Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Juliana Martins Rodrigues de, 1976
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290
Resumo: Orientador: Cássia Navas Alves de Castro
id UNICAMP-30_6c78c46dae0e911e32437057284d43b3
oai_identifier_str oai::794511
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficosTexts for prose, dance and verse : traces of choreografic discoursesLaban, Rudolf von, 1879-1958DançaCoreografiaDramaturgia do corpoCorpo - ComposiçãoInconscienteDanceChoreographyDramatic arts for bodyBody compositionUnconsciousOrientador: Cássia Navas Alves de CastroAcompanhado de 4 DVDs de espetáculo: Querida Sra. M., (2000); 3 tempos num quarto sem lembrança (2009); Um corpo do qual se desconfia (2007); (depois de) Antes da Queda (2010)Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente tese dedica-se a uma reflexão sobre conceitos que foram se tornando fundamentais em meus processos de criação coreográfica. Ao invés de formalizar uma estética da memória fixa, o processo de escrita se permitiu ser um devir, reunindo experiências do passado, do presente, e expectativas futuras. Trançando as palavras, construiu-se uma coreografia em parte rígida e em parte livre - como personagens que habitam o mesmo palco. O texto divide-se entre vozes acadêmicas e pessoais, sendo a frente das páginas um espaço mais rígido e o verso mais livre. Essa organização precária acabou se sedimentando durante o processo de escrita, que seguiu caminhos similares aos que empreendo ao criar minhas peças: em parte conscientemente, em parte inconscientemente. Dedico o capítulo 1 a uma análise profunda sobre como a ideia de harmonia perpassa a obra de Laban - tema que me é fundamental, posto que a análise de Laban tornou-se, nos últimos dez anos, ferramenta imprescindível para meu trabalho de criação de movimentos. O capítulo 2 propõe uma análise da organização espaço-temporal da cena a partir das metáforas analisadas por Mark Johnson sobre a relação entre criança e objeto, sendo elas: criança-estável/ objeto-que-passa e objeto-estável/criança-que-passa; nesse capítulo debruço-me também sobre as ideias de André Lepecki a respeito do que ele considera ser a ontologia política da dança na modernidade, criticando-as em suas bases. No capítulo 3, empreendo uma descrição da maneira como venho desenvolvendo as dramaturgias de meus trabalhos, que atualmente denomino de dramaturgia do in/consciente: empresto as ideias de Freud e alguns desenvolvimentos de Deleuze a respeito da repetição, mais especificamente sobre como ela opera nas trocas simbólicas pelas quais o inconsciente se manifesta, para pensar estratégias de construção de significado em dança; descrevo ainda conceitos que desenvolvi nos últimos anos, de textura/frequência e assemblage, para deslindar elementos que foram se tornando pilares em minha poéticaAbstract: The present thesis is dedicated to a reflection about concepts that have become fundamental in my processes of choreographic creation. Instead of rendering to an aesthetic of fixed memory, the writing process was allowed to be, itself, a process of becoming, getting together past and present experiences as well as future expectations. Weaving the words, a choreography partly rigid and partly free was constructed - as characters who inhabit the same stage. The text is divided into academic and personal voices, being the front of the pages a more rigid space and the verse freer. This precarious organization was sedimented during the writing process, which followed similar paths to the ones I under take when creating my pieces: negotiating unconscious and conscious images. I dedicate chapter 1 to a deep analysis of how the idea of harmony runs through the work of Laban - an issue that was fundamental for me to understand since the analysis of Laban became, in the last ten years, an important tool for my work in the creation of movements. Chapter 2 proposes an analysis of the space-time organization of the scene from the perspective of the metaphors analyzed by Mark Johnson on the relation between baby and object, those being: baby-steady/object-that passes and object-steady/baby-that-passes; in this chapter I also dedicate myself to thinking about the ideas of Andres Lepecki regarding what he considers to be the political ontology of dance in modernity, criticizing his ideas in their bases. In chapter 3 I under take a description of the way I have come to develop the dramaturgies of my works, which I currently call dramaturgy of un/conscious: I borrow ideas from Freud and some developments of Deleuze regarding the repetition, more specifically on how it operates in the symbolic exchanges through which the unconscious manifests, to think about strategies for creating meaning in dance; I also describe concepts that I developed in recent years, of texture/frequency and assemblage, in order to elucidate elements that have become returning pillars in my poetical workDoutoradoArtes CênicasDoutor em Artes[s.n.]Castro, Cássia Navas Alves de, 1959-Quilici, Cassiano SydowRodrigues, GrazielaPinto, Simone Mattos de AlcantaraFuser, FaustoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Juliana Martins Rodrigues de, 19762011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4219 p. : il. + 4 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290MORAES, Juliana Martins Rodrigues de. Texto para prosa, dança e verso: traços de discursos coreógraficos. 2011. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T16:20:16Zoai::794511Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-19T16:20:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos
Texts for prose, dance and verse : traces of choreografic discourses
title Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos
spellingShingle Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos
Moraes, Juliana Martins Rodrigues de, 1976
Laban, Rudolf von, 1879-1958
Dança
Coreografia
Dramaturgia do corpo
Corpo - Composição
Inconsciente
Dance
Choreography
Dramatic arts for body
Body composition
Unconscious
title_short Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos
title_full Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos
title_fullStr Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos
title_full_unstemmed Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos
title_sort Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos
author Moraes, Juliana Martins Rodrigues de, 1976
author_facet Moraes, Juliana Martins Rodrigues de, 1976
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Cássia Navas Alves de, 1959-
Quilici, Cassiano Sydow
Rodrigues, Graziela
Pinto, Simone Mattos de Alcantara
Fuser, Fausto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Juliana Martins Rodrigues de, 1976
dc.subject.por.fl_str_mv Laban, Rudolf von, 1879-1958
Dança
Coreografia
Dramaturgia do corpo
Corpo - Composição
Inconsciente
Dance
Choreography
Dramatic arts for body
Body composition
Unconscious
topic Laban, Rudolf von, 1879-1958
Dança
Coreografia
Dramaturgia do corpo
Corpo - Composição
Inconsciente
Dance
Choreography
Dramatic arts for body
Body composition
Unconscious
description Orientador: Cássia Navas Alves de Castro
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290
MORAES, Juliana Martins Rodrigues de. Texto para prosa, dança e verso: traços de discursos coreógraficos. 2011. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290
identifier_str_mv MORAES, Juliana Martins Rodrigues de. Texto para prosa, dança e verso: traços de discursos coreógraficos. 2011. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed mp4
219 p. : il. + 4 DVD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189053155770368