidade da sociedade atual. O presente estudo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Decorreu no 1º CEB numa turma com 3º e 4º ano de escolaridade, e incluiu 20 participantes, 14 do 3º ano e 6 do 4º ano. Foi implementada uma proposta didática no âmbito da educação financeira que contou com 10 tarefas, distribuídas por 6 sessões. Para orientar o estudo definiram-se os seguintes objetivos: - Promover a compreensão da poupança como forma de alcançar objetivos de longo prazo; - Desenvolver a capacidade de elaborar um orçamento; - Educar os alunos na e para a justiça social; - Familiarizar os alunos com os direitos e deveres dos consumidores; - Planear e implementar tarefas que promovam comportamentos corretos relacionados com o dinheiro e a poupança. Tendo em conta o problema e os objetivos optou-se pela metodologia qualitativa, com design de estudo de caso. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados caraterísticas da investigação qualitativa: observação; meios audiovisuais – registos vídeo e fotográficos e documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias tendo em conta os objetivos do estudo. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos detinham alguns conhecimentos sobre poupança que foram desenvolvendo ao longo do estudo. Os participantes demonstram também reconhecer o que é um orçamento tendo tido oportunidade de construir um. Foram igualmente desenvolvidos conhecimentos relacionados com os direitos e os deveres dos consumidores.
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