Happy office checklist. Criação de um instrumento de marketing interno para o escritório do futuro centrado na felicidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Sara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33763
Resumo: O marketing interno tem vindo a ganhar o seu lugar nas organizações, sendo implementado como estratégia de diferenciação, com o propósito de atrair, motivar e reter colaboradores, satisfazendo as suas necessidades e envolvendo-os mais com a empresa, a fim de melhorar a qualidade e produtividade do seu trabalho, e, desse modo, desenvolver melhores produtos e serviços para o cliente externo. O bem-estar e felicidade dos colaboradores e o sucesso organizacional estão interligados. Como tal, o espaço de trabalho deve suportar estes elementos, principalmente devido ao facto de os colaboradores passarem mais de metade do seu tempo nele, influenciando o nível de desempenho do seu trabalho e, consequentemente, o das organizações. Assim, este estudo pretende prever como serão os escritórios do futuro com foco na felicidade organizacional e, ainda, desenvolver orientações para que os gestores de marketing interno, os empregadores e as organizações portuguesas possam utilizar como recurso ao implementar este tipo de iniciativas nos seus escritórios. De forma a dar resposta ao objetivo da investigação, foi realizada uma revisão sistemática da literatura centrada nos elementos que proporcionam bem-estar aos colaboradores e, posteriormente, foi adotado o método de Delphi (Future Research Methods), no qual são desenvolvidos dois questionários dirigidos a especialistas das diversas áreas científicas envolvidas, como a ergonomia, a arquitetura e o marketing. Emergiram resultados que revelam que o teletrabalho passará a ser uma tendência, embora os escritórios não deixem de ter a sua importância para as organizações. Neste sentido, surge o Gestor de Marketing Interno como o profissional que, além de potenciar o marketing para o cliente externo, consegue ainda olhar para dentro da organização, cosendo a multidisciplinaridade e implementando nas organizações o bem-estar do cliente interno, não só fechado no psicológico, mas, também, no escritório físico através da promoção de um Happy Office.
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