A influência dos media no desporto: uma revisão narrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.29153 |
Resumo: | O desporto, em particular o futebol, e os media desenvolveram ao longo de várias décadas uma relação de convivência complexa, mutuamente vantajosa. Contudo, até à data, os estudos sobre esta relação simbiótica são ainda reduzidos, notando-se uma clara escassez de suporte científico sobretudo no que diz respeito aos efeitos que os media podem provocar nos atletas de futebol profissional. Assim, foi objetivo da presente revisão narrativa contribuir para uma melhor compreensão deste fenómeno. A literatura sobre esta matéria foca-se sobretudo nas audiências, aqui considerada enquanto recetora das mensagens. Todavia, e no essencial, os estudos indicam alguma dificuldade em definir um modelo comunicacional específico ao desporto, nomeadamente sobre a hipotética relação causa/efeito (emissão de mensagem/efeito sobre o recetor). Para além disso, haverá que considerar que esta simbiose media/desporto evolui no tempo num circuito de autoalimentação, potenciado pela tecnologia e pelo contexto social e cultural que envolve o desporto. Embora a literatura consultada sugira a existência de um efeito dos media no futebol profissional, não parecem existir evidências sólidas dessa influência, por exemplo, na prontidão desportiva dos jogadores e/ou das equipas. Na opinião dos autores consultados, a temática exige uma abordagem bio comportamental, no sentido de proporcionar explicações para os eventos comportamentais mas também de carácter psicofisiológico associado ao stress competitivo. Haverá um longo caminho a percorrer na compreensão desta temática, onde a perspetiva dos jogadores e treinadores de futebol profissional se afigurará como um contributo imediato e fundamental para alavancar a investigação nesta área. |
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A influência dos media no desporto: uma revisão narrativaA influência dos media no desporto: uma revisão narrativaReview ArticleO desporto, em particular o futebol, e os media desenvolveram ao longo de várias décadas uma relação de convivência complexa, mutuamente vantajosa. Contudo, até à data, os estudos sobre esta relação simbiótica são ainda reduzidos, notando-se uma clara escassez de suporte científico sobretudo no que diz respeito aos efeitos que os media podem provocar nos atletas de futebol profissional. Assim, foi objetivo da presente revisão narrativa contribuir para uma melhor compreensão deste fenómeno. A literatura sobre esta matéria foca-se sobretudo nas audiências, aqui considerada enquanto recetora das mensagens. Todavia, e no essencial, os estudos indicam alguma dificuldade em definir um modelo comunicacional específico ao desporto, nomeadamente sobre a hipotética relação causa/efeito (emissão de mensagem/efeito sobre o recetor). Para além disso, haverá que considerar que esta simbiose media/desporto evolui no tempo num circuito de autoalimentação, potenciado pela tecnologia e pelo contexto social e cultural que envolve o desporto. Embora a literatura consultada sugira a existência de um efeito dos media no futebol profissional, não parecem existir evidências sólidas dessa influência, por exemplo, na prontidão desportiva dos jogadores e/ou das equipas. Na opinião dos autores consultados, a temática exige uma abordagem bio comportamental, no sentido de proporcionar explicações para os eventos comportamentais mas também de carácter psicofisiológico associado ao stress competitivo. Haverá um longo caminho a percorrer na compreensão desta temática, onde a perspetiva dos jogadores e treinadores de futebol profissional se afigurará como um contributo imediato e fundamental para alavancar a investigação nesta área.Sport, football in particular, and the media have developed a complex, mutually advantageous relationship over several decades. However, to date, studies on this symbiotic relationship are still limited, noting an apparent lack of scientific support, especially concerning the effects that the media can have on professional football players. Thus, this narrative review aimed to contribute to a better understanding of this phenomenon. The literature on this matter focuses mainly on audiences, considered here as recipients of messages. However, essentially, studies indicate some difficulty in defining a specific communication model for sport, namely regarding the hypothetical cause/effect relationship (message/effect on the receiver). Furthermore, it should be considered that this media/sport symbiosis evolves over time in a self-feeding circuit, boosted by technology and the social and cultural context that surrounds sports. Although the consulted literature suggests the existence of an effect of the media in professional football, there does not seem to be solid evidence of this influence, for example, in the sports readiness of players and/or teams. In the opinion of the consulted authors, the subject requires a bio-behavioural approach in the sense of providing explanations for behavioural events but also of a psychophysiological nature associated with competitive stress. There will be a long way to go in understanding this issue, where the perspective of professional football players and coaches will appear as an immediate and fundamental contribution to leverage research in this area.Edições Sílabas Didáticas2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.29153por2182-29721646-107XFazenda, Tatiana BaltazarPimenta, SusanaCosta, Aldo Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:45:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:58.763835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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