Sistema de Conversação Autónoma para Marketing Multicanal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18314 |
Resumo: | Atualmente, a tendência para utilização de plataformas e-commerce é substâncial, o que implica que haja mudanças consideráveis no comportamento dos consumidores [1]. A identificação do interesse dos utilizadores num determinado produto ou num segmento de produtos é fundamental, bem como a compreensão e análise estatística da procura dos mesmos. Neste contexto surge a E-goi, uma empresa já com alguns anos de experiência no setor de Marketing Digital, que oferece um conjunto de ferramentas diversificadas e úteis para a divulgação/reconhecimento de qualquer negócio quer seja de pequena dimensão - Pequena Média Empresa (PME) - ou de grande dimensão - empresas Corporate. A contínua adesão de novos clientes à E-goi, bem como a manutenção dos que já trabalham com esta plataforma, alavanca uma necessidade enorme de ajuda. Para dar resposta a esta procura, existe um departamento intitulado por Serviço Ao Cliente (SAC) que, embora efetue um bom trabalho (conseguindo dar resposta a uma grande parte das dúvidas dos utilizadores), realiza tarefas muitas vezes repetitivas e rotineiras, que poderão ser executadas eficazmente através de, por exemplo, um sistema de respostas automático. Tendo como objetivo manter este fluxo de conversa “humana” entre o cliente/empresa, foi decidido que uma boa resposta seria a criação de um Sistema de Conversação Autónomo, também conhecido como chatbot, de modo a substituir a “janela de pesquisa” já existente (denominada de Chatgoi). Este, deve ser capaz de, utilizando tecnologia NLP (Natural Language Procesing) identificar as questões dos clientes e responder com artigos de ajuda, que esclareçam as dúvidas dos mesmos. É igualmente importante acoplar todos os mecanismos de ajuda, já disponibilizados pela empresa, num único widget de suporte suficientemente versátil, desenvolvido na última versão de Angular (framework de apresentação da camada de dados) e num novo projeto à parte. Mais do que um chatbot, este widget deve possibilitar a consulta de notificações enviadas pelo sistema, a visualização de tickets criados pelos utilizadores, um conjunto de ferramentas/serviços para prestação ao cliente, o conjunto de todas as páginas/vídeos/cursos para aprender a utilizar a ferramenta E-goi, uma comunidade para sugestão de ideias ou partilhas de tópicos e, caso se aplique, o acesso à informação do gestor da conta. |
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Para dar resposta a esta procura, existe um departamento intitulado por Serviço Ao Cliente (SAC) que, embora efetue um bom trabalho (conseguindo dar resposta a uma grande parte das dúvidas dos utilizadores), realiza tarefas muitas vezes repetitivas e rotineiras, que poderão ser executadas eficazmente através de, por exemplo, um sistema de respostas automático. Tendo como objetivo manter este fluxo de conversa “humana” entre o cliente/empresa, foi decidido que uma boa resposta seria a criação de um Sistema de Conversação Autónomo, também conhecido como chatbot, de modo a substituir a “janela de pesquisa” já existente (denominada de Chatgoi). Este, deve ser capaz de, utilizando tecnologia NLP (Natural Language Procesing) identificar as questões dos clientes e responder com artigos de ajuda, que esclareçam as dúvidas dos mesmos. É igualmente importante acoplar todos os mecanismos de ajuda, já disponibilizados pela empresa, num único widget de suporte suficientemente versátil, desenvolvido na última versão de Angular (framework de apresentação da camada de dados) e num novo projeto à parte. Mais do que um chatbot, este widget deve possibilitar a consulta de notificações enviadas pelo sistema, a visualização de tickets criados pelos utilizadores, um conjunto de ferramentas/serviços para prestação ao cliente, o conjunto de todas as páginas/vídeos/cursos para aprender a utilizar a ferramenta E-goi, uma comunidade para sugestão de ideias ou partilhas de tópicos e, caso se aplique, o acesso à informação do gestor da conta.Currently, the trend towards the use of e-commerce platforms is substantial, which implies considerable changes in consumer behaviors. It is essential to identify the large number of users that purchase a certain product, as well as to understand and analyze the demand for certain products, and this is where E-goi emerged. E-goi, a long-standing organization that operates in the Digital Marketing sector, offers a set of useful and diverse tools to publicize any business, whether small - Small Medium Enterprise (SME) - or large companies - Corporate. The continuous entry of new customers on E-goi, as well as the maintenance of those who already work with this platform, raises a great need for help. To meet this demand, there is a department called SAC that, although doing a phenomenal job managing to answer most of the questions asked, performs often repetitive/routine tasks that could be automated through, for instance, an automatic response system. To maintain this flow of a “human” customer/company conversation, it was assumed that a good answer would be to create an Autonomous Conversation System, also known as a Chatbot. This system should be capable of, using NLP (Natural Language Processing), identifying the questions made by the clients and answer accordingly with suggested articles. It is also important to join all the existant help mechanisms, already available and made by the company, in a centralized Help-Widget developed in the latest version of Angular and in a new distinguished project. More than a Chatbot, this widget allows users to consult their notifications sent by the system, view all the tickets created, a set of tools to help with certain takss, all the pages to learn how to use E-goi, a community for suggesting ideas and, if applicable, access to the account manager information.Tavares, Paula CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPaiva, José Carlos Marques20212024-07-19T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18314TID:202812820porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:59.246879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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