A expansão do universo comunicacional: A inteligência artificial como impulsionadora da comunicação digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8048 |
Resumo: | O ser humano está profundamente imerso em tecnologia, especialmente as gerações mais recentes. Com a contínua implementação de inteligência artificial em ambientes digitais, as ferramentas de comunicação estão em constante metamorfose. A tecnologia tem, portanto, um papel massivo nas indústrias contemporâneas e os mais recentes desenvolvimentos permitem agora que comuniquemos verbalmente com dispositivos e interagir através deles. O reconhecimento de voz, pesquisa por voz e os assistentes digitais revolucionam continuamente o quotidiano, reformando as conjunturas sociais e impulsionando experiências pessoais. Porém, a interação humana com sistemas de pesquisa por voz (Siri, Alexa, Cortana, Assistente Google) e chatbots tem ainda pouca investigação em Portugal. O presente estudo contempla as aplicações e possibilidades da inteligência artificial na comunicação digital como estratégia do marketing digital. O mundo empresa-consumidor e os seus processos de comunicação são o foco da investigação já que se vê ser uma área em que as aplicações de IA se fazem sentir. Desde mascotes digitais e chatbots a e-mail marketing, a comunicação digital inteligente está percetível no quotidiano, sendo alvo de análise deste estudo o prisma do consumidor sito em Portugal. O chatbot revolucionou o modo como as empresas e consumidores interagem e se relacionam. Assim, com esta pesquisa pretende-se conhecer a relevância dos meios de comunicação digitais com IA, em Portugal, em contexto marca-consumidor. Para melhor compreender a presença da IA, foi efetuada uma análise da presença de chatbots e pesquisa de voz em empresas localizadas em Portugal (Leroy Merlin, CP-Comboios de Portugal, Allianz Seguros, Segurança Social e Nespresso), tendo sido aplicado também um inquérito por questionário à população para maior aprofundamento da temática. Concluiu-se, com a presente investigação, que em Portugal, a Inteligência Artificial está ainda pouco desenvolvida e com pouca presença no âmbito empresarial, bem como tem um baixo grau de utilização e importância na vida quotidiana. |
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A expansão do universo comunicacional: A inteligência artificial como impulsionadora da comunicação digitalComunicação DigitalInteligência ArtificialMarketing DigitalAssistente de VozChatbotDigital CommunicationArtificial IntelligenceDigital MarketingVoice AssistantChatbotO ser humano está profundamente imerso em tecnologia, especialmente as gerações mais recentes. Com a contínua implementação de inteligência artificial em ambientes digitais, as ferramentas de comunicação estão em constante metamorfose. A tecnologia tem, portanto, um papel massivo nas indústrias contemporâneas e os mais recentes desenvolvimentos permitem agora que comuniquemos verbalmente com dispositivos e interagir através deles. O reconhecimento de voz, pesquisa por voz e os assistentes digitais revolucionam continuamente o quotidiano, reformando as conjunturas sociais e impulsionando experiências pessoais. Porém, a interação humana com sistemas de pesquisa por voz (Siri, Alexa, Cortana, Assistente Google) e chatbots tem ainda pouca investigação em Portugal. O presente estudo contempla as aplicações e possibilidades da inteligência artificial na comunicação digital como estratégia do marketing digital. O mundo empresa-consumidor e os seus processos de comunicação são o foco da investigação já que se vê ser uma área em que as aplicações de IA se fazem sentir. Desde mascotes digitais e chatbots a e-mail marketing, a comunicação digital inteligente está percetível no quotidiano, sendo alvo de análise deste estudo o prisma do consumidor sito em Portugal. O chatbot revolucionou o modo como as empresas e consumidores interagem e se relacionam. Assim, com esta pesquisa pretende-se conhecer a relevância dos meios de comunicação digitais com IA, em Portugal, em contexto marca-consumidor. Para melhor compreender a presença da IA, foi efetuada uma análise da presença de chatbots e pesquisa de voz em empresas localizadas em Portugal (Leroy Merlin, CP-Comboios de Portugal, Allianz Seguros, Segurança Social e Nespresso), tendo sido aplicado também um inquérito por questionário à população para maior aprofundamento da temática. Concluiu-se, com a presente investigação, que em Portugal, a Inteligência Artificial está ainda pouco desenvolvida e com pouca presença no âmbito empresarial, bem como tem um baixo grau de utilização e importância na vida quotidiana.Humans are deeply immersed in technology, especially the younger generations. With the continuous implementation of artificial intelligence in digital environments, communication tools are in constant metamorphosis. Technology, therefore, plays a massive role in contemporary industries and the latest developments now allow us to communicate verbally with devices and interact through them. Voice recognition, voice search and digital assistants continually revolutionize everyday life, reshaping social environments and boosting personal experiences. However, human interaction with voice search systems (Siri, Alexa, Cortana, Google Assistant) and chatbots has little research in Portugal. The present study contemplates the applications and possibilities of artificial intelligence in digital communication as a digital marketing strategy. The businessconsumer world and its communication processes are the focus of the investigation as it is seen to be an area where AI applications make themselves felt. From digital mascots and chatbots to email marketing, intelligent digital communication is perceptible in everyday life and the focus of this study is the consumer's perspective in Portugal. The chatbot revolutionized the way companies and consumers interact and relate. Thus, with this study it is intended to learn the relevance of digital media with AI in Portugal, in a business-consumer context. To better understand the presence of AI, an analysis of the presence of chatbots in companies located in Portugal has been made (Leroy Merlin, CP-Comboios de Portugal, Allianz, Segurança Social and Nespresso), also having a questionnaire survey been applied to the population to further deepen the theme. It was concluded with this study that, in Portugal, artificial intelligence is not very developed or has current use within the companies and additionally has a low level of use and a small importance in the daily life of the population.Veiga, PauloMarques, JorgeRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSousa, Susana Alexandra Simões de2023-11-27T11:19:10Z2023-03-312023-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8048TID:203406141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:30:56Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.467584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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