Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rui Pedro Dias de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1615
Resumo: O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e apresenta não só uma descrição e reflexão do trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos cinco anos letivos bem como, uma investigação sobre a perceção dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, professores de Educação Física e Encarregados de Educação sobre a Inclusão na escola. Este trabalho encontra-se organizado em duas grandes partes, a saber: A primeira parte corresponde a uma contextualização acerca do conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE), das fases de integração e inclusão dos alunos com NEE nas escolas e como a Educação Especial e a Educação Física poderão ser partes essenciais no percurso escolar de alunos com NEE. Contextualizam-se as Escolas, o Grupo de Educação Especial e os Instrumentos para o Processo de Avaliação e Intervenção nas NEE. Fazemos também uma caracterização e análise da atividade profissional desenvolvida. Este ponto será abordado de acordo com o Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro, que regula a Avaliação do Desempenho Docente. A segunda parte do trabalho refere-se a uma investigação aos alunos com NEE, aos docentes de Educação Física e aos encarregados de educação de alunos com NEE, sobre a importância da Educação Física na inclusão de alunos com NEE na escola. Este trabalho vem responder a questões importantes que a inclusão de alunos com NEE trouxe para a escola ao nível das aulas de Educação Física, bem como, à participação dos encarregados de educação nas escolas e seu interesse no trabalho realizado pelos alunos com NEE na disciplina de Educação Física.
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