Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11914 |
Resumo: | O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto. |
id |
RCAP_2f7fcf8cc40e74f5792089e307e069e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11914 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superiorInstrumentos de avaliaçãoAvaliação de competênciasCritérios de avaliaçãoRubricasEnsino superiorMeasuring instrumentSkills evaluationEvaluation criteriaHigher educationO artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto.The present article aims to describe intervention, using rubrics, in the evaluation of student performance, production and procedures related to a given competency. It is based on the edumetric approach, recognizably more fair for the evaluation of competencies, due to its training function. Aspects of this new culture of evaluation are revealed, as well as evaluation criteria, qualitative levels and a grading strategy using rubrics. A case study of the construction of a rubric by a professor in higher education, and its reformulation under the guidance of one of the present authors, is presented. It is based on the consistency dimension of a pedagogical evaluation design model in a digital context. It reflects on the need for technical support for the teacher, in order to construct rubrics under the proposed model.Fundação Carlos ChagasRepositório AbertoNicola, RosaneAmante, Lúcia2022-05-02T09:11:35Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11914porNicola, R. M S.; Amante, L. (2021) Rubricas: Avaliação de Desempenho Orientada às Competências na Educação Superior, in Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, Núm. 32 (1-20) https://doi.org/10.18222/eae.v32.75820103-6831https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:07.928230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior |
title |
Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior |
spellingShingle |
Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior Nicola, Rosane Instrumentos de avaliação Avaliação de competências Critérios de avaliação Rubricas Ensino superior Measuring instrument Skills evaluation Evaluation criteria Higher education |
title_short |
Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior |
title_full |
Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior |
title_fullStr |
Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior |
title_full_unstemmed |
Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior |
title_sort |
Rubricas: avaliação de desempenho orientada às competências na educação superior |
author |
Nicola, Rosane |
author_facet |
Nicola, Rosane Amante, Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Amante, Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicola, Rosane Amante, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrumentos de avaliação Avaliação de competências Critérios de avaliação Rubricas Ensino superior Measuring instrument Skills evaluation Evaluation criteria Higher education |
topic |
Instrumentos de avaliação Avaliação de competências Critérios de avaliação Rubricas Ensino superior Measuring instrument Skills evaluation Evaluation criteria Higher education |
description |
O artigo visa a descrever a mediação por rubricas na avaliação de desempenho, produção e procedimentos dos estudantes, relacionados a uma dada competência. Fundamenta-se na abordagem edumétrica, reconhecidamente mais justa para a avaliação de competências, por sua função formadora. Expõem-se aspectos dessa nova cultura de avaliação, bem como critérios de avaliação, níveis qualitativos e estratégia de atribuição de nota por meio de rubricas. Apresenta-se um estudo de caso de construção de rubrica por um professor de educação superior e sua reformulação sob orientação de uma das autoras, com base na dimensão consistência de um modelo de design de avaliação pedagógica em contexto digital. Reflete-se sobre a necessidade de apoio técnico ao docente para a construção de rubricas no modelo proposto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-05-02T09:11:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11914 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nicola, R. M S.; Amante, L. (2021) Rubricas: Avaliação de Desempenho Orientada às Competências na Educação Superior, in Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, Núm. 32 (1-20) https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582 0103-6831 https://doi.org/10.18222/eae.v32.7582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135100783296512 |