Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1615 |
Resumo: | O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e apresenta não só uma descrição e reflexão do trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos cinco anos letivos bem como, uma investigação sobre a perceção dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, professores de Educação Física e Encarregados de Educação sobre a Inclusão na escola. Este trabalho encontra-se organizado em duas grandes partes, a saber: A primeira parte corresponde a uma contextualização acerca do conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE), das fases de integração e inclusão dos alunos com NEE nas escolas e como a Educação Especial e a Educação Física poderão ser partes essenciais no percurso escolar de alunos com NEE. Contextualizam-se as Escolas, o Grupo de Educação Especial e os Instrumentos para o Processo de Avaliação e Intervenção nas NEE. Fazemos também uma caracterização e análise da atividade profissional desenvolvida. Este ponto será abordado de acordo com o Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro, que regula a Avaliação do Desempenho Docente. A segunda parte do trabalho refere-se a uma investigação aos alunos com NEE, aos docentes de Educação Física e aos encarregados de educação de alunos com NEE, sobre a importância da Educação Física na inclusão de alunos com NEE na escola. Este trabalho vem responder a questões importantes que a inclusão de alunos com NEE trouxe para a escola ao nível das aulas de Educação Física, bem como, à participação dos encarregados de educação nas escolas e seu interesse no trabalho realizado pelos alunos com NEE na disciplina de Educação Física. |
id |
RCAP_2f67459a6f01bf8b579bd4809cb081ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1615 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusãoEducação físicaInclusãoNecessidades educativas especiaisDesenvolvimento profissionalEducação especialPhysical educationInclusionSpecial educative needsProfessional developmentSpecial educationEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e apresenta não só uma descrição e reflexão do trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos cinco anos letivos bem como, uma investigação sobre a perceção dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, professores de Educação Física e Encarregados de Educação sobre a Inclusão na escola. Este trabalho encontra-se organizado em duas grandes partes, a saber: A primeira parte corresponde a uma contextualização acerca do conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE), das fases de integração e inclusão dos alunos com NEE nas escolas e como a Educação Especial e a Educação Física poderão ser partes essenciais no percurso escolar de alunos com NEE. Contextualizam-se as Escolas, o Grupo de Educação Especial e os Instrumentos para o Processo de Avaliação e Intervenção nas NEE. Fazemos também uma caracterização e análise da atividade profissional desenvolvida. Este ponto será abordado de acordo com o Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro, que regula a Avaliação do Desempenho Docente. A segunda parte do trabalho refere-se a uma investigação aos alunos com NEE, aos docentes de Educação Física e aos encarregados de educação de alunos com NEE, sobre a importância da Educação Física na inclusão de alunos com NEE na escola. Este trabalho vem responder a questões importantes que a inclusão de alunos com NEE trouxe para a escola ao nível das aulas de Educação Física, bem como, à participação dos encarregados de educação nas escolas e seu interesse no trabalho realizado pelos alunos com NEE na disciplina de Educação Física.This Report has been designed in the scope of the Master’s degree on the Teaching of Physical Education to Elementary and High Education and it presents, along with a description and reflection on the work carried out over the last five school years, a research on the perception Special Educative Needs students, teachers of Physical Education and guardians have of inclusion in school. This work is organised into two large parts, namely: The first part corresponds to a contextualisation of the concept of Special Educative Needs (SEN), the stages of Integration and Inclusion of students with SEN in schools and of the way in which Special Education and Physical Education may be essential parts of the school route of students with SEN. One contextualizes the Schools, the Group of Special Education and the Tools for the Process of Assessing and Intervening on SEN. The developed professional activity is also characterised and analysed. This item is approached according to the Regulating Decree nr. 26/2012 of February 21st, which regulates the Assessment of Teachers’ Performance. The second part refers to a research on students with SEN, teachers of Physical Education and on the guardians of students with SEN, about the importance of Physical Education in the inclusion of students with Special Educative Needs at school. This work is so answer important questions that the inclusion of students with SEN brought to school the level of Physical Education classes, as well as the participation of parents in schools and their interest in the work that their students perform on discipline Physical Education.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaOliveira, Rui Pedro Dias de2017-09-30T00:30:08Z2016-07-26T00:00:00Z2016-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1615201679426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:19Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:19.932341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão |
title |
Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão |
spellingShingle |
Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão Oliveira, Rui Pedro Dias de Educação física Inclusão Necessidades educativas especiais Desenvolvimento profissional Educação especial Physical education Inclusion Special educative needs Professional development Special education Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão |
title_full |
Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão |
title_fullStr |
Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão |
title_full_unstemmed |
Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão |
title_sort |
Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida no âmbito da educação especial: contributos da educação física para a inclusão |
author |
Oliveira, Rui Pedro Dias de |
author_facet |
Oliveira, Rui Pedro Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Élvio Rúbio Quintal DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rui Pedro Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Inclusão Necessidades educativas especiais Desenvolvimento profissional Educação especial Physical education Inclusion Special educative needs Professional development Special education Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Inclusão Necessidades educativas especiais Desenvolvimento profissional Educação especial Physical education Inclusion Special educative needs Professional development Special education Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e apresenta não só uma descrição e reflexão do trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos cinco anos letivos bem como, uma investigação sobre a perceção dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, professores de Educação Física e Encarregados de Educação sobre a Inclusão na escola. Este trabalho encontra-se organizado em duas grandes partes, a saber: A primeira parte corresponde a uma contextualização acerca do conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE), das fases de integração e inclusão dos alunos com NEE nas escolas e como a Educação Especial e a Educação Física poderão ser partes essenciais no percurso escolar de alunos com NEE. Contextualizam-se as Escolas, o Grupo de Educação Especial e os Instrumentos para o Processo de Avaliação e Intervenção nas NEE. Fazemos também uma caracterização e análise da atividade profissional desenvolvida. Este ponto será abordado de acordo com o Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro, que regula a Avaliação do Desempenho Docente. A segunda parte do trabalho refere-se a uma investigação aos alunos com NEE, aos docentes de Educação Física e aos encarregados de educação de alunos com NEE, sobre a importância da Educação Física na inclusão de alunos com NEE na escola. Este trabalho vem responder a questões importantes que a inclusão de alunos com NEE trouxe para a escola ao nível das aulas de Educação Física, bem como, à participação dos encarregados de educação nas escolas e seu interesse no trabalho realizado pelos alunos com NEE na disciplina de Educação Física. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-26T00:00:00Z 2016-07-26T00:00:00Z 2017-09-30T00:30:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1615 201679426 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1615 |
identifier_str_mv |
201679426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129912947245056 |