Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picamilho, Sónia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Saragoça, José, Teixeira, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.21422
Resumo: O desporto de alto rendimento é hoje reconhecido na Europa como um importante fator de desenvolvimento desportivo dos vários Estados-membros, mas as suas exigências são um problema, para os estudantes-atletas, que procuram compatibilizar os estudos com a prática desportiva de alto rendimento numa carreira dual. Esta revisão sistemática da literatura procura, identificar barreiras e facilitadores à carreira dual relatados em investigações pertinentes, realizadas na Europa nos últimos anos (2015–2020), selecionadas a partir da combinação das palavras-chave “dual career”, “student-athlete”, “elite-athlete” e “school”. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, Science Direct, Medline, Sportdiscus e PsycArticles entre os dias 1 e 21 de junho de 2020. Os resultados permitem identificar, barreiras (o ensino universitário, a adaptação cultural associada à transição cultural, o uso de substâncias, o stress, o burnout desportivo e a gestão do horário) e facilitadores (motivações) que se refletem no sistema escolar, no sistema desportivo, em ambos ou no abandono de uma das carreiras. Os estudos revelam, ainda, uma necessidade de maiores investimentos na compreensão do fenómeno complexo da carreira dual, através de estudos internacionais, com amostras representativas e métodos mistos de investigação, de forma a colmatar dificuldades e encontrar soluções junto de todos os que têm responsabilidade no sucesso da carreira dupla. Palavras-chave: barreiras; facilitadores; estudante-atleta; alto rendimento; escola.
id RCAP_2f8fdfe94aae838e8f819cc7a4c236a3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literaturaCarreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literaturaReview ArticleO desporto de alto rendimento é hoje reconhecido na Europa como um importante fator de desenvolvimento desportivo dos vários Estados-membros, mas as suas exigências são um problema, para os estudantes-atletas, que procuram compatibilizar os estudos com a prática desportiva de alto rendimento numa carreira dual. Esta revisão sistemática da literatura procura, identificar barreiras e facilitadores à carreira dual relatados em investigações pertinentes, realizadas na Europa nos últimos anos (2015–2020), selecionadas a partir da combinação das palavras-chave “dual career”, “student-athlete”, “elite-athlete” e “school”. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, Science Direct, Medline, Sportdiscus e PsycArticles entre os dias 1 e 21 de junho de 2020. Os resultados permitem identificar, barreiras (o ensino universitário, a adaptação cultural associada à transição cultural, o uso de substâncias, o stress, o burnout desportivo e a gestão do horário) e facilitadores (motivações) que se refletem no sistema escolar, no sistema desportivo, em ambos ou no abandono de uma das carreiras. Os estudos revelam, ainda, uma necessidade de maiores investimentos na compreensão do fenómeno complexo da carreira dual, através de estudos internacionais, com amostras representativas e métodos mistos de investigação, de forma a colmatar dificuldades e encontrar soluções junto de todos os que têm responsabilidade no sucesso da carreira dupla. Palavras-chave: barreiras; facilitadores; estudante-atleta; alto rendimento; escola.High-performance sport is now recognised in Europe as an important factor in member states’ sports development. Still, its demands are a problem for student-athletes who seek to make their studies compatible with high-performance sports in a dual career. This systematic review of the literature aims to identify barriers and facilitators to the dual-career reported in relevant investigations carried out in Europe in recent years (2015–2020) selected from the keywords: “dual career” AND “student-athlete”, “elite-athlete” AND “school”. The research was carried out in the databases Scopus, Science Direct, Medline, Sportdiscus and PsycArticles between the 1st and the 21st of June 2020. The results allow identifying barriers (university education, cultural adaptation associated with cultural transition, substance use, stress, sports burnout, and time management) and facilitators (motivations) that are reflected in the school system, in the sports system, in both or the abandonment of one of the careers. The studies also reveal a need for greater investments in understanding the complex phenomenon of dual careers, through international studies, with representative samples and mixed methods of investigation, to overcome difficulties and find solutions with all those who have responsibility in the field of double career success. Keywords: barriers; facilitators; student-athlete; elite athlete; school.Edições Sílabas Didáticas2021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.21422por2182-29721646-107XPicamilho, SóniaSaragoça, JoséTeixeira, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:12.714518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
title Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
Picamilho, Sónia
Review Article
title_short Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
title_full Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
title_sort Carreiras duais no alto rendimento desportivo na Europa: uma revisão sistemática da literatura
author Picamilho, Sónia
author_facet Picamilho, Sónia
Saragoça, José
Teixeira, Mário
author_role author
author2 Saragoça, José
Teixeira, Mário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Picamilho, Sónia
Saragoça, José
Teixeira, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Review Article
topic Review Article
description O desporto de alto rendimento é hoje reconhecido na Europa como um importante fator de desenvolvimento desportivo dos vários Estados-membros, mas as suas exigências são um problema, para os estudantes-atletas, que procuram compatibilizar os estudos com a prática desportiva de alto rendimento numa carreira dual. Esta revisão sistemática da literatura procura, identificar barreiras e facilitadores à carreira dual relatados em investigações pertinentes, realizadas na Europa nos últimos anos (2015–2020), selecionadas a partir da combinação das palavras-chave “dual career”, “student-athlete”, “elite-athlete” e “school”. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, Science Direct, Medline, Sportdiscus e PsycArticles entre os dias 1 e 21 de junho de 2020. Os resultados permitem identificar, barreiras (o ensino universitário, a adaptação cultural associada à transição cultural, o uso de substâncias, o stress, o burnout desportivo e a gestão do horário) e facilitadores (motivações) que se refletem no sistema escolar, no sistema desportivo, em ambos ou no abandono de uma das carreiras. Os estudos revelam, ainda, uma necessidade de maiores investimentos na compreensão do fenómeno complexo da carreira dual, através de estudos internacionais, com amostras representativas e métodos mistos de investigação, de forma a colmatar dificuldades e encontrar soluções junto de todos os que têm responsabilidade no sucesso da carreira dupla. Palavras-chave: barreiras; facilitadores; estudante-atleta; alto rendimento; escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.21422
url https://doi.org/10.6063/motricidade.21422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130169351340032