Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290 |
Resumo: | Orientador: Cássia Navas Alves de Castro |
id |
UNICAMP-30_6c78c46dae0e911e32437057284d43b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::794511 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficosTexts for prose, dance and verse : traces of choreografic discoursesLaban, Rudolf von, 1879-1958DançaCoreografiaDramaturgia do corpoCorpo - ComposiçãoInconscienteDanceChoreographyDramatic arts for bodyBody compositionUnconsciousOrientador: Cássia Navas Alves de CastroAcompanhado de 4 DVDs de espetáculo: Querida Sra. M., (2000); 3 tempos num quarto sem lembrança (2009); Um corpo do qual se desconfia (2007); (depois de) Antes da Queda (2010)Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente tese dedica-se a uma reflexão sobre conceitos que foram se tornando fundamentais em meus processos de criação coreográfica. Ao invés de formalizar uma estética da memória fixa, o processo de escrita se permitiu ser um devir, reunindo experiências do passado, do presente, e expectativas futuras. Trançando as palavras, construiu-se uma coreografia em parte rígida e em parte livre - como personagens que habitam o mesmo palco. O texto divide-se entre vozes acadêmicas e pessoais, sendo a frente das páginas um espaço mais rígido e o verso mais livre. Essa organização precária acabou se sedimentando durante o processo de escrita, que seguiu caminhos similares aos que empreendo ao criar minhas peças: em parte conscientemente, em parte inconscientemente. Dedico o capítulo 1 a uma análise profunda sobre como a ideia de harmonia perpassa a obra de Laban - tema que me é fundamental, posto que a análise de Laban tornou-se, nos últimos dez anos, ferramenta imprescindível para meu trabalho de criação de movimentos. O capítulo 2 propõe uma análise da organização espaço-temporal da cena a partir das metáforas analisadas por Mark Johnson sobre a relação entre criança e objeto, sendo elas: criança-estável/ objeto-que-passa e objeto-estável/criança-que-passa; nesse capítulo debruço-me também sobre as ideias de André Lepecki a respeito do que ele considera ser a ontologia política da dança na modernidade, criticando-as em suas bases. No capítulo 3, empreendo uma descrição da maneira como venho desenvolvendo as dramaturgias de meus trabalhos, que atualmente denomino de dramaturgia do in/consciente: empresto as ideias de Freud e alguns desenvolvimentos de Deleuze a respeito da repetição, mais especificamente sobre como ela opera nas trocas simbólicas pelas quais o inconsciente se manifesta, para pensar estratégias de construção de significado em dança; descrevo ainda conceitos que desenvolvi nos últimos anos, de textura/frequência e assemblage, para deslindar elementos que foram se tornando pilares em minha poéticaAbstract: The present thesis is dedicated to a reflection about concepts that have become fundamental in my processes of choreographic creation. Instead of rendering to an aesthetic of fixed memory, the writing process was allowed to be, itself, a process of becoming, getting together past and present experiences as well as future expectations. Weaving the words, a choreography partly rigid and partly free was constructed - as characters who inhabit the same stage. The text is divided into academic and personal voices, being the front of the pages a more rigid space and the verse freer. This precarious organization was sedimented during the writing process, which followed similar paths to the ones I under take when creating my pieces: negotiating unconscious and conscious images. I dedicate chapter 1 to a deep analysis of how the idea of harmony runs through the work of Laban - an issue that was fundamental for me to understand since the analysis of Laban became, in the last ten years, an important tool for my work in the creation of movements. Chapter 2 proposes an analysis of the space-time organization of the scene from the perspective of the metaphors analyzed by Mark Johnson on the relation between baby and object, those being: baby-steady/object-that passes and object-steady/baby-that-passes; in this chapter I also dedicate myself to thinking about the ideas of Andres Lepecki regarding what he considers to be the political ontology of dance in modernity, criticizing his ideas in their bases. In chapter 3 I under take a description of the way I have come to develop the dramaturgies of my works, which I currently call dramaturgy of un/conscious: I borrow ideas from Freud and some developments of Deleuze regarding the repetition, more specifically on how it operates in the symbolic exchanges through which the unconscious manifests, to think about strategies for creating meaning in dance; I also describe concepts that I developed in recent years, of texture/frequency and assemblage, in order to elucidate elements that have become returning pillars in my poetical workDoutoradoArtes CênicasDoutor em Artes[s.n.]Castro, Cássia Navas Alves de, 1959-Quilici, Cassiano SydowRodrigues, GrazielaPinto, Simone Mattos de AlcantaraFuser, FaustoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Juliana Martins Rodrigues de, 19762011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4219 p. : il. + 4 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290MORAES, Juliana Martins Rodrigues de. Texto para prosa, dança e verso: traços de discursos coreógraficos. 2011. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T16:20:16Zoai::794511Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-19T16:20:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos Texts for prose, dance and verse : traces of choreografic discourses |
title |
Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos |
spellingShingle |
Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos Moraes, Juliana Martins Rodrigues de, 1976 Laban, Rudolf von, 1879-1958 Dança Coreografia Dramaturgia do corpo Corpo - Composição Inconsciente Dance Choreography Dramatic arts for body Body composition Unconscious |
title_short |
Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos |
title_full |
Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos |
title_fullStr |
Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos |
title_full_unstemmed |
Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos |
title_sort |
Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos |
author |
Moraes, Juliana Martins Rodrigues de, 1976 |
author_facet |
Moraes, Juliana Martins Rodrigues de, 1976 |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Cássia Navas Alves de, 1959- Quilici, Cassiano Sydow Rodrigues, Graziela Pinto, Simone Mattos de Alcantara Fuser, Fausto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Juliana Martins Rodrigues de, 1976 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laban, Rudolf von, 1879-1958 Dança Coreografia Dramaturgia do corpo Corpo - Composição Inconsciente Dance Choreography Dramatic arts for body Body composition Unconscious |
topic |
Laban, Rudolf von, 1879-1958 Dança Coreografia Dramaturgia do corpo Corpo - Composição Inconsciente Dance Choreography Dramatic arts for body Body composition Unconscious |
description |
Orientador: Cássia Navas Alves de Castro |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290 MORAES, Juliana Martins Rodrigues de. Texto para prosa, dança e verso: traços de discursos coreógraficos. 2011. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290 |
identifier_str_mv |
MORAES, Juliana Martins Rodrigues de. Texto para prosa, dança e verso: traços de discursos coreógraficos. 2011. 219 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615290. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed mp4 219 p. : il. + 4 DVD. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189053155770368 |