Crowd Sensing para campanhas de solidariedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, David João Almeida dos Santos e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12875
Resumo: Este projeto industrial teve duas vertentes distintas, uma referente a um estudo tecnológico acerca da aplicabilidade de tecnologias de alto desempenho e alta disponibilidade em Web Services e outra direcionada a uma aplicação prática destas tecnologias para ajudas humanitárias. Na fase de estudo tecnológico, foram analisadas várias frameworks para construção de Web Services, diferentes tipos de base de dados e diferentes tipos de bibliotecas para auxiliar na obtenção de códigos de produtos (EAN), análise esta que inclui um estudo de desempenho, disponibilidade e confiança, bem como apreciações sobre cada uma. A prioridade foi sempre recorrer a tecnologias open-source por forma a evitar problemas de licenciamento, permitindo que estes resultados possam ser aproveitados por alguém interessado, minimizando custos e transmitindo mais transparência. A fase de aplicação prática tinha como visão a criação de uma plataforma facilmente adaptável, que incorpore o conceito de Mobile Crowd Sensing com vista a facilitar e centralizar o processo de inventariação, em tempo real e de fácil consulta, por forma a incentivar as pessoas a contribuir de forma equilibrada com o que é realmente mais prioritário. Isto deu lugar a uma aplicação cliente-servidor com um conjunto de funcionalidades mais afinadas aos objetivos da instituição Cáritas Diocesana de Coimbra, que decidiu acolher este projeto. Para conseguir este fim, estas aplicações recorrem a tecnologias recentes, tais como Android, Web Services e bases de dados não relacionais. Este projeto foi desenvolvido segundo uma metodologia ágil: na definição de requisitos, na arquitetura, no desenvolvimento e testes, sempre apresentando os resultados à medida que eram obtidos como forma de receber feedback e permitindo encaminhar o projeto na direção pretendida. A nível de experiência adquirida, este projeto permitiu conhecer o estado atual da tecnologia, dos seus prós e contras, uma mais-valia para decisões em aplicações futuras. Além disso, aumentou igualmente o leque de ideias para inovação na própria Cáritas, abrindo portas a novas aplicações integradas e de implementação de projetos de outras áreas.
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