Kaput! um protótipo de toda a coreografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16790 |
Resumo: | Relatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na Especialidade em Coreografia |
id |
RCAP_2f916785887352adad7c4476c1d5e4dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16790 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Kaput! um protótipo de toda a coreografiaCorpoMovimentoCoreografiaMatemáticaBodyMovementChoreographyMathematicsRelatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na Especialidade em CoreografiaContextualizado por um Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Escola Superior de Dança), na Especialidade em Coreografia, Kaput! é o resultado de um processo de pesquisa de um entendimento coreográfico propiciador da criação de um solo. A redefinição do conceito de coreografia é feita a partir da conceção sintética do corpo enquanto uma entidade abstrata, cujas deslocações espaciais se tornam unidades para a composição coreográfica, resultante de processos combinatórios provenientes da matemática. Daqui, surge uma proposta que pretende conter a ideia de ‘toda a coreografia’, e, em consequência, um protótipo da suamaterialização. Deste modo, é criado o termo ‘objeto coreográfico’, para caracterizar Kaput! como objeto artístico, e é proposto o formato de conferência-performance, para o apresentar a um público. Estimulado, inicialmente, por uma elaboração temática construída em resposta à narrativa da peça de teatro musical Little Shop of Horrors, o processo de criação de Kaput! foi-se transformando numa investigação sobre a própria matéria coreográfica, despoletada pela procura de uma compatibilidade entre as intenções de criação e os materiais explorados em estúdio. A postura analítica e a observação lógica que pautaram esse processo investigativo, cada vez mais distanciado do estúdio, permitiram o estabelecimento de condições de criação coreográfica particulares ao projeto, fundamentadas por premissas específicas de definição de corpo, de movimento e de coreografia e potenciadas por um mecanismo de composição coreográfica quase autónomo. Por fim, já de regresso ao estúdio, a fase final de incorporação dos materiais gerados focou-se, sobretudo, na transferência direta desses conceitos para a consciência do corpo e experiência de movimento, bem como nos mecanismos utilizados nesse transporte. As apresentações de Kaput!, dirigidas à partilha, não só do objeto coreográfico, mas também da viagem de criação, integraram um momento de exposição verbal e ilustrativa, um outro de ativação da coreografia e um último de conversa com o público.ABSTRACT - Contextualized within a Master’s in Choreographic Creation and Professional Practice (Superior School of Dance) and by a specialization in Choreography, Kaput! is the result of an investigation focused on a specific choreographic understanding that facilitated the creation of a solo performance. The redefinition of the concept of choreography began with a synthetic conception of the body as an abstract entity, whose spatial displacements are the units for choreographic composition. This composition stems from combinatorial processes rooted in mathematics. As a result, the idea of 'all choreography' arised and consequently a prototype for its materialization was proposed. Thus, the term 'choreographic object' was coined to characterize Kaput! as an artistic object, which was presented in a lecture-performance format. Initially Kaput! was inspired by a thematic elaboration developed in response to the narrative of the musical theater piece Little Shop of Horrors. The creative process eventually evolved into a research on the choreographic material itself. This shift was triggered by the search for a balance between the creative intentions and the studio practice. The analytical and logical approach that guided this research away from the studio allowed the creation of specific choreographic conditions for the project. These were founded on particular premises concerning the definition of body, movement and choreography – all of them enhanced by an almost autonomous choreographic composition mechanism. Once back in the studio, the embodiment of the generated materials took place. In this final phase, the aim was the direct transfer of these concepts into the body awareness and movement experience, as well as the mechanisms used for this transposition. The final Kaput! presentations shared not only the choreographic object but also the creative journey. They included moments of verbal and illustrative exposition, activation of the choreography and conversation with the audience.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaNeto, ÂngeloRCIPLFranco, Joana2024-01-05T15:38:08Z2023-11-302023-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16790TID:203452496porFranco, J. (2023). Kaput! um protótipo de toda a coreografia [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa].Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:14.183286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Kaput! um protótipo de toda a coreografia |
title |
Kaput! um protótipo de toda a coreografia |
spellingShingle |
Kaput! um protótipo de toda a coreografia Franco, Joana Corpo Movimento Coreografia Matemática Body Movement Choreography Mathematics |
title_short |
Kaput! um protótipo de toda a coreografia |
title_full |
Kaput! um protótipo de toda a coreografia |
title_fullStr |
Kaput! um protótipo de toda a coreografia |
title_full_unstemmed |
Kaput! um protótipo de toda a coreografia |
title_sort |
Kaput! um protótipo de toda a coreografia |
author |
Franco, Joana |
author_facet |
Franco, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, Ângelo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Movimento Coreografia Matemática Body Movement Choreography Mathematics |
topic |
Corpo Movimento Coreografia Matemática Body Movement Choreography Mathematics |
description |
Relatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na Especialidade em Coreografia |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30 2023-11-30T00:00:00Z 2024-01-05T15:38:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16790 TID:203452496 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16790 |
identifier_str_mv |
TID:203452496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Franco, J. (2023). Kaput! um protótipo de toda a coreografia [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa].Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136794670792704 |