Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1760 |
Resumo: | O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão, marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais à sua implementação. |
id |
RCAP_fcf46cfc246986874edd5f226fb60fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da exclusão à Inclusão : concepções e práticasEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSO caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão, marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais à sua implementação.The way from exclusion to inclusion of children and youngsters with special education needs is related to the economic, social and cultural traits of each epoch, which are determinant as to how one puts difference in perspective. Exclusion, segregation, integration and, nowadays, inclusion have their paths made up according to underlying concepts and practices – which, in the case of inclusion, in the sense of inclusive education, point out to teachers’ training in service as one of its main implementation tools.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-12T20:38:50Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1760por1646-401XSilva, Maria Odete Emygdio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:58Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:28.029091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas |
title |
Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas |
spellingShingle |
Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas Silva, Maria Odete Emygdio da EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS |
title_short |
Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas |
title_full |
Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas |
title_fullStr |
Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas |
title_full_unstemmed |
Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas |
title_sort |
Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas |
author |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
author_facet |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS |
description |
O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão, marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais à sua implementação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2012-03-12T20:38:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1760 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136309774647296 |