Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicola, Rosane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amante, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11914
Resumo: O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.
id RCAP_2f7fcf8cc40e74f5792089e307e069e0
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superiorInstrumentos de avaliaçãoAvaliação de competênciasCritérios de avaliaçãoRubricasEnsino superiorMeasuring instrumentSkills evaluationEvaluation criteriaHigher educationO artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.The present article aims to describe intervention, using rubrics, in the evaluation of student performance, production and procedures related to a given competency. It is based on the edumetric approach, recognizably more fair for the evaluation of competencies, due to its training function. Aspects of this new culture of evaluation are revealed, as well as evaluation criteria, qualitative levels and a grading strategy using rubrics. A case study of the construction of a rubric by a professor in higher education, and its reformulation under the guidance of one of the present authors, is presented. It is based on the consistency dimension of a pedagogical evaluation design model in a digital context. It reflects on the need for technical support for the teacher, in order to construct rubrics under the proposed model.Fundação Carlos ChagasRepositório AbertoNicola, RosaneAmante, Lúcia2022-05-02T09:11:35Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11914porNicola, R. M S.; Amante, L. (2021) Rubricas: Avaliação de Desempenho Orientada às Competências na Educação Superior, in Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, Núm. 32 (1-20) https://doi.org/10.18222/eae.v32.75820103-6831https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:07.928230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
title Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
spellingShingle Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
Nicola, Rosane
Instrumentos de avaliação
Avaliação de competências
Critérios de avaliação
Rubricas
Ensino superior
Measuring instrument
Skills evaluation
Evaluation criteria
Higher education
title_short Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
title_full Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
title_fullStr Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
title_full_unstemmed Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
title_sort Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
author Nicola, Rosane
author_facet Nicola, Rosane
Amante, Lúcia
author_role author
author2 Amante, Lúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicola, Rosane
Amante, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentos de avaliação
Avaliação de competências
Critérios de avaliação
Rubricas
Ensino superior
Measuring instrument
Skills evaluation
Evaluation criteria
Higher education
topic Instrumentos de avaliação
Avaliação de competências
Critérios de avaliação
Rubricas
Ensino superior
Measuring instrument
Skills evaluation
Evaluation criteria
Higher education
description O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-05-02T09:11:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11914
url http://hdl.handle.net/10400.2/11914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nicola, R. M S.; Amante, L. (2021) Rubricas: Avaliação de Desempenho Orientada às Competências na Educação Superior, in Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, Núm. 32 (1-20) https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582
0103-6831
https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135100783296512