Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Odete Emygdio da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1760
Resumo: O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão, marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais à sua implementação.
id RCAP_fcf46cfc246986874edd5f226fb60fde
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da exclusão à Inclusão : concepções e práticasEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSO caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão, marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais à sua implementação.The way from exclusion to inclusion of children and youngsters with special education needs is related to the economic, social and cultural traits of each epoch, which are determinant as to how one puts difference in perspective. Exclusion, segregation, integration and, nowadays, inclusion have their paths made up according to underlying concepts and practices – which, in the case of inclusion, in the sense of inclusive education, point out to teachers’ training in service as one of its main implementation tools.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-12T20:38:50Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1760por1646-401XSilva, Maria Odete Emygdio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:58Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:28.029091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas
title Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas
spellingShingle Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas
Silva, Maria Odete Emygdio da
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
title_short Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas
title_full Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas
title_fullStr Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas
title_full_unstemmed Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas
title_sort Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas
author Silva, Maria Odete Emygdio da
author_facet Silva, Maria Odete Emygdio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Odete Emygdio da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
description O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão, marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais à sua implementação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2012-03-12T20:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1760
url http://hdl.handle.net/10437/1760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136309774647296