Rubricas – uma nova forma de avaliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Aparecida Berwanger de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bianchi, Sônia Teresinha Bertoldi, Mengue, Bárbara Vier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/232
Resumo: A avaliação é um ato inerente e constitutivo de toda e qualquer ação humana, pois para qualquer tomada de decisão é necessário avaliar previamente a situação, o contexto e os sujeitos envolvidos. Quando pensamos na avaliação a partir do contexto escolar, lugar por excelência onde ocorre a práxis educativa e o processo de ensino e aprendizagem, o enredo e a prática se apresentam a partir de uma extensão desse viés. A avaliação da aprendizagem escolar é um meio e não um fim e precisa ser posta a serviço de uma metodologia que se posicione a favor de uma educação como mecanismo de transformação social e cultural e como possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional de todos os estudantes. [...]
id IVOTI-1_cef7a511e9c436e409651f14f2aa24f3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/232
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Rubricas – uma nova forma de avaliarAvaliaçãoRubricasItinerários formativos.A avaliação é um ato inerente e constitutivo de toda e qualquer ação humana, pois para qualquer tomada de decisão é necessário avaliar previamente a situação, o contexto e os sujeitos envolvidos. Quando pensamos na avaliação a partir do contexto escolar, lugar por excelência onde ocorre a práxis educativa e o processo de ensino e aprendizagem, o enredo e a prática se apresentam a partir de uma extensão desse viés. A avaliação da aprendizagem escolar é um meio e não um fim e precisa ser posta a serviço de uma metodologia que se posicione a favor de uma educação como mecanismo de transformação social e cultural e como possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional de todos os estudantes. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/23210.55602/rlic.v10i2.232 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 44-472525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/232/328Copyright (c) 2022 Maria Aparecida Berwanger de Andrade, Sônia Teresinha Bertoldi Bianchihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Maria Aparecida Berwanger deBianchi, Sônia Teresinha BertoldiMengue, Bárbara Vier2023-04-05T12:27:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/232Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T12:27:06Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Rubricas – uma nova forma de avaliar
title Rubricas – uma nova forma de avaliar
spellingShingle Rubricas – uma nova forma de avaliar
Andrade, Maria Aparecida Berwanger de
Avaliação
Rubricas
Itinerários formativos.
title_short Rubricas – uma nova forma de avaliar
title_full Rubricas – uma nova forma de avaliar
title_fullStr Rubricas – uma nova forma de avaliar
title_full_unstemmed Rubricas – uma nova forma de avaliar
title_sort Rubricas – uma nova forma de avaliar
author Andrade, Maria Aparecida Berwanger de
author_facet Andrade, Maria Aparecida Berwanger de
Bianchi, Sônia Teresinha Bertoldi
Mengue, Bárbara Vier
author_role author
author2 Bianchi, Sônia Teresinha Bertoldi
Mengue, Bárbara Vier
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Maria Aparecida Berwanger de
Bianchi, Sônia Teresinha Bertoldi
Mengue, Bárbara Vier
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Rubricas
Itinerários formativos.
topic Avaliação
Rubricas
Itinerários formativos.
description A avaliação é um ato inerente e constitutivo de toda e qualquer ação humana, pois para qualquer tomada de decisão é necessário avaliar previamente a situação, o contexto e os sujeitos envolvidos. Quando pensamos na avaliação a partir do contexto escolar, lugar por excelência onde ocorre a práxis educativa e o processo de ensino e aprendizagem, o enredo e a prática se apresentam a partir de uma extensão desse viés. A avaliação da aprendizagem escolar é um meio e não um fim e precisa ser posta a serviço de uma metodologia que se posicione a favor de uma educação como mecanismo de transformação social e cultural e como possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional de todos os estudantes. [...]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/232
10.55602/rlic.v10i2.232
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/232
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i2.232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/232/328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Aparecida Berwanger de Andrade, Sônia Teresinha Bertoldi Bianchi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Aparecida Berwanger de Andrade, Sônia Teresinha Bertoldi Bianchi
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 44-47
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359559827456